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Execicios doénças virais

 

Questão 1

Existem cinco reinos que dividem os seres vivos: Monera, Protista, Plantae, Fungi e Animalia. Os vírus não estão incluídos em nenhum desses grupos, pois não são considerados seres vivos já que:


a) São seres extremamente pequenos.
b) Nunca foram estudados em laboratório.
c) São considerados apenas partículas infecciosas.
d) Têm o tempo de vida muito curto.

Questão 2

Sobre os vírus julgue as afirmações a seguir:

( ) São parasitas intracelulares.
( ) São seres acelulares.
( ) São causadores da doença de chagas.
( ) São classificados em adenovírus e retrovírus.
( ) Reproduzem-se replicando o material genético na célula hospedeira.

Questão 3

(Unesp) Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que

a) apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução e mutação.
b) são seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
c) são formados por uma carapaça protéica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça.
d) são todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.
e) podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando "o lise bacteriano", e impedir a reprodução das bactérias.

Questão 4

(Unicamp) O HPV faz parte do grupo dos caudovírus. As verrugas genitais causadas pela infecção do vírus foram estudadas desde a Antiguidade, porém o vírus só foi descoberto 40 anos atrás. Pode-se afirmar corretamente que:

a) A principal forma de se adquirir o HPV é através da ingestão de alimentos contaminados.
b) O câncer de colo de útero não pode ser causado pelo vírus HPV.
c) O vírus HPV pode permanecer latente por vários anos.
d) Não há tratamento nem vacina para o HPV.

Questão 5

(Fatec) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

Questão 6

(Uece) Com relação ao modo de transmissão de algumas doenças virais correlacione as colunas abaixo:

I. Sarampo( ) Picada de inseto
II. Poliomielite( ) Mordedura, lambedura ou arranhadura por animal infectado
III. Raiva( ) Contato direto, pelo ar, com pessoas doentes
IV. Febre amarela( ) Contaminação por via digestiva

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) I, II, III e IV
B) IV, III, I e II
C) IV, I, II e III
D) I, IV, III e II

Questão 7

(Udesc) Nos noticiários há muita ênfase às doenças: dengue, zica, febre amarela, chikungunya e mais recentemente a gripe H1N1 causadas por vírus.

Analise as proposições com relação à transmissão dos vírus.

I. Alguns tipos de vírus podem ser transmitidos pelo simples toque entre as pessoas.
II. Alguns vírus são transmitidos pelas secreções corporais.
III. Alguns vírus necessitam de insetos como vetores.
IV. Os vírus retêm sua capacidade infectante por pouco tempo, quando fora do organismo hospedeiro.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

Questão 8

(Ufv) Impressionados com a notícia do poder arrasador com que o vírus Ebola vem dizimando uma certa população na África, alguns alunos de um colégio sugeriram medidas radicais para combater o vírus desta terrível doença. Considerando-se que este agente infeccioso apresenta características típicas dos demais vírus, assinale a alternativa que contenha a sugestão mais razoável:

a) descobrir urgentemente um potente antibiótico que possa destruir a sua membrana nuclear.
b) alterar o mecanismo enzimático mitocondrial para impedir o seu processo respiratório.
c) injetar nas pessoas contaminadas uma dose maciça de bacteriófagos para fagocitar o vírus.
d) cultivar o vírus "in vitro", semelhante à cultura de bactérias, para tentar descobrir uma vacina.
e) impedir, de alguma maneira, a replicação da molécula de ácido nucleico do vírus.

Questão 9

(UNIFEI) A capacidade de desenvolver armas biológicas ganhou nova dimensão com a notícia divulgada na Internet, em julho de 2002, pela Revista Science, de que pesquisadores da Universidade Estadual de Nova Iorque recriaram, em laboratório, o vírus da poliomielite, a partir de informações genéticas obtidas na Internet. Isto mostra que outros agentes patogênicos podem ser “montados” em laboratório, embora seja mais difícil no caso de muitos deles, que apresentam genomas mais extensos.

a) Por qual outro nome a poliomielite é também conhecida?

b) Descreva a estrutura básica de um vírus.

c) Cite outras 3 doenças humanas causadas por vírus.

Questão 10

(UFT) Avalie a figura abaixo e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

ciclo lítico e ciclo lisogênico

1. A figura representa os ciclos lítico e lisogênico de um vírus;
2. O ciclo lítico está representado em I:
3. No ciclo lisogênico o DNA viral é incorporado ao DNA da célula hospedeira;
4. O ciclo lítico não está relacionado com o rompimento da célula hospedeira;
5. O ciclo lisogênico sempre resulta em morte da célula hospedeira.

a) 1-V, 2-V, 3-F, 4-F, 5-V
b) 1-V, 2-V, 3-F, 4-F, 5-F
c) 1-V, 2-V, 3-V, 4-V, 5-V
d) 1-V, 2-F, 3-F, 4-F, 5-V
e) 1-V, 2-V, 3-V, 4-F, 5-F







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