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7°ano - Conteúdo e Atividades 2021

 Recuperação do 1º bimestre -  Professor Edgar

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGXMF5svL7JQdY6aFHKb62Z-H4yvbvw9vLSfUJ9aitPJAV2w/viewform

Avaliação do 1º bimestre -  Professor Edgar

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Entregar até o dia 16 de Março.

Tema: " Arquimedes e suas contribuições para desenvolvimento de maquinas simples. 

Tema: Quem foi Arquimedes,  e quais suas invenções de maquinas simples? "

- minimo 4 paginas

- Conclusão de 10 linhas no mínimo.

- Escrito a mão

- Individual.

-Entregar ate dia 16 de março em mãos ou secretaria da escola.


Bom final de semana crianças.

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Ciências Professor Edgar - Conteúdo 16 e 26 de Fevereiro 2021

                                                                    Copiar no caderno textos desenhos e exercícios

Maquinas Simples:

O que são, tipos, exemplos:

Maquinas Simples: o que são, tipos, exemplos
Máquinas simples são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia.

Como exemplos de máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas, saca-rolha, cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que facilitam a vida diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar as tarefas comuns. 

Todos esses objetos funcionam baseados nos princípios de máquinas simples.

Nesta aula estudaremos os princípios de funcionamento dessas máquinas.

Funcionamento das máquinas simples

A imagem que você vê é uma cena do filme Tempos Modernos, que estreou em 1936, tendo sido interpretado e produzido por Charles Chaplin. O filme satiriza situações do cotidiano dos trabalhadores no início do século XX e questiona a relação homem-máquina. A cena em que Carlitos é engolido pelas engrenagens do maquinário tornou-se um clássico do cinema mundial e nos revela como essa relação pode ser contraditória. A máquina ajuda, mas usada de maneira extrema também escraviza, obrigando a um ritmo cada vez mais acelerado e a uma produção sempre maior.

Agora, pense um pouco sobre as máquinas. O que você entende por máquina?

Alguma coisa como a máquina do filme?

Ou algo como máquinas de lavar roupa, de lavar louça, de cortar grama, de costura, ou ainda carros, aviões, máquinas de guerra etc. Certamente são máquinas, mas máquinas complexas, formadas por grande número de peças, de engrenagens, de parafusos etc.

As máquinas que iremos estudar neste módulo são denominadas máquinas simples, justamente porque suas estruturas são tão simples que às vezes parece estranho chamá-las de máquinas. Apesar desse estranhamento, as máquinas simples, assim como as complexas, nos auxiliam a realizar trabalho.

Alavanca

No século III a.C., o sábio Arqui-medes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão entusiasmado que teria afirmado:

“Deem uma alavanca e um ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”.

Como você pode ver na ilustração, a alavanca nada mais é do que uma barra rígida (de madeira, metal ou outro material) que se move apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de apoio.

Nas alavancas podemos identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em nosso exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no caso seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar.

Se fizermos um esquema de alavanca identificaremos ainda: o braço de alavanca da força potente e o braço de alavanca da força resistente. Veja:

Máquinas simples

Em seus experimentos, Arquimedes concluiu que uma alavanca está em equilíbrio qu

Desse modo, ele percebeu que para manter o equilíbrio da alavanca bastaria aumentar a distância do ponto de aplicação da força ao ponto de apoio e com isso, teoricamente, poderia até deslocar algo tão grande quanto a própria Terra.

Deixando um pouco o entusiasmo de Arquimedes de lado, a verdade é que essa propriedade das alavancas é muito útil, e explica porque os mecânicos aumentam o braço das chaves de roda quando precisam retirar os parafusos que prendem a roda.

Veja também:


Tipos de alavancas

As alavancas são classificadas de acordo com a posição de seus elementos. Veja nos esquemas os tipos de alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade, são alavancas.

Alavancas interfixas: quando o ponto de apoio fica entre a força resistente e a força potente. Veja:

tipos de alavancas

Exemplos de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes.

Alavancas inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio.

Alavancar

São exemplos de alavancas inter-resistentes: os quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano.

Alavancas interpotentes: são aquelas em que a força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente.

articulação do cotovelo humano

São exemplos de alavancas interpotentes: as pinças e a articulação do cotovelo humano.

Roldana

Uma roldana é um disco que gira em torno de um eixo e possui um sulco (fenda), por onde passa algum tipo de cabo. As roldanas podem ser fixas a um ponto ou móveis e, como toda máquina simples, facilitam o trabalho. Vá até um mastro da bandeira e dê uma olhadinha nas roldanas fixadas a ele. Veja como elas mudam o sentido de aplicação da força: a corda é puxada para baixo e a bandeira sobe.

Essa é a grande vantagem das roldanas fixas: o redirecionamento de aplicação da força porque, quanto à intensidade da força a ser usada, não há ganho. A força aplicada (potente) é igual à força resistente. As roldanas auxiliam em diversas atividades. Você mesmo já deve ter visto roldanas em ação. Veja dois exemplos em que as roldanas fixas facilitam o trabalho. Quando se tira água de um poço, o balde desce ao fundo e volta, graças ao auxílio de uma roldana. Nas cerimônias de hasteamento das bandeiras, lá estão as roldanas fixas, presas ao mastro. Elas redirecionam o sentido de aplicação da força e permitem a subida

Reduzem a força aplicada e movimentam-se junto com o objeto transportado, pois seu eixo não é fixo. Em uma roldana como a representada no esquema, o peso do corpo está sustentado por duas forças: uma exercida pelo suporte fixo e outra pela pessoa. Portanto, usando uma roldana como essa, é possível sustentar um objeto exercendo uma força de intensidade igual à metade do peso dele.

Associação de roldanas

São usadas quando há necessidade de erguer objetos muito pesados. Quando o sistema é formado por uma roldana fixa e diversas móveis, determinamos a força a ser aplicada dividindo a força resistente por 2n, onde n será o número de roldanas móveis do sistema. Veja nos exemplos abaixo algumas situações:

Associação de roldanas

Em A a roldana é fixa e já vimos que esse tipo de roldana não produz alteração na intensidade da força a ser aplicada, portanto, para um peso R será preciso aplicar uma força F de valor igual (F = R). Em B, temos um sistema com uma roldana fixa e uma móvel, então 21 = 2, a força a ser aplicada será 2 (F = -2-), ou seja, a metade do peso do corpo; em C, o sistema é formado por uma roldana fixa e duas móveis. Por isso, teremos 22 = 4, a força aplicada deverá RR ser de -7- (F = -7-) ou seja terá 1/4 do peso do objeto; finalmente, em D, a força deverá ter 44 intensidade de 23 , porque há três roldanas móveis no sistema, então a força a ser aplicada RR terá intensidade de (F = -£-), isto é, oito vezes menor do que o peso do objeto.


Há outras composições usando roldanas. Nos navios e guindastes do cais dos portos, essas combinações ajudam a movimentar cargas de muitas toneladas.

As roldanas configuram um sistema de economia de força.

As roldanas, também chamadas de polias, são tipos de rodas utilizados em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de fios, cordas ou cabos, de modo que seja possível desviar a trajetória ou até mesmo levantá-los. Elas são utilizadas na construção civil, na composição de motores, aparelhos de academia etc.

Roldana fixa

Ela geralmente é utilizada para erguer objetos pesados, e a força feita para tal tarefa corresponde exatamente ao peso do objeto elevado.



Na imagem acima, observe que a roldana está presa ao teto. Sua função é apenas proporcionar a elevação do objeto.

Roldanas fixas e móveis

Existe uma forma de associar roldanas de modo que a força necessária para elevar determinado objeto seja menor que o peso do referido corpo. Na imagem a seguir, a roldana de número 1 está presa ao teto, por isso, é fixa e capaz de alterar a direção e o sentido de aplicação da força. As roldanas 2, 3 e 4, que são denominadas de soltas, estão acopladas entre si, e o objeto levantado está preso à roldana 4.



Cada roldana solta reduz a ação da força peso pela metade, de forma que o esforço necessário para elevar um determinado objeto seja menor. A força peso do objeto da figura anterior será dividida ao meio pela ação das polias 2, 3 e 4, portanto, a força necessária para elevar objeto será oito vezes menor que o seu peso.

Mapa Mental: Roldanas


Plano inclinado

Plano inclinado é toda superfície reta que tenha alguma inclinação. Por exemplo, uma ladeira é um plano inclinado.



Observe a acentuada subida. Se, por um lado, um plano inclinado permite o acesso a áreas mais altas com menor esforço, por outro, ele torna o caminho mais longo.



Podemos dizer que quanto menor o ângulo do plano inclinado, maior a distância a ser percorrida, porém menor a força a ser aplicada.

Imagine como seria possível ir do litoral a alguma cidade serrana se não fosse com o uso dos planos inclinados! Teríamos todos de ser alpinistas.

Percebeu como os planos inclinados são importantes? Eles, como todas as máquinas simples, facilitam o trabalho.

Dos planos inclinados derivam-se algumas outras máquinas como a cunha e o parafuso. Cunha.

Cunha



As cunhas se formam pela justaposição de dois planos inclinados unidos por suas bases. As lâminas cortantes de instrumentos como facas, machados e cinzéis, utilizam-se de cunhas.

Parafuso

São planos inclinados “enrolados” ao redor de um eixo. Veja no desenho, cada volta do plano corresponde a uma saliência do parafuso.

Procure lembrar alguns usos dos parafusos. Anote. Agora vamos ver se você lembrou de outras coisas além da função de fixar objetos.

Além de manter unidos pedaços de madeira ou metal, os parafusos auxiliam a executar movimentos, como um banco de piano que sobe e desce com auxílio de um parafuso.


Também são parafusos as hélices de navios e aviões, bem como no passado muitos instrumentos de moagem eram formados por grandes parafusos. Brocas de perfuração também são grandes parafusos. Olhe um saca-rolhas, por exemplo. Na verdade, ele é um parafuso.

Algumas peças de uma máquina de moer grãos também são parafusos, observe a peça que vai no centro e faz a moagem.

Exercício resolvido

1. Lucas e Fernanda têm massa de 60kg e 40kg, respectivamente, e queriam brincar de gangorra. Se cada lado da gangorra tem 1,5m, a que distância do centro Lucas deve se sentar para que a gangorra fique em equilíbrio, sabendo que Fernanda está numa extremidade da gangorra.

Solução:

Usando a relação F1. d1 = F2. d2, teremos:

F1 = será o peso de Lucas = 60kg . 10m/sz = 600N

F2 = será o peso de Fernanda = 40kg . 10m/sz = 400N

d1 = será a distância que procuramos = x

d2 = será a distância de Fernanda ao centro da gangorra = 1,5m

600 . x = 400 . 1,5

600 x = 600

x= 600/600

x = 1 metro

Lucas deve se sentar a 1m do centro da gangorra.

Exercícios:

1. O que é uma alavanca?

2. Qual a vantagem dada por uma roldana fixa?

3. Uma tesoura é uma alavanca interfixa. Mas ela também é formada por outro tipo de máquina simples. Qual é? Onde vamos encontrá-la?

4. Um operário precisa colocar um objeto de 240kg sobre uma laje no segundo andar de uma construção. Para isso ele dispõe de um sistema de roldanas formado por 1 roldana fixa e 3 roldanas móveis. Qual a força que ele precisará realizar para cumprir sua tarefa?

Artigo

Antes da invenção dos canhões e das armas de fogo, as catapultas eram importantes armas de guerra. Uma catapulta era uma máquina simples, usada para lançar projéteis, ou objetos pesados, contra um inimigo, com grande força e a grandes distâncias.


Uma catapulta pequena e com rodas, como eta, era usada em batalha

Havia diversos tipos de catapultas. O mais básico era feito de um longo braço de madeira com um grande receptáculo na ponta. Um tubo rotatório, chamado sarilho, ficava preso a esse braço. Uma corda era presa a ele e colocada ao redor do sarilho, dando várias voltas. Na base do braço ficava um conjunto de cordas.

Para preparar a catapulta, os soldados apertavam a corda, girando o sarilho. Com isso, as cordas na base do braço eram torcidas, ficando cada vez mais apertadas. Os soldados então colocavam no receptáculo uma pedra muito grande ou outros objetos, e depois soltavam a corda. As cordas em volta da base se desenrolavam todas ao mesmo tempo e o braço se movia para frente, lançando sua carga. Uma catapulta grande era capaz de arremessar uma pedra por até 460 metros de distância.y

As catapultas em geral eram usadas para destruir muros de castelos. Para atacar um castelo, normalmente era necessária mais de uma. As catapultas também eram usadas para arremessar lanças contra um exército inimigo quando este avançava.

Os exércitos usavam catapultas grandes e pequenas. As menores eram montadas sobre rodas e levadas para as batalhas. Carpinteiros que viajavam com os exércitos construíam catapultas ao longo do percurso até as batalhas. As de grande porte geralmente ficavam em um só lugar e eram usadas pelos moradores das cidades e dos castelos para se defender.

As primeiras catapultas surgiram no século XIII a.C. Os romanos da Antiguidade aprimoraram o artefato e construíram catapultas sobre rodas. Os exércitos de hoje usam equipamentos baseados na catapulta para lançar mísseis e aviões.

 


Atividade: Construir uma Catapulta. Usar materiais reciclados, palitos de sorvetes, papelão e elástico.
Trabalho do BimestreTema: As contribuições de Arquimedes para o desenvolvimento de Maquinas simples.Com no mínimo de 4 paginas e resumo de 10 linhas.Trabalho individual.Escrito a mão.Entregar até o dia 16 de Março, pode deixar na secretaria da escola.___________________________________
FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR


A SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM "FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO CALOR" TEM O OBJETIVO DE FOMENTAR UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DOS TERMOS "CALOR" E "FRIO" E SOBRE OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO, TAIS COMO OS QUE MANTÉM O EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO E A VIDA NA TERRA.

 CADÊ O CALOR?

NA MAIORIA DAS VEZES, QUANDO FALAMOS ALGO RELACIONADO AO CALOR OU AO FRIO, USAMOS FRASES DO TIPO:
ESTOU COM UM CALOR DANADO!
ESTE COBERTOR É QUENTINHO!
HOJE ESTÁ MUITO FRIO.
A FIM DE ENTENDER MELHOR OS CONCEITOS E PROCESSOS QUE ENVOLVEM TRANSFERÊNCIA DE CALOR E APROFUNDAR SEUS ESTUDOS, EQUILÍBRIO TÉRMICO, É IMPORTANTE UTILIZAR AS FONTES DE PESQUISAS.

REALIZE COM A LEITURA DO TEXTO A SEGUIR:

QUANDO FALAMOS SOBRE QUESTÕES LIGADAS A CALOR E TEMPERATURA, COMO CLIMA, DIFERENTES TIPOS DE ROUPA ETC., TUDO QUE NOS LEVE A PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA E A PRESENÇA DO CALOR NO DIA A DIA, PODEMOS TAMBÉM INVESTIGAR AS PROPRIEDADES TÉRMICAS DE DIFERENTES MATERIAIS. POR EXEMPLO, NO CASO DE UMA NOITE FRIA, PODEMOS NOS PERGUNTAR: "UM COBERTOR ESQUENTA MAIS QUE UM LENÇOL?".

O FRIO, MATERIALIZADO NO SENSO COMUM COMO UM "ANTE" OPOSTO AO CALOR, DEVERÁ SER ENTENDIDO COMO O RESULTADO DE UMA TROCA DE ENERGIA, DE UMA PERDA DE CALOR. A SENSAÇÃO TÉRMICA CORRESPONDENTE A SENTIR FRIO ESTÁ RELACIONADA A QUEDA DA TEMPERATURA DO CORPO AO CEDER CALOR PARA OUTRO CORPO (OU PARA O AMBIENTE) QUE APRESENTE TEMPERATURA MAIS BAIXA. QUANTO AOS MATERIAIS, É POSSÍVEL CONTRAPOR POR CONVENIÊNCIA, ROUPAS DE INCOMODE NO VERÃO LEVANDO A ENTENDER QUE O COBERTOR NÃO ESQUENTA, POIS NÃO E UMA FONTE DE CALOR. O QUE ELE FAZ É ISOLAR MELHOR O CORPO DIMINUINDO OS PROCESSOS DE TROCA DE CALOR E CONSEQUENTEMENTE MANTENDO O CORPO QUENTE POR MANTER.

CALOR, TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICA

FAÇA A LEITURA E REALIZE AS ATIVIDADES A SEGUIR.

CALOR, TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICA

COMO ESTÁ O DIA HOJE? ESTA CALOR? ESTÁ FRIO? E A ROUPA QUE VOCÊ ESTA USANDO? É UM AGASALHO PESADO, QUENTINHO OU UMA CAMISETA FRESQUINHA, LEVE? VOCÊ CERTAMENTE 
UTILIZA OS TERMOS "FRIO", "TEMPERATURA" EM DIVERSAS SITUAÇÕES DE SEU DIA A DIA. ELES  SURGEM QUANDO QUEREMOS
NOS REFERIR A ROUPAS, CLIMA COMIDAS ETC.

COMO ESTÁ O DIA HOJE? ESTÁ CALOR? ESTÁ FRIO? É A ROUPA OU ACONTECE QUE NÃO FAZEMOS UMA DISTINÇÃO CLARA DOS SIGNIFICADOS DESSES TERMOS; NA MAIORIA DAS VEZES, USAMOS AS PALAVRAS "CALOR" E "TEMPERATURA"
COMO SE TIVÉSSEMOS MESMO SENTIDO. SERA QUE ELAS TEM O MESMO SIGNIFICADO? SERÁ QUE ELES SE REFEREM ÀS MESMAS COISAS, AOS MESMOS FENÔMENOS? PARA RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS, É PRECISO QUE VOCÊ ENTENDA QUE É O CALOR. O CALOR ESTA PROFUNDAMENTE LIGADO A TODOS OS PROCESSOS NATURAIS E ARTIFICIAIS PRESENTES EM NOSSA VIDA E, DE MANEIRA DIRETA OU INDIRETA, VOCÊ SEMPRE O ENCONTRA.
ENTENDÊ-LO PERMITE QUE VOCÊ COMPREENDA COMO ESSE CONCEITO TEM A VER COMO QUE SE PASSA EM SUA CASA, NAS INDUSTRIAS E NA PRÓPRIA NATUREZA.

LISTE ALGUNS PROCESSOS OU SITUAÇÕES QUE TENHAM ALGUMA RELAÇÃO COM CALOR OU COM TEMPERATURA.
2 QUAIS CARACTERÍSTICAS DOS ELEMENTOS QUE VOCÊ LISTOU SE ASSOCIAM A PROCESSOS TÉRMICOS (ALGO QUE ESQUENTA OU ESFRIA POR EXEMPLO, NOSSAS MÃOS SE ESQUENTAM QUANDO AS ESFREGAMOS, OU NOSSA PELE MOLHADA COM ÁLCOOL SÓ RESFRIA QUANDO ASSOPRAMOS.

PREVISÃO DO TEMPO

OBSERVE A IMAGEM DO PREVISÃO DO TEMPO PARA RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS A SEGUIR.



1 QUE DADOS ESTÃO REGISTRADOS NA IMAGEM ACIMA?
2 QUE DIFERENÇA HÁ ENTRE TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICO? EXPLIQUE.
3 POR QUE A SENSAÇÃO TÉRMICA, NA IMAGEM, É DIFERENTE DA TEMPERATURA REAL?
4 QUE FATORES INFLUENCIAM A SENSAÇÃO TÉRMICA DO AMBIENTE, TANTO NO VERÃO QUANTO NO INVERNO?
5. POR QUE O VENTILADOR DEIXA O AMBIENTE MAIS FRESCO? POR QUE COSTUMAMOS NOS ABANAR NO VERÃO?
6  POR QUE ALGUNS CÔMODOS DE UMA CASA APARENTAM SER MAIS FRESCOS OU MAIS ABAFADOS? 7 QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ELES?
7. POR QUE SENTIMOS FRIO?
B. O QUE NOS INDICA QUE ALGO ESTÁ QUENTO OU FRIO?
9. QUAL SERIA  A TEMPERATURA DE UM COPO DE CAFÉ BEM QUENTO? E DO UM REFRIGERANTE BOM GELADO?
10. PESQUISO AS ESCALAS TERMOMÉTRICAS MAIS USADAS NO MUNDO E A ORIGEM DE CADA UMA DELAS. REPRESENTE -AS TAMBÉM EM DESENHOS.


QUEM LIBERA MAIS CALOR?

DIFERENÇA ENTRE TEMPERATURA E CALOR

NO DIA A DIA ESTAMOS CONSTANTEMENTE EM CONTATO COM OBJETOS OU AMBIENTES QUE NOS PROVOCAM A SENSAÇÃO DE QUENTE OU FRIO, PERCEBENDO DIFERENTES TEMPERATURAS. E É COMUM USAMOS AS PALAVRAS "CALOR E TEMPERATURA" SEM DEIXAR CLARO A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE AS DUAS. ALGUMAS EXPRESSÕES PODEM ATÉ APRESENTAR AS PALAVRAS COM SEUS CONCEITOS TROCADOS, COMO NO CASO DA EXPRESSÃO "COMO ESTÁ CALOR HOJE!" EM QUE SE USA A PALAVRA 'CALOR" PARA EXPRESSAR A TEMPERATURA DO AMBIENTE.
A PARTIR DISSO SE DEDUZ QUE AS SENSAÇÕES DE QUENTE E FRIO QUE TEMOS TAMBÉM NÃO SÃO SENSAÇÕES DE CALOR E SIM DE TEMPERATURA.


EXPERIMENTO: CALOR X TEMPERATURA

Objetivo:

Introduzir os conceitos de calor e temperatura, mostrando a diferença entre ambos.

Materiais necessários:

• 2 recipientes - Podem ser garrafas de plástico de 2 litros usadas para engarrafar refrigerante;
• 1 copo de tamanho médio;
• 3 copos de água;
• 8 cubos de gelo;
• 1 colher de sopa;
• 1 tesoura.

Procedimento:

• A ideia é colocar a mesma quantidade do gelo em 2 recipientes com quantidades diferentes de
água na mesma temperatura; chamamos de A o recipiente com menos água e de B aquele
com mais água.

Montagem do experimento:

• Corte duas garrafas de refrigerante em uma altura acima do meio;
• Coloque um copo de água em um recipiente o dos copos de agua no outro;
• Coloque quatro cubos do golo dentro do cada recipiente;
• Espero cerca de dois minutos o retire com a colher o gelo que ainda sobrar.
• Coloque uma mão dentro de cada recipiente.


Observação:

• Se trocarmos as mãos de vasilha constantemente, sentiremos melhor a diferença de temperatura entre ambas.

Após a realização do experimento, responda aos seguintes questionamentos:

1 Após algum tempo, o que poderá ser observado nos recipientes A e B em relação à temperatura?
2 Supondo que o gelo absorve a mesma quantidade de calor nos dois recipientes, deduz-se que a água do recipiente A perde a mesma quantidade de calor que a água do recipiente B. Sendo assim, explique o fato de a temperatura ser menor no recipiente A.
3 Faça a leitura do texto abaixo e realize a atividade proposta.

Calor e Temperatura

A temperatura é uma grandeza física que informa o quanto um objeto está frio ou quente, ou seja, quanto maior a temperatura, mais quente está o objeto. Considerando que a matéria é formada por moléculas, que diferem umas das outras pelos átomos que as constituem, a temperatura é, então, a grandeza que reflete em média o movimento aleatório das moléculas que formam um corpo qualquer.

Quanto mais "agitadas" estão as moléculas e os átomos de uma substância, maior é a sua temperatura. Cada substância é formada por moléculas diferentes, que essas constituídas por diferentes átomos que es caracterizam. por sua vez, são moléculas não ficam paradas, elas se movimentam continuamente, de forma desordenada, sempre interagindo ou colidindo quando estão muito próximas umas das outras.

Portanto, a temperatura de um objeto ou meio é a medida do nível de agitação de seus átomos e moléculas, enquanto calor, energia térmica, é a quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular. Logo, calor é a energia térmica em movimento, passando de um corpo para o outro.

Yasmin estava esquentando água para fazer chá. Quando a água ferveu, ela desligou o fogão e,
logo em seguida, despejou a água numa caneca. Após 4 (quatro) minutos, foi pegar a caneca e verificou que ela continuava quente.

a) Relacione o fato descrito acima a uma frase do texto que se refira à temperatura da água,
justificando a sua resposta.
b) Agora relacione a história de Yasmim a uma frase do texto que se refere ao calor e explique
sua resposta.

CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO: PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

Propagação de Calor

Vimos que o calor é a energia térmica em movimento, que se propaga espontaneamente de
loca temperatura para outros de menor temperatura. A transferência de calor pode se
dar de três maneiras: condução, convecção e radiação. Se você já entendeu o conceito de
temperatura como agitação das moléculas o dos átomos que constituem uma substância, poderá  compreender que, quando um corpo "recebe calor" por diferença de temperatura, a energia cinética de suas moléculas e de seus átomos aumenta, elevando, consequentemente, sua temperatura. No sentido oposto, um corpo, ao "ceder calor. perde energia, reduzindo a energia de movimento das moléculas, o que diminui sua temperatura. Ou seja, nos processos de troca de calor, os sistemas mais quentes (maior temperatura) cedem energia (calor) aos mais frios (menor temperatura), de forma que o grau de aquecimento de um objeto é caracterizado quantitativamente por sua temperatura. Assim, o calor deve ser compreendido como uma forma de transferência de energia entre sistemas por conta das diferenças de temperatura. Para tomar mais clara a diferença entre calor e temperatura, imagine o que ocorre se colocarmos gelo em uma bebida quente. Por estar a uma temperatura maior, a bebida quente cede calor para o gelo, de modo que, enquanto sua temperatura diminui, a do gelo aumenta. Isso ocorre até que haja equilíbrio entre suas temperaturas.

Podemos perceber então que não é o frio que sai do gelo! Pelo fato de estar a uma temperatura mais baixa que a da bebida, o gelo recebe calor desse liquido, que resfria Assim, no inverno, ao estar diante de uma corrente de ar, fisicamente não poderíamos dizer: "Nossa, está entrando um frio danado aqui" Na verdade, é o nosso corpo que, por apresentar uma temperatura mais elevada que a do ambiente, cede calor ao ar, diminuindo nossa temperatura.

Observação: Para a realização dos experimentos propostos, siga as instruções de seu(sua)
professor(a). Reúna-se com sua equipe para planejar as etapas e distribuir as tarefas de modo que cada participante tenha uma função a exercer, como adquirir os materiais necessários para a atividade. O experimento deverá ser realizado em dia previamente combinado com seu(sua) professor(a).

EXPERIMENTO 1: "CONDUÇÃO"

Nesta atividade, você compreenderá alguns processos de troca térmica que ocorrem cotidianamente. São experimentos fáceis de serem realizados e que possibilitarão o entendimento de inúmeros eventos que ocorrem no dia a dia.

EXPERIMENTO 3: 

"IRRADIAÇÃO"

Materiais necessários par o experimento:

• Velas;
• Cartolina preta o cartolina branca;
• Palitos de sorvete;
• Massinha de modelar.

Procedimentos:

a) Acenda a vela o aproxime suas mãos, sem focar na chama. Observe o que acontece;
b) Em seguida, recorte dois pedaços de mesmo tamanho de cartolina preta e de cartolina branca (10 cm x 10 cm);
c) Cole os pedaços da cartolina nos palitos de sorvete e fixe cada um deles na massinha de modelar, de modo que fiquem em pé;
d) Coloque cada um deles de um lado da vela, a cerca de 5 cm de distância Espere 5 minutos sinta a temperatura de cada um.

Responda em seu caderno aos seguintes questionamentos:

1Antes de realizar o experimento, formule uma hipótese sobre o que acontecerá com cada pedaço da cartolina.
2 A cartolina preta estará muito quente, a cartolina branca estará muito quente ou ambas estarão quentes?
3 Use argumentos para sustentar sua hipótese.
4 O que aconteceu? Sua hipótese foi confirmada? Explique,
5 Tente relacionar o que aconteceu nesse experimento com outras situações do seu dia a dia.

ATIVIDADE 6 

CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO: LEITURA DE TEXTOS

Assista os vídeos

Link:

Realize atentamente a leitura dos seguintes textos:

a) Texto 1: Condução
b) Texto 2: Convecção
c) Texto 3: Irradiação
Estes textos serão referenciais para que respondam às questões a seguir.

CONDUÇÃO

A panela é feita do condutores de calor (alumínio) e de isolantes de color (cabo de madeira).
A condução térmica ocorro principalmente nos sólidos. No processo, a tecnologia térmica do uma partícula transmitida para uma partícula próxima, a partícula vibra intensamente e transmite parte da vibração para as partículas vizinhas. A grandeza física que indica a eficiência na propagação do calor em materiais é chamada condutividade térmica.

A capacidade de conduzir rapidamente o color varia entre os matérias, e essa capacidade permite classificá-los om condutores ou isolantes térmicos.
Os material condutores tem alta condutividade fórmica, o os isolantes, baixa. Como exemplo
podemos citar os metais que são ótimos condutores do color, já a lã, o vidro e a madeira são maus condutores de calor,




Nos líquidos e nos gases, o calor propaga-se por convecção, que é a transferência de calor
pela matéria em movimento. Portanto, assim como a condução, ela não pode ocorrer no vácuo. A rigor, sabemos que a convecção não é bom um processo de transferência de color, visto que não há transferência de energia de um corpo para o outro, mas apenas trocas de posição das massas; entretanto, de forma geral a definiremos assim neste contexto.






Responda as questões abaixo:

1 Cite exemplos de materiais condutores e isolantes térmicos e as situações em que são usados.
2 Animais que vivem em regiões polares, como a morsa, possuem uma espessa camada de gordura sob a pele. Pesquise a função dessa camada de gordura e cite outros animais que vivem em ambientes frios e que também apresentam camada de gordura.
3 Observe a imagem abaixo e preencha as lacunas com as formas de propagação de calor que constam no quadro a seguir:


4 Uma forma de explorar a condução térmica é por meio do exemplo do iglu, que é uma estrutura feita de gelo que tem como objetivo manter aquecidas as pessoas em seu interior. Faça uma pesquisa e responda aos seguintes itens:
a) Como é construído um iglu?
b) Como é possível uma estrutura feita de gelo nos proteger do frio?

ATIVIDADE 7: 

EQUILÍBRIO TÉRMICO NO DIA A DIA

Imagine a seguinte situação e proponha hipóteses para explicá-la.

• Há dois copos sobre uma mesa. Em um deles há leite quente, e no outro, suco gelado. O que acontecerá com a temperatura de ambos os líquidos após algum tempo?
uma mesa, o que acontecerá com o café? Explique.
. Se deixarmos uma xícara com café quente em temperatura ambiente por um tempo sobre
Realize a leitura e análise dos textos:

Equilíbrio térmico

Quando um corpo encosta em outro corpo com temperatura mais baixa, ele esfria. Quando Isso acontece, dizemos que os dois corpos atingiram o equilíbrio térmico. A transferência de energia térmica do corpo com temperatura maior para o outro com temperatura menor ocorre espontaneamente. Na figura a seguir tomos uma representação esquemática do que acontece com uma cara com café quente deixada om temperatura ambiente por um intervalo de tempo.





(A) O café quente cede calor para ambiente. A quantidade de calor cedida pelo caſé é igual à quantidade de calor cedida pelo ambiente.
(B) Após o equilíbrio térmico ser estabelecido, a transferência de energia é interrompida.

Controle de temperatura

Em nosso cotidiano, o controle da temperatura e algo fundamental. No chuveiro elétrico, ao controlarmos a temperatura do banho abrindo mais ou menos a torneira, regulamos a quantidade de água e, consequentemente, sua temperatura. Também é necessário o controle da temperatura corporal. Isso é feito pelo próprio corpo, por meio da transpiração e da circulação sanguínea, quando em situações normais, ou com a ajuda de medicamentos, quando temos febre.

O que é o suor e por que o produzimos?

O suor é a forma pela qual o corpo humano dissipa o excesso de calor produzido pela esforço muscular ou pelo metabolismo. Isso significa que transpiramos quando realizamos uma atividade física, quando a temperatura do ar aumenta ou quando nosso corpo responde a um estimulo nervoso. Assim, o estado físico e emocional de uma pessoa influencia no quanto ela vai suar.

Como a transpiração nos refresca?

O excesso de calor é removido quando o suor evapora da superfície da pele, já que para evaporar ele precisa de determinada quantidade de calor, que é retirada do corpo, diminuindo assim sua temperatura. Processo semelhante ocorre quando as pessoas estão nervosas cu com medo. Isso ocorre porque o aumento da atividade do sistema nervoso aumenta a secreção de uma substância
chamada epinefrina, que atua em nossas glândulas sudoríparas, principalmente as existentes nas palmas das mãos e nas axilas, produzindo suor.

Após a leitura dos textos, responda as questões em seu caderno:
1. Como o ser humano mantém sua temperatura corporal?
2. Porque é importante o controle da temperatura?
2. De exemplos de três circunstâncias em que a temperatura deve ser controlada.
4- Pesquise na internet ou em livros, qual é a maior o a menor temperatura que o corpo humano consegue suportar. Pesquiso, ainda, o que ocorro quando esses limites são ultrapassados.

Termômetros
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SITUAÇAO DE APRENDIZAGEM 3

EQUILIBRIO TERMODINAMICO E A VIDA NA TERRA

A Situação de Aprendizagem "Equilíbrio termodinâmico e a vida na terra" ira propor atividades que permitirão a você identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e conhecer o processo de funcionamento de máquinas térmicas em situações cotidianas.

ATIVIDADE 1

EQUILÍBRIO TERMODINÄMICO EA VIDA NA TERRA

Realize com atenção a leitura do texto abaixo. Em seguida, responda às questões propostas. Utilize fontes de pesquisas confiáveis.

Equilíbrio termodinâmico e a vida na Terra

Os seres vivos são identificados como sistemas abertos na natureza, na condição de equilíbrio termodinâmico. Nesse tipo de sistema ocorre troca de energia e de massa com o ambiente. Uma cadeia alimentar, por exemplo, é um sistema aberto, em que a energia solar é convertida em energia química passada de um ser Vivo para outro, e assim sucessivamente. A transformação de uma forma de energia em outra resulta em um fluxo de energia. A energia dos seres vivos é liberada para a atmosfera na forma de energia térmica. Os seres vivos trocam gases com a atmosfera
durante o processo de respiração, principalmente gás oxigênio e gás carbônico. E possível dizer que a atmosfera terrestre está em desequilíbrio termodinâmico, contribuindo para a vida no planeta Terra. Em um sistema fechado, acontece a troca de energia, mas não de massa -por exemplo,
uma seringa com a abertura lacrada em que o ar no seu interior fica aprisionado.

2 Observe a imagem:


A temperatura no muro de pedras encontra-se a 30° C; nas folhas das plantas, a 28° C; e no ambiente, a 20° C. A partir desses dados, responda aos seguintes questionamentos:

a) O sistema "folha das plantas + muro de pedras + ambiente" é um sistema aberto ou fechado? Justifique sua resposta.

b) Qual é a relação entre o equilíbrio termodinâmico e o ciclo de vida de um ser vivo?

3 Por meio de uma pesquisa, relacione o efeito estufa à possibilidade de vida como a conhecemos no planeta terra. O que aconteceria à Terra se não houvesse o efeito estufa?

ATIVIDADE 2

MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA TEMPERATURA CORPOREA

Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda aos questionamentos abaixo, utilize fontes de pesquisas confiáveis.

Regulação da temperatura corpórea

Como as taxas de vários processos biológicos são desestabilizadas pela temperatura, seria benéfica para os animais a capacidade de controlarem a temperatura corpórea. Todavia, a alta capacidade calórica e a alta condutividade da água dificultando o processo biológico para a maioria das espécies de peixes e de anfíbios de ambientes aquáticos, que não conseguem manter a diferença de temperatura entre o organismo e o ambiente. O ambiente terrestre possui uma baixa capacidade calórica e de condutividade em relação ao ambiente aquático e as temperaturas corpóreas da maioria dos animais vertebrados terrestres são, ao menos parcialmente, autônomas em relação à temperatura do ar. Determinados vertebrados do ambiente aquático possuem temperaturas corpóreas mais altas que a da água do local onde vem. A manutenção das diferentes temperaturas promove mecanismos termorreguladores desenvolvidos entre os vertebrados.

Os vertebrados são classificados conforme a capacidade reguladora da temperatura Corpórea. Pecilotermos (do grego: poikilo = variável e therm = Calor) nome o termos (do grego: homeo = a mesma e them = calor) Na Biologia, na regulação da temperatura utilizam-se os termos:

Ectotermos (do grego: ecto = de fora e therm = calor)
Endotermos (do grego: endo = de dentro e therm = calor)
Esses termos referem-se às fontes de energia utilizadas na termorregulação
OS ectotermos conseguem calor principalmente de fontes externas, como exposição ao Sol ou sobre um ambiente aquecido, podendo ser uma rocha ou outro ambiente. Exemplos: lagartos e tartarugas.
Os endotermos dependem do processo metabólico de calor do seu organismo para aumentar sua temperatura corpórea. Exemplos: aves e mamíferos (possuem temperaturas ode atividade que variam de 30 a 40 °C). A endotermia ea ectotermia não são mecanismos mutualmente exclusivos,
já que vários organismos utilizam os dois processos de regulação de temperatura.

1 Observe a imagem de uma tartaruga de água doce que sai da água constantemente, ficando em rochas e exposta ao Sol para se aquecer.


Pesquise como ocorrem as formas de transferência de calor entre a tartaruga e o ambiente.

2 Os termos "endotérmicos" e "ectodérmicos" são utilizados com mais frequência pelos pesquisadores no estudo do controle da temperatura corporal dos animais. Pesquise uma vantagem e uma desvantagem da endotermia e da ectotermia para os animais

3 Analisando as necessidades energéticas de um animal endotérmico e o fato de esses animais perderem calor para o ambiente por irradiação, em que estação do ano eles precisam ingerir maior abundância de alimentos para conseguir conservar sua temperatura corporal? Pesquise um animal que necessita realizar esse processo biológico.
.
4 Desafio: 
As serpentes peçonhentas geralmente possuem hábitos noturnos e baixa visão. Para localizarem suas presas, percebem o calor dos seus corpos. Num local escuro, são colocados os seguintes animais: 1 serpente peçonhenta, 1 rato e 1 sapo. Qual dos animais tem mais risco de ser presa da serpente peçonhenta?
Pesquise.


5 Realize uma pesquisa com alguns animais endotérmicos e ectodérmicos, explicando que tipo de estratégias eles utilizam para regular sua temperatura corporal.
6 Observe a imagem e, na sequencia, pesquise e responda ao que se pede
Como serpentes fêmeas de diversas espécies de piton, sendo ectotermicas, conseguem aquecer seus ovos? Pesquise.

ATIVIDADE 3-SUPERCONDUTORES DE ELETRICIDADE

Leia com atenção o texto abaixo e realize as atividades a seguir por meio de pesquisas

Supercondutores de Eletricidade

A descoberta de um novo material supercondutor de eletricidade poderá facilitar a geração de energia elétrica. Normalmente, parte da corrente elétrica e perdida pelo caminho, devido ao aquecimento do material condutor. Supercondutividade e a capacidade de alguns materiais de conduzirem corrente elétrica sem resistência e, portanto, sem a perda em forma de calor. O principal
problema é a maneira como os supercondutores conseguem essa façanha: resfriados a temperaturas
baixíssimas. Isso inviabilizou até agora a construção de redes de transmissão supercondutoras.
Mesmo assim, já existem aplicações economicamente viáveis. Supercondutores do tipo
proporcionado pelas descobertas dos anos 1980 são usados para melhorar a recepção dos sinais nas antenas que servem aos telefones celulares.

1 Realize uma pesquisa sobre os Supercondutores.
2 Segundo o texto, como a energia é perdida durante a transmissão?
3 O texto apresenta um fator limitante para o uso de supercondutores. Identifique qual é esse fator
4.Pesquise, também, como o Supercondutor pode resolver o problema de perda de energia





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