Páginas

8° ano 3° bimestre

Doenças causadas por vírus


As doenças causadas por vírus provocam, em geral, febre, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite e indisposição. Não costumam possuir medicação específica para tratamento.

IST - Avaliação 






As doenças causadas por vírus, também conhecidas como viroses, acometem várias pessoas todos os anos, e são bastante conhecidas pela população. Existem viroses que são relativamente simples, como os resfriados, e outras que desencadeiam quadros mais graves, existindo, até mesmo, doenças sem cura, como é o caso da Aids.

Os vírus são organismos que se caracterizam por se reproduzirem apenas no interior de células, sendo, por esse motivo, conhecidos como parasitas intracelulares obrigatórios. Ao parasitar as células, os vírus podem desencadear doenças, provocando diferentes sintomas. Os sintomas dessas doenças podem ser resultados de diferentes processos, como a liberação de enzimas dos lisossomos após a destruição de uma célula, ou ainda em decorrência de componentes tóxicos presentes no parasita.

Veja, a seguir, a lista de algumas doenças causada por vírus em humanos, Aids, Catapora, Caxumba, Chikungunya, Condiloma acuminado, Dengue, Ebola, Febre amarela, Gripe, Hepatite (Hepatite A, hepatite B, hepatite C e hepatite D), Herpes genital, HPV, Poliomielite, Raiva, Resfriado, Rubéola, Sarampo, Varíola, Zika.



HPV é o nome dado a um grupo de vírus que afeta pele e mucosas. Alguns tipos de HPV estão relacionados com o câncer do colo do útero.





→ Sintomas

Ao invadir uma célula, que pode ser de qualquer organismo vivo, os vírus podem desencadear doenças. No ser humano, essas doenças são muito comuns e geralmente causam febre, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite e indisposição, sintomas relativamente inespecíficos.

Dores no corpo, indisposição, falta de apetite e produção de coriza podem indicar um resfriado.

Os sintomas das viroses, por serem muito parecidos entre si, dificultam um diagnóstico preciso. É por isso que, ao procurar um médico, com o quadro clínico descrito anteriormente, recebemos rapidamente o diagnóstico de uma virose. É importante, no entanto, sempre a realização de exames mais específicos em casos de sintomas intensos e que persistam por muito tempo.

Algumas doenças causadas por vírus, no entanto, desencadeiam alguns sintomas mais específicos e que ajudam em um diagnóstico mais preciso, tais como:

Icterícia: é um sinal clínico que se caracteriza pela coloração amarelada da pele e das mucosas. A hepatite é uma doença viral que pode desencadear esse sintoma.

Bolhas vermelhas que coçam muito: podem ser observadas, por exemplo, em quadros de catapora.

Paralisia: pode ocorrer em casos de poliomielite.

Inchaço e dor nas glândulas salivares: são muito comuns em casos de caxumba.

Verrugas genitais: são um dos sintomas causados pela infecção pelo HPV.

Manchas vermelhas no corpo: podem, juntamente com outros sintomas, auxiliar no diagnóstico de problemas como zika e rubéola.

Coriza: sintoma também conhecido como “nariz escorrendo”, pode ser um sinal de gripe ou resfriado.

→ Tratamento

Para o tratamento das viroses, na maioria dos casos, o médico indica medicamentos que visam controlar os sintomas, como febre, dores, enjoos e vômitos. Isso se deve ao fato de que a maioria das doenças causadas por vírus não possui um medicamento específico para seu tratamento. Também é recomendado que o paciente mantenha repouso, hidrate-se bastante e cuide de sua alimentação. Geralmente, os sintomas de uma virose desaparecem em pouco tempo, entre três e sete dias.

Como salientado anteriormente, nem todas as doenças virais apresentam medicamentos específicos para seu tratamento, porém algumas podem ser tratadas com uso de fármacos que atuam inibindo a replicação viral, os chamados antivirais. Um exemplo desses medicamentos é o aciclovir, que impede a replicação do herpes vírus. Além do aciclovir, podemos citar o AZT (azidotimidina), que atua controlando a reprodução do HIV.

→ Prevenção

As doenças causadas por vírus apresentam diferentes formas de transmissão, e, portanto, apresentam também diferentes formas de prevenção. Dentre as principais medidas de proteção contra doenças virais destaca-se o uso das vacinas, que podem atuar contra várias doenças. Entre as doenças virais que podem ser prevenidas por meio de vacinas, estão em destaque: poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, hepatite B, febre amarela e gripe.

Várias vacinas estão disponíveis para a prevenção de doenças virais.

Hábitos de higiene e uma alimentação saudável também são pontos importantes para evitar as doenças causadas por vírus e também por outros agentes infecciosos. Além disso, evitar ficar em locais com muitas pessoas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato com doentes são formas de evitar a transmissão de doenças, principalmente aquelas que podem ser facilmente transmitidas por gotículas contendo o vírus presente no ar, como é o caso da gripe e do resfriado.


Certas doenças, como o condiloma acuminado e a infecção pelo HIV, podem ser transmitidas pela relação sexual desprotegida. Desse modo, uma forma de prevenir de doenças virais é também utilizando camisinha em toda relação sexual.

Naquelas doenças que são transmitidas por vetores, como a dengue, zika e chikungunya, é importante controlar a proliferação desses vetores. Dentre as medidas que podem ser adotadas, destacam-se: manter o lixo tampado de modo a evitar o acúmulo de água; guardar garrafas vazias com a boca para baixo; limpar terrenos; manter calhas sempre limpas; e tampar as caixas d'água.

→ Características dos vírus

Os vírus são organismos que apresentam, como principal característica, a ausência de células, ou seja, são organismos acelulares. Eles apresentam uma estrutura relativamente simples, sendo formados por um ácido nucleico (DNA, RNA ou os dois) envolto por uma cápsula de proteína. Alguns vírus apresentam ainda um envelope membranoso, que é derivado da membrana plasmática das células hospedeiras.


Doenças causadas por bactérias




Existem várias doenças causadas por bactérias, tais como tétano, sífilis e meningites. Elas geram sintomas variados e normalmente são tratadas com antibióticos.
"As doenças causadas por bactérias são relativamente comuns e podem até mesmo causar a morte se não forem adequadamente tratadas. Estima-se que as bactérias causem cerca de metade de todas as doenças humanas. A seguir vamos conhecer um pouco a respeito das doenças bacterianas, seus sintomas, tratamentos e modos de prevenção.

Exemplos de bactérias causadoras de doenças

Algumas espécies de bactérias são responsáveis por causar doenças em nosso organismo. Veja a seguir alguns exemplos de bactérias e as doenças que elas causam:

  • Bacillus anthracis – Bactéria causadora do antraz ou carbúnculo.

  • Bordetella pertusis – Bactéria causadora da coqueluche.

  • Chlamydia trachomatis – Bactéria causadora da clamídia.

  • Clostridium botulinum – Bactéria causadora do botulismo

  • Clostridium tetani – Bactéria causadora do tétano.

  • Corynebacterium diphtheriae  Bactéria causadora da difteria.

  • Leptospira interrogans – Bactéria causadora da leptospirose.

  • Mycobacterium leprae – Bactéria causadora da hanseníase.

  • Mycobacterium tuberculosis – Bactéria causadora da tuberculose.

  • Neisseria gonorrhoeae – Bactéria causadora da gonorreia.

  • Neisseria meningitidis – Bactéria causadora da meningite meningocócica.

  • Rickettsia rickettsii – Bactéria causadora da febre maculosa.

  • Salmonella enterica – Uma das bactérias causadoras da salmonelose.

  • Shigella – Gênero de bactéria causador de disenteria bacteriana ou shigelose.

  • Staphylococcus aureus – Uma das bactérias causadoras da síndrome do choque tóxico.

  • Streptococcus pneumoniae – Uma das bactérias causadoras da pneumonia bacteriana.

  • Treponema pallidum  Bactéria causadora da sífilis.

  • Vibrio cholerae – Bactéria causadora da cólera.



"Bactérias causadoras de doenças
As bactérias são organismos formados por uma única célula (unicelulares), que se caracteriza pela ausência de um núcleo definido (procariontes). A organização celular desses seres é bastante simples, não sendo observadas organelas membranosas. As bactérias podem ser encontradas de forma isolada ou formando colônias.

As bactérias são encontradas em vários ambientes, tais como água, solo e até nos seres vivos. São muito úteis para os seres humanos, apresentando importância ecológica, industrial e até mesmo médica. Entretanto, muitas também causam doenças."


"Geralmente, as bactérias causam doenças por meio da produção de toxinas, as quais podem ser endotoxinas ou exotoxinas.

Endotoxinas: estão localizadas na membrana externa de algumas bactérias. Essas bactérias liberam as endotoxinas apenas quando morrem e suas paredes celulares são desfeitas. Como exemplo de bactérias que possuem esse tipo de toxina, podemos citar a Salmonella typhi, responsável por causar a febre tifoide.

Exotoxinas: são produzidas e secretadas pelas bactérias. Um exemplo de bactéria que produz esse tipo de toxina é a Vibrio cholerae, responsável por causar a cólera.

→ Sintomas de doenças causadas por bactérias
Os sintomas das doenças bacterianas são variados e dependem da bactéria causadora da doença. A seguir vamos mostrar alguns sintomas comuns em doenças bacterianas e também com qual doença o sintoma está relacionado.""Febre: um sintoma comum em diversas doenças, não só nas bacterianas. São exemplos de doenças bacterianas que causam febre: febre maculosa, tuberculose e coqueluche.

Tosse: algumas doenças bacterianas causam tosse, como é o caso da coqueluche, tuberculose e pneumonia.

Diarreia: são exemplos de doenças bacterianas que podem causar diarreia a cólera e a disenteria. Nesse ponto, é importante destacar que cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças diarreicas causadas por bactérias.

Vômitos: podem ser desencadeados por várias doenças bacterianas, como a cólera e a disenteria.

Espasmos musculares: o tétano é uma doença que pode causar fortes espasmos musculares.

Lesões na pele com alteração da sensibilidade: a hanseníase é uma doença bacteriana que causa diminuição da sensibilidade.

Ardência ao urinar: infeções urinárias podem desencadear ardência ao urinar. Além disso, a gonorreia é também responsável por causar esse sintoma.

→ Tratamento de doenças causadas por bactérias
Grande parte das doenças bacterianas é tratada com uso de antibióticos, substâncias que atuam matando ou impedindo que as bactérias multipliquem-se. Apesar de o surgimento dos antibióticos ter mudado o rumo da medicina e salvado muitas vidas, se não usados corretamente, esses medicamentos podem ser responsáveis pela seleção de bactérias resistentes.

O maior problema está no fato de que muitas pessoas interrompem o tratamento quando se sentem melhores, não utilizando o antibiótico por tempo suficiente. Inicialmente o antibiótico mata as bactérias mais frágeis e, com o tempo de uso, consegue eliminar as mais resistentes. Se o antibiótico é interrompido, as bactérias resistentes multiplicam-se e causam o retorno dos sintomas."
"Para evitar esse problema, é fundamental utilizar antibióticos apenas com recomendação médica e obedecer aos horários e ao tempo de tratamento. Além disso, é fundamental acondicionar o antibiótico em local adequado e não fazer uso do medicamento fora do prazo de validade."
"Prevenção de doenças causadas por bactérias
As doenças bacterianas podem ser adquiridas de diferentes formas. Algumas patologias são transmitidas por bactérias presentes na água; outras, por bactérias presentes nos alimentos, no ar e até mesmo por meio de relação sexual. Temos ainda aquelas transmitidas por outros organismos, como pulgas e carrapatos.




Diante de tantas formas de transmissão, várias atitudes devem ser tomadas para evitar a contaminação por bactérias patogênicas. São formas de prevenção:
Beber água somente filtrada e tratada;
Lavar sempre bem os alimentos;
Lavar sempre as mãos;
Utilizar camisinha em todas as relações sexuais;
Tratar os doentes;
Vacinar-se."

Meios de transmissão de doenças causadas por bactérias

As doenças causadas por bactérias podem ser transmitidas de diversas formas, tais como:

  • Ingestão de alimentos e água contaminada por bactérias: pode-se citar a cólera e o botulismo.

  • Pelo ar: pode-se citar a tuberculose, hanseníase e coqueluche.

  • Via sexual: pode-se citar a gonorreia e a sífilis.

Leia também: Doenças relacionadas com a água

Sintomas de doenças causadas por bactérias

Várias são as doenças causadas por bactérias, portanto, não  sintomas específicos que sugerem uma doença bacteriana. Os sintomas dependerão da bactéria adquirida e também da parte do corpo afetada. A seguir citaremos algumas doenças causadas por bactérias e os sintomas que elas causam:

  • Botulismo: O botulismo pode causar, entre outros sintomas, fraqueza muscular, vômitos, tremores, boca seca e dificuldade de engolir.

  • Tétano: O tétano pode desencadear sintomas como rigidez muscular, espasmos musculares e dificuldade de engolir

  • Hanseníase: A hanseníase é uma doença bacteriana que se destaca por causar lesões na pele que são caracterizadas pela redução ou ausência da sensibilidade.

  • Gonorreia: A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível e pode causar ardência ao urinar e provocar corrimento uretral no homem, e corrimento vaginal e sangramento intermenstrual na mulher.

  • Cólera: A cólera desencadeia diarreia, pode provocar vômitos, dores abdominais, cãimbras e desidratação.

  • Meningite meningocócica: A meningite pode causar febre alta, náuseas, vômitos, dores musculares, rigidez no pescoço ou na nuca.

    Tratamento de doenças causadas por bactérias 

    A seleção das bactérias resistentes a antibióticos acontece, principalmente, devido ao tratamento por um período de tempo incorreto e/ou doses inadequadas. O uso do antibiótico leva inicialmente à redução da população daquelas bactérias mais frágeis, que são mais facilmente eliminadas. Com o tempo, aquelas bactérias mais resistentes também vão reduzindo no organismo do paciente. Caso o paciente interrompa o uso, antes do período adequado, essas bactérias mais resistentes, que ainda não foram eliminadas, permanecem no organismo, reproduzem-se e passam sua característica para as descendentes.

    Diante do aumento crescente de cepas de bactérias resistentes, alguns cuidados devem ser tomados quando o assunto é antibiótico, tais como:

    • Nunca utilizar antibióticos sem recomendação do médico ou do dentista;

    • Obedecer aos horários recomendados pelo médico ou dentista;

    • Nunca interromper o tratamento;

    • Nunca aumentar ou diminuir a dose sem conhecimento do médico ou dentista.

  • As doenças causadas por bactérias, de uma maneira geral, são tratadas com o uso de antibióticos, que são compostos responsáveis por desencadear a morte ou inibir o crescimento desses micro-organismos. Atualmente, porém, o uso dessas substâncias tem ocorrido de maneira desordenada, desencadeando a seleção de bactérias resistentes.

Doenças Causadas por Fungos

Micose é o nome genérico que caracteriza várias doenças causadas por fungos.

Os fungos causadores de doenças buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas.

As micoses são tratadas com antimicóticos ou antifúngicos.

Transmissão

Os fungos estão presentes nos mais variados ambientes. Assim, a transmissão de doenças causadas por causadas por fungos pode ocorrer de vários modos.

As principais formas de favorecer o surgimento de micoses são:

  • Andar descalço;
  • Usar roupas úmidas por um longo tempo;
  • Utilizar roupas, meias e calçados de material sintético;
  • Utilizar chuveiros públicos, lava-pés, piscinas ou saunas;
  • Compartilhar alicates de cutículas, tesouras e lixas não esterilizadas corretamente;
  • Não enxugar a pele adequadamente, sobretudo entre os dedos dos pés, virilha e embaixo das mamas.

Sintomas

Geralmente, os sintomas se manifestam na forma de alterações na cor e na textura da pele, além de coceiras.

Como os esporos dos fungos podem ser inalados, em alguns casos, podem surgir irritações no sistema respiratório como alergias, rinites e bronquites.

Prevenção

As doenças causadas por fungos podem ser evitadas através das seguintes atitudes:

  • Evitar andar descalço. Em praias, o ideal é utilizar chinelos;
  • Não compartilhar toalhas de banho com outras pessoas;
  • Após o banho, o ideal é enxugar-se bem. Especialmente, entre os dedos;
  • Utilizar roupas íntimas, preferencialmente, de tecido de algodão, que não retêm a umidade;
  • Não utilizar roupas molhadas por muito tempo;
  • Usar material próprio em manicures.

Principais doenças causadas por fungos

As principais doenças causadas por fungos que acometem os seres humanos são:

Frieiras

Um tipo de infecção comum entre os dedos dos pés. Ocorre quando eles ficam úmidos e abafados, devido ao uso prolongado de calçados fechados. Elas causam vermelhidão, coceira e rachaduras.

Pano Branco

É uma doença muito comum, recebe esse nome porque apresenta-se como manchas brancas e descamativas na pele. Geralmente, surgem nos braços, ombros, pescoço e rosto.Candidíase

A candidíase é causada por fungos do gênero Candida. É caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolas brancas que formam placas, principalmente na língua. Neste caso, também é chamada de sapinho. É comum em crianças.

Também pode se manifestar na região vaginal, provocando coceiras, sensação de ardência e secreção de corrimento de cor esbranquiçada.

Histoplasmose

É uma doença causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, encontrado nas fezes de morcegos. A doença é transmitida pela inalação dos esporos do fungo presentes no ar.

Os doentes apresentam problemas respiratórios, tosse, febre e dores musculares.

5 DOENÇAS GRAVES CAUSADAS POR FUNGOS

Bicho geográfico, micose e pano branco são alguns exemplos de doenças causadas por fungos. Embora sejam muito incômodas, essas condições podem ser consideradas de baixo risco e possuem tratamento simples. Porém, existem algumas doenças fúngicas graves que podem até mesmo apresentar risco de morte.

Fungos são seres eucarióticos, que possuem uma estrutura de vida bastante simples. Existem inúmeros tipos de fungos. Alguns são utilizados na culinária, na produção de vinhos e de fermento. Outros são fundamentais para a fabricação de medicamentos, como é o caso do fungo Penicillium chrysogenum, usado na elaboração da penicilina. Mas não podemos deixar de destacar os fungos nocivos à saúde.

No post de hoje, preparamos uma lista com 5 doenças graves causadas por esses seres. Confira!

1. Meningite fúngica

Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. A doença é causada por fungos cryptococcus, e o contágio ocorre pela inalação do ar com pequenas células contaminadas. A doença é bastante preocupante e apresenta risco de morte, principalmente para pacientes com HIV, pessoas debilitadas e com baixa imunidade.

2. Peniciliose

É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. A doença é considerada grave, pois pode atingir diversos órgãos vitais do corpo, como o pulmão, os rins e fígado. A Peniciliose é especialmente perigosa para pessoas soropositivas e com baixa imunidade, pois essas condições favorecem que a infecção se espalhe pelo organismo. O tratamento é realizado a partir da administração de medicamentos antifúngicos.

3. Histoplasmose

A Histoplasmose é uma doença fúngica que atinge, principalmente, o pulmão do paciente infectado. O fungo Histoplasma capsulatum, causador da doença, é encontrado nas fezes de morcegos e pássaros, e a doença é transmitida por meio da inalação de esporos do fungo presentes no ar.

Pacientes com câncer, HIV ou idosos estão mais suscetíveis a desenvolverem a forma severa da infecção, que pode levar a problemas no coração e meningite.

4. Candidíase

Considera-se candidíase todas as infecções causadas pelas espécies do fungo Candida. Essas infecções podem ocorrer em diversas áreas do corpo, como a genitália feminina, genitália masculina, pele, boca e esôfago.

Por se tratar de uma doença bastante comum, muitas pessoas negligenciam o seu tratamento, o que é muito perigoso. A candidíase pode chegar ao sangue e espalhar-se pelos órgãos vitais, podendo ser fatal.

5. Onicomicose

É difícil imaginar que algo simples, como uma micose na unha, pode representar um grande perigo para sua saúde. A infecção fúngica nas unhas é bastante comum e deve ser tratada assim que surgirem sintomas como unhas frágeis, deformadas e quebradiças ou dor nos dedos.

A melhor forma de prevenir doenças causadas por fungos é evitar a exposição a ambientes poluídos, não usar roupas muito apertadas no calor, não permanecer durante muito tempo com roupas úmidas e enxugar bem todas as partes do corpo após o banho.

E você, conhece mais alguma maneira de prevenir doenças causadas por fungos? Compartilhe conosco nos comentários abaixo e ajude mais leitores a se prevenir!


Exercicios Fungos

Nenhum comentário:

Postar um comentário