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9º Ano - Conteúdo do 2º bimestre

Inicio do 2º Bimestre

UNIDADE TEMÁTICA: MATÉRIA E ENERGIA

AS RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA NO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES 

Hoje em dia existem muitas maneiras de produzir e transmitir uma informação, por diversos meios e para diferentes públicos, no mundo todo. Um destes recursos, que vem ganhando destaque, é o podcast. Reflita sobre a questão a seguir e compartilhe sua resposta com a turma: 

Você utiliza o podcast para acessar e/ou veicular informações? Sobre qual(is) assunto(s)? 

Nesta atividade pesquisem na internet alguns sites e plataformas que disponibilizam podcasts referentes ao tema Tecnologia. Escolha um podcast, ouça quantas vezes julgar necessário e responda as questões a seguir no seu caderno:

1. Qual podcast você escolheu? Registre o título, autor e/ou autoras, onde está disponibilizado, link e data de acesso. 

2. Faça um pequeno resumo sobre o tema abordado no podcast. 

3. Pensando no podcast como um meio de comunicação, reflita como o desenvolvimento científico e tecnológico possibilita sua produção, transmissão, captação e acesso. Faça uma pesquisa na internet, em livros didáticos ou outras fontes para embasar sua resposta. 

4. Escreva um pequeno texto ou produza um podcast (pense em quais tecnologias você vai precisar para isso) que comunique suas conclusões sobre as seguintes questões: 

• Você acredita que atualmente todas as pessoas têm a mesma possibilidade de acesso às informações? 

• Como as informações veiculadas hoje em dia são produzidas? Podemos dizer que todas as informações que recebemos são confiáveis? 

• De que forma cada pessoa pode buscar e acessar informações confiáveis e relevantes sobre seus assuntos de interesse.

SITUACÃO DE APRENDIZAGEM 1

TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Prezado(a) estudante, as atividades desta situação de aprendizagem visam auxiliar no aprofundamento das habilidades e no processo investigativo que prevê que, ao final dos estudos, você consiga investigar e argumentar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas por melo de atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, como auxilio de informações e meios de veiculação associados aos princípios éticos envolvidos.

ATIVIDADE1-LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS

Antes de entrar na atividade propriamente dita, faça uma lista de palavras que estão presentes nos dois textos a seguir que você não reconhece ou não entende, e faça uma busca de seus significados utilizando o dicionário ou a internet.

Para construímos argumentos para discutir a relação da Ciência e Tecnologia no nosso cotidiano, um dos aspectos a considerar é sobre o avanço da tecnologia associada ao desenvolvimento das aplicações de diversos tipos de radiações, que por meio de evidências trouxeram benefícios e maléficos à saúde das populações, tanto humanas quanto a dos demais seres vivos.

Leia os textos abaixo e siga as orientações de seu(a) professor(a) para iniciarmos nossos estudos: 

Centro de Tecnologia das Radiações

O Centro de Tecnologia das Radiações- CETER é pioneiro nas atividades voltadas para aplicações da tecnologia das radiações no pais e possui um histórico de realizações importantes, nos mais diversos segmentos das industrias, da saúde e do meio ambiente. O dinamismo em desenvolver novas tecnologias associadas aos avanços de outras áreas é uma das características da aplicação das radiações e radioisótopos. Tradicionalmente, o CETER vem acompanhando essa tendênciatornando-se referência na inovação de aplicações da tecnologia nuclear, com alto impacto no futuro da agricultura, saúdeindústria e na preservação do meio ambiente. As atividades de pesquisa e os investimentos realizados no CETER revertem na produção de conhecimento cientifico, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e geração de produtos e serviços para a sociedade brasileira. AS atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) utilizando a tecnologia das radiações e radioisótopos estão voltadas aos clientes dos mais diversos segmentos: industrias químicaspetroquímicas, de embalagens, farmacêuticas, automobilísticas alimentíciasagrícolamecânica pesada, saneamento básico, além das universidades, instituições de pesquisa, clinicas e hospitais. Hoje, o CETER tem posição de destaque no pais, dando suporte a comunidade local, na utilização da radiação e radioisótopos para diversas aplicações.

As Faces da ciência e da tecnologia

Fara não tomarmos posições impensadas de supervalorizar ou não os pontos positivos ou negativos dos efeitos e repercussões da ciência e da tecnologia no comportamento humano, é importante que tenhamos claras as diferentes faces que elas assumem nas suas estreitas relações coma vida cotidiana de todos nos. Os aparatos, maquinas ou instrumentos, produtos da atividade científica, não são maus nem bons, nem positivos nem negativos em si mesmos. Nem poderíamos tomar este caráter irracional em tal análise porque estaríamos sendo animistas e inconsequentes, atribuindo a uma construção do próprio ser humano um comportamento que não lhe é pertinente. O que se pode e deve analisar, no entanto, é o uso que se faz destes aparatos, máquinas e processos que, al sim, pode trazer resultados negativos ou positivos, bons ou maus para a vida humana. E inegável a contribuição que a ciência e a tecnologia trouxeram nos últimos anos. Porém, apesar desta constatação, não podemos Confiar excessivamente nelas, tornando-nos cegos pelos confortos que seus aparatos e dispositivos técnicos nos proporcionam cotidianamente. Isso pode ser um resultado perigoso porque, nesta anestesia que o
deslumbramento da modernidade tecnológica nos oferece, podemos nos esquecer que a ciência e a tecnologia incorporam questões sociais, éticas e politicas. E importante ter sempre presente que nem tudo que se pode fazer tecnicamente, deve-se fazer moralmente. Estas preocupações, estas relações e as diferentes interpretações que Criamos no tocante aos verdadeiros fins da tecnologia e o seu caráter neutro, que muitos lhes querem atribuir no sentido de afastá-las das questões de ordem social e politica, têm sérias repercussões na forma como os conhecimentos são construídos nas escolas. (.) Os choques provocados por muitas novidades e acontecimentos relacionados à tecnologia podem ajudar a compreender o que se passa na sociedade atual. Avião a jato, forno de microondas, tomografia computadorizada, clonagem, internet, microcirurgia a laser, cateterismo, celulares e
Smartphones, Pentium, etc. (..) Mas a sua contemporaneidade com a nossa vida particular é que deve majorar o seu impacto, elevando a sua importância relativa. Sugestão para encarar as novas tecnologias e trabalhar os seus impactos sem medos e sem ufanismos: cautela, uma boa dose de reflexão de suas vantagens e limitações, e acima de tudo uma contextualização das suas implicações. Se a revolução industrial causa problemas até hoje sentidos-poluição, degradação ambiental, acumulação de capital, exploração de trabalho humano. ela também permite confortos dos quais ninguém quer abdicar- medicamento, televisão, caro, telefone, geladeira
Se a imprensa desempregou os monges copistas, ela também permite hoje que cada aluno tenha o seu livro, que todos possam ler jornais diariamente e que se montem bibliotecas em cada cidade ou em cada escola.

Selecione as palavras que você não entendeu e pesquise seus significados. 

Após a leitura dos textos, escreva suas considerações sobre os avanços tecnológicos e como estes avanços influenciam positiva e negativa-
mente na vida das pessoas
.

Leitura e análise de imagem


1 Após a observação da charge, quais Considerações você pode fazer sobre os avanços tecnológicos e como estes influenciam na vida das pessoas

2 Para você, qual o objetivo da charge apresentada?

3 Você acredita que o acesso à informação pode influenciar no modo de vida das pessoas? Por quê?

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS?

Nesta Situação de Aprendizagem vamos estudar as proporções que existem entre os reage
e os produtos envolvidos em uma transformação química. Para começar, reflita sobre as questões
seguir e depois compartilhe suas conclusões com os(as) colegas.

O que é uma transformação química (ou reação química)?
Qual é a diferença entre transformação química e transformação física?
Quais indícios mostram que uma reação química ocorreu?
Você reconhece alguns exemplos de reações químicas que são realizadas no dia a dia?
Em uma reação química, o que chamamos de reagentes e de produtos?

ATIVIDADE 1

TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA NA QUEIMA DE UM MATERIAL

Entre as transformações químicas existentes, iniciaremos nossos estudos analisando O processo da queima de um material combustível (fosforo, papel e algodão) para então discutir sobre o que está acontecendo com o material queimado. 

Faça este experimento e registre suas observações.

Queime uma porção bem pequena de um combustível e observe atentamente o que acontece durante esse processo.

Ao fazer a queima dos materiais sugeridos:

o que você imagina que acontece microscopicamente com a matéria durante uma reação química?

Os átomos mudam? Perdem-se? Há ganho de átomos durante uma reação?

A partir das considerações realizadas sobre o que vocês já conhecem ou identificaram nessa
discussão proposta, vamos prosseguir nossos estudos, investigando o comportamento dos átomos durante uma reação química.

ATIVIDADE 2

LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS

6

Veja a equação química da queima do carvão:
CO(s)+O2(g) CO2(g)

A equação representa uma reação de combustão, pois o gás oxigênio (comburente) está reagindo com o carvão (combustível, formado por átomos de carbono), produzindo dióxido de carbono
(também chamado de gás carbônico) e liberando energia.
Agora observe a representação da mesma reação química a partir de um modelo de esferas:


Considerando o experimento de combustão, analisar as duas representações acima e registrar em seu caderno as suas considerações:

a) Descreva o que você interpretou na leitura das formas de apresentar e representar uma equação, num processo de reação química. Comente sobre os exemplos representativos apresentados. Explique o que você entendeu sobre o que aconteceu com os átomos de oxigênio e de
carbono durante a reação.

b) O cientista Antoine Laurent de Lavoisier que apresenta a Lei da Conservação das Massas,
descreveu a seguinte ideia em seus estudos:

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
A partir das discussões sobre o experimento e da analise do modelo de esferas, busque descrever a fundamentação teórica que explica a Lei de Lavoisier.

ATIVIDADE 3

LEI DAS PROPORÇÕES CONSTANTES

Reflita sobre a questão a seguir e converse com seus(suas) colegas sobre suas conclusões
O que acontece se a quantidade de ingredientes usada para fazer um bolo não for respeitada?
A partir da discussão mediada por seu professor(a) vocês irão discutir sobre a importância de
analisar as variáveis, Ou seja, os fatores que podem ou não influenciar num processo quando há interação de materiais.

ETAPA 1 CONHECENDO A LEI DE PROUST

Outra lei, que nos ajuda a compreender uma transformação química, é a Lei das Proporções
Constantes ou Lei das Proporções Definidas, desenvolvida pelo químico francês Joseph Louis Proust.
Ao aplicar a Lei das Proporções Constantes em diferentes experimentos de uma reação química,
observamos que as massas de reagentes e produtos devem ser proporcionalmente as mesmas, ou
seja, se for utilizado o dobro de algum reagente, é necessário dobrar a quantidade em massa dos outros
reagentes que compõem a reação química, para, consequentemente, produzir o dobro de produto.

ETAPA 2-ANALISANDO DADOS EXPERIMENTAIS

No quadro a seguir, estão apresentados dados de massa medidos antes e depois da reação
química entre os gases hidrogênio e oxigênio, realizada três vezes, em sistema fechado.
Observe os dados de massa, em cada experimento, e responda em seu caderno:

                                                                          
                                                                         


 1º experimento

 Gás Hidrogênio            (reagentes)             4g

 Gás Oxigênio             (reagentes)                 32g

  Água (produto)

36g

 2º experimento

 8g

 64g

 72g

 3º experimento

 12g

 96g

 108g


Descreva o que a tabela está mostrando.

O que está acontecendo nos 3 experimentos?

.Existe alguma relação matemática entre os três experimentos?
Qual é a relação entre as massas do 1° e do 2º experimento?
Qual é a relação entre as massas do 1° e do 3° experimento?
Com base nos dados do sistema fechado, você consegue enunciar uma "lei" que explica os resultados?
Será que é só misturar os reagentes para termos um produto? Ou será que existe quantidade adequada para que aconteçam as reações químicas?

ATIVIDADE 4

SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS

Produza um texto, em seu caderno, explicando o que você aprendeu com esta atividade. Você
pode utilizar esquemas ou representações gráficas para explicitar melhor suas conclusões.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4-AS CORES DA LUZ

Para iniciar o estudo sobre as cores da luz e de objetos, converse com seus colegas sobre as
seguintes questões e depois, conforme a orientação de seu(sua) professor(a), socialize suas respostas.
Por que vemos diferentes cores?
Quais são as condições necessárias para a ocorrência do arco-íris?
Em que situações cotidianas vocês já observaram fatos semelhantes ao arco-íris?
Quais cores podem ser identificadas na formação do arco-íris?

ATIVIDADE 1: PERCEBENDO AS CORES DA LUZ

Nesta atividade propomos um experimento que evidencie as cores da luz. Converse com seu(sua)
professor(a) sobre a melhor maneira de realizar a atividade e mãos à obra!

Materiais necessários:

CD ou DVD inutilizados;
fonte de luz (lâmpada ou LED de luz branca, lamparina);
fita isolante;
tesoura,
prendedores de roupa.

Orientações: para realizar esta atividade, siga as orientações de seu(sua) professor(a). A seguir estão
imagens de CDs ou DVDs, que poderão ser utilizados no experimento.

Procedimentos:

Na borda do CD ou DVD, faça um corte de aproximadamente 1 cm, de O que seja possível dividir as camadas do disco, separando dele a parte reflexiva, ficando apenas com a parte transparente do disco, que possui uma cor arroxeada. Tape o orifício central do disco com fita isolante
ou outro material opaco. Utilize o prendedor de roupas como um cabo para segurar o disco, como se fosse o cabo de uma lupa.

ATENÇÃO!

Tome cuidado para não sobrar restos de tinta reflexiva na parte transparente que será utilizada. Você pode remover essa tinta com o uso de fita adesiva, colando-a sobre a tinta e
removendo-a na sequencia
Em ambiente escuro, acenda a lâmpada ou lanterna e observe sua luz através do disco transparente, aproximando e afastando o disco da fonte de luz, de modo a identificar o maior numero
possível de cores formadas através da passagem da luz pelo disco. Durante a atividade, se possível, utilize diferentes tipos de fonte de luz e veja qual fonte forma o maior número de cores ao atravessar o disco.
No decorrer da atividade, registre as cores identificadas e as sequências de cores observadas,
isso pode ser feito através de registros fotográficos, sem o uso do flash, ou por desenhos representativos.

Após o desenvolvimento da atividade, responda à seguinte pergunta em seu caderno, "Por que,
a partir de uma luz branca, diferentes cores surgiram?
a) Compare as respostas dadas sobre as cores do arco-íris registradas no início da aula e as
Cores observadas na atividade realizada, destacando as semelhanças observadas e a sequencia de cores.
b) Discuta com a turma o que o fenômeno de formação do arco-íris tem em comum com a atividade realizada, salientando o fato de a luz sofrer refração ao passar de um meio material pardo
Outro e, em função disso, se decompor em diversos feixes de luz de cores variadas.

ATIVIDADE 2: PERCEBENDO AS CORES DE UM CORPO

No cotidiano, percebemos objetos de cores variadas. Converse com seus colegas sobre as seguintes questões e depois, conforme a orientação de seu(sua) professor(a), socialize suas resposta
Quais fatores podem influenciar a percepção que temos das cores de um objeto?
De que modo a cor da luz pode alterar a percepção visual que temos da cor de um corpo
Nesta atividade, você vai realizar um experimento que evidencia como percebemos as cores
Objetos. Converse com seu(sua) professor(a) sobre a melhor maneira de realizar a atividade e mãos a obra.

Materiais necessários:

suporte com bocal para lâmpadas;
lâmpada de LED nas cores vermelha, verde e azul;
réguas de plástico de 30 cm
folhas de papel branco A4;
tintas foscas nas cores vermelha, verde e azul

Procedimentos:

Numa folha de papel branco, desenhe três retângulos separados com medida média de 5 cm x 8 cm.
Pinte os retângulos nas cores vermelha, verde e azul, utilizando para isso as tintas foscas
Em um local escuro, ilumine com luz vermelha a folha de papel com os retângulos coloridos e
responda às seguintes questões:

a) Que cores apresentam os retângulos coloridos iluminados apenas coma luz de cor vermelha?
b) E fácil diferenciar as partes brancas do papel do retângulo pintado de vermelho, quando iluminados pela luz também vermelha?

Repita o procedimento anterior, utilizando as luzes de cor verde e azul e anote as cores apresentadas pelos retângulos em cada situação.
Após a finalização do experimento, reflita sobre o que você observou e responda:
De que modo a cor da luz pode alterar a percepção visual que temos da cor de um corpo?
Agora com a colaboração do(a) professor(a) e dos(as) colegas de classe, leia e discuta o texto a
seguir:

Os padrões de cores

As cores vermelho, verde e azul compõem o padrão RGB (Red, Green e Blue) e são consideradas
as cores primárias da luz. A mistura de duas cores primarias resulta em uma cor secundária. No
padrão RGB, as cores secundárias são o amarelo, o ciano e o magenta.
As cores vermelho, amarelo e azul compõem o padrão RYB (Red, Yellow, Blue) de cores primárias
pigmentadas, que é o modelo utilizado principalmente na mistura de tintas para pinturas e artes
plásticas. Atualmente, por meio de estudos científicos, foi comprovado que este modelo não é
eficaz na composição de todas as tonalidades de cores possíveis, principalmente quando se
Considera as cores formadas na decomposição da luz. Devido a esse fato, a moderna teoria das
Cores adota como cores primárias da luz o vermelho, O verde e o azul, Conhecido como padrão
HGB (Red, Green, Blue), e como cores secundárias o ciano, o magenta e o amarelo.
padrão RGB é utilizado nas fontes de luz e imagens como televisores, monitores, lanternas e
luminárias e também nas tintas utilizadas nas impressoras. Nas impressoras, se utiliza a combinação
Ciano, magenta, amarelo e preto, conhecida Como sistema CMYK, com o qual e possível imprimir imagens Com a maior variedade possível de tonalidades. Vale atentar também para outras formas
e composição da luz presentes no dia a dia, como o arco-íris, resultado da decomposição da
a por gotículas de água, ou as diferentes cores que vemos nas manchas de óleo e nas
bolhas de sabão.

ATIVIDADE 3: SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS

Nesta situação de aprendizagem foi possível verificar que a cor de um corpo é influenciada nela
cor da luz que o ilumina. Dessa maneira, podemos diferenciar a cor-luz (radiação emitida por uma fon-
te de luz) da cor-pigmento (cor refletida pelos objetos, percebida pelos nossos olhos).
Retome os registros que você fez nas atividades, escreva em seu caderno um pequeno texto e
grave um áudio (ou um vídeo) resumindo tudo que você aprendeu sobre as cores da luz e dos objetos

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5

A TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DA IMAGEM E DO SOM

ATIVIDADE 1: OBSERVANDO FENÔMENOS

Observe a imagem a seguir, reflita sobre as questões apresentadas e registre suas conclusões.

Ao observarmos essa imagem, que fenômeno está ocorrendo?
O que acontece na superfície da água quando jogamos uma pedra em um lago?
Podemos associar o som que ouvimos com o que observamos nessa imagem?
Como o som chega até nós?
Após essas reflexões iniciais, mediadas por seu(sua) professor(a), vamos ampliar
nossa investigação sobre os fenômenos do cotidiano.

Aqui temos mais algumas reflexões para serem discutidas:

Os líquidos se Você já esquentou alimento no forno de micro-ondas? Já observou como os líquidos se comportam durante o funcionamento do equipamento?
Você já fez um exame de Raio X? Já utilizou um controle remoto?
Como funcionam estes equipamentos?

ATIVIDADE 2: IDENTIFICANDO O FUNCIONAMENTO DAS ONDAS

Faça a leitura do texto a seguir.


A propagação das ondas

Quando alguém ou alguma coisa produz uma vibração ou perturbação no ar ou em algum corpo ou
objeto, causa uma oscilação que se propaga de um ponto a outro sob a forma de pulsos. Esse pulso dá
origem ao que chamamos de ondas. 

Um exemplo de onda e o realizado pela movimentação de uma corda. NO Instante em que a corda é acionada na extremidade esquerda, observa-se o surgimento de oscilações na corda que se propagam até a extremidade direita. Se colocamos um objeto qualquer em cima desta corda, ele não ira se movimentar para a direita, mas ficará oscilando no mesmo local, mostrando que o
que se move e a energia gerada no ponto inicial, conforme mostra a figura a seguir:


O chamado "efeito domino e outro bom exemplo para mostrar como uma onda transporta energia. Se 
uma pessoa dispor um numero qualquer de dominós enfileirados e derrubar a primeira peça, a segunda é derrubada a seguir. A perturbação causada pela pessoa ao derrubar a primeira peça de dominó fará com que esse efeito perdure, ate alcançar a última peça. E importante notar que a primeira peça não saiu do lugar: o que se propagou foi a energia aplicada pela pessoa na primeira peça até derrubar a ultima peça.

A partir da leitura, retome as respostas das questões da atividade 1 e verifique se você pode mudar ou ampliar alguma resposta.

ATIVIDADE 3: TIPOS DE ONDAS

Nesta atividade, vamos estudar diferentes tipos de ondas e como elas interagem com os meios
de propagação.


O texto a seguir e, com a orientação de seu(sua) professor(a), discuta este tema com seus
Colegas em uma roda de conversa.

Conforme sua natureza, as ondas podem ser classificadas em ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. As ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio, por isso a onda mecânica não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos de propagação de ondas mecânicas são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.

As ondas eletromagnéticas são geradas por cargas elétricas oscilantes, e sua propagação não
depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios
materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as micro-ondas. Todas as ondas eletromagnéticas têm em comum a sua velocidade de propagação no vácuo, próxima a 300.000.000 m/s.


Ondas Mecânicas e Ondas Eletromagnéticas
Um exemplo são as ondas de rádio digital, que podem ser transmitidas por satélites, localizados no espaço, que captam e distribuem o sinal das emissoras para diversas regiões do planeta. Esse tipo de transmissão pode acontecer em tempo real porque as ondas eletromagnéticas viajam pelo espaço com velocidade aproximada de 300.000.000 m/s e, desse modo, as ondas de rádio são geradas pelas emissoras e captadas pelos receptores em fração de segundos, pois as distâncias em questão são relativamente pequenas quando comparadas à velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas.


Existem outras situações cotidianas nas quais utilizamos diferentes tipos de ondas?
Com quais finalidades?


Desafio: Você é capaz de identificar tipos diferente de ondas?

Utilize setas para relacionar o tipo de onda a cada meio apresentado:


 Pandeiro

 Violão
 Micro-ondas
 Onda da praia
 Controle remoto
 Bluetooth
 Wife
 Raio x
 U ltrasom
Radio
TV

     

            Onda                 Eletromagnética


       Onda Mecânica


ESTUDANDO A PROPAGAÇAO DO SOM


LEITURA DE TEXTO


Leia o texto a seguir para saber mais sobre a propagação do som.


Assim como a luz, o som faz parte de nosso mundo e esta presente o tempo todo a nossa volta.

Isso é tão comum que, as vezes, nem percebemos que estamos cercados pelos mais variados tipos de som: a chamada de um celular, a buzina de um automóvel, uma batucada, a risada de um amigo, o ruído de uma britadeira, o bater de uma porta, um trovão, a música ouvida de um smartphone. Estamos imersos em um mundo sonoro. Mas O que é som? O que todos os sons tem em comum?

Quando um smartphone toca, a vibração de seu pequeno alto-falante faz que o ar ao seu redor também comece a vibrar. O mesmo ocorre quando acionamos a buzina, damos uma risada, tocamos um instrumento: o ar do entorno começa a vibrar. Essas vibrações ou ondas sonoras são transmitidas pelo ar ou por outro material, como a água, para todas as direções, até chegar a nossas orelhas, especificamente a uma membrana chamada tímpano.

Os tímpanos são extremamente sensíveis e podem detectar diferenças muito pequenas nessas perturbações: Quando você fala A, o ar vibra de um jeito; quando você fala B, vibra de Outro. Dentro da orelha, o tímpano esta em contato direto como ar. Assim, as vibrações do ar sensibilizam a membrana timpânica, que começa a vibrar.

Se, por um lado, o tímpano esta em contato com o ar, por outro esta em contato com estruturas o som que escutamos internas da orelha, responsáveis por amplificar e transmitir as vibrações ate o cérebro. A vibração do ar que chega ao tímpano e transmitida ate as estruturas internas da orelha. A ultima delas, um tubo em toma de caracol, do tamanho de uma ervilha e conhecido como cóclea, transforma as vibrações em sinais elétricos que viajam pelo nervo auditivo ate as regiões do cérebro responsáveis pela audição. O cérebro, então, recebe e interpreta os sinais numa tração de segundo, e a  (perceber/ identificar um som) e o resultado final de todo o processo descrito anteriormente. O som e uma forma de energia transmitida com a vibração das partículas que formam um matinal. Esse tipo de energia e especial, pois apenas passa pelo matinal, sem transporta-lo junto. Além disso, sem a presença de um material, as ondas sonoras não podem ser transmitidas; porSS0, no vácuo não há transmissão de vibrações sonoras. O som pode ser transmitido por materiais nos diferentes estados físicos. 


ETAPA 2-EXPERIMENTO

Após a leitura do texto, você pode criar para um experimento a partir da brincadeira do "telefone com fio'". Para este experimento, você precisara de barbante, tesoura, copo de plástico resistente ou lata de metal.

Obs.: Se optar pela utilização de lata de metal, acrescente ao material um prego e um martelo.  Durante o processo de construção e utilização do "telefone com fio, dividam as tarefas entre e componentes da dupla: enquanto um(a) registra o passo a passo do experimento, o(a) outro(a) Trabalha na Sua construção. Lembre-se de trabalhar de forma cooperativa e colaborativa mantendo na boa relação entre os(as) colegas.

Procedimentos:

Escolha um(uma) colega de turma para formar uma dupla e, na sequência, pegue dois copos
plásticos, fazendo um pequeno furo centralizado no fundo deles, pelos quais seja possivel passar
o barbante.
Corte aproximadamente 5 metros de barbante e enfie cada extremidade (ponta) no furo de cada
um dos copos. De um nó na ponta do barbante até que ele fique preso e não escape do fundo
dos copos.

Entregue a seu(sua) colega um dos copos e afastem-se um do outro até esticar completamente
o barbante que prende os copos.


Utilize agora o equipamento como se fosse um telefone. Um dos lados é o microfone e o outro é
o alto-falante, e vice-versa. Estabeleça um diálogo com seu(sua) colega e observe como o som
se propaga pelo barbante esticado.
Tente agora conversar e ouvir o colega afrouxando um pouco o barbante e observe o que acontece.
Após os testes de funcionamento do "telefone com fio", registre em seu caderno suas considerações sobre o experimento.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

AS RADIACÕES ELETROMAGNÉTICAS

ATIVIDADE 1: ONDAS ELETROMAGNETICAS


Em nosso cotidiano, onde estão as ondas eletromagnéticas?
Participe da discussão citando algum aparelho que emita ondas eletromagnéticas (e lembre os
aparelhos que já foram citados anteriormente). Após as discussões, faça o preenchimento da tabela a seguir, que pode ser realizada em duplas ou grupos.

Preencha a tabela a seguir com aparelhos utilizados no nosso dia a dia que emitem ondas eletro-
magnéticas:

                                Ondas Eletromagnéticas em nosso dia a dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Atenção: não confunda radiação com eletricidade, já que alguns dos aparelhos listados na tabela
podem fazer uso de eletricidade para funcionar.

ATIVIDADE 2: CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETOS E USOS DAS RADIAÇÕES

Nosso próximo passo é colocar em ordem suas respostas dadas à questão proposta.
Dessa maneira, vamos elaborar critérios para a organização e a classificação dos itens listados na
tabela. O objetivo dessa organização é buscar formas de agrupar os aparelhos conforme seus usos,
suas aplicações etc. Uma possibilidade é reunir itens relacionados às telecomunicações, à medicina e
à saúde, à residência, entre outros.
Antes de começarmos, responda à questão a seguir:

Como podemos organizar os diferentes itens listados na tabela?

Preencha uma tabela como a do modelo a seguir com a proposta de classificação dos diferentes
objetos relacionados às ondas eletromagnéticas.

 

Aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas 

 Telecomunicações

 Saúde e Medicina

 Residência

 Outros

 






 

 

 


ATIVIDADE 3: CONHECENDO O ESPECTRO ELETROMAGNETICO                                    

Em atividades anteriores, vimos o que são onda mecânica e onda eletromagnética. Agora, estudaremos o espectro das ondas eletromagnéticas.

Espectro Eletromagnético 

O Espectro Eletromagnético é uma escala de radiações eletromagnéticas. Nele estão 
representados 7 tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz 
visível, ultravioleta, raios X e raios gama. Com exceção da luz Visível, todas as demais ondas 
eletromagnéticas são invisíveis a olho nu. 
No espectro eletromagnético todas as ondas têm a mesma velocidade (3.108 m/s), mas diferem 
em frequência e em comprimento de onda. Quanto maior o comprimento da onda, menor é sua 
frequência e vice-versa. Assim, quando analisamos o espectro eletromagnético percebemos que 
as ondas de radio, as micro-ondas e o infravermelho são as radiações de menor frequência e 
Consequentemente as de menores níveis de energia. 
As ondas ultravioletas, raios Xe raios gama são as radiações de maior frequência e também de 
maiores níveis de energia. As radiações de baixo nível energético são denominadas não ionizantes, pós não modificam a configuração eletrônica dos átomos dos corpos sobre os quais incidem. Já  as radiações que possuem alto nível energético são denominadas ionizantes, pois provocam uma ruptura na organização eletrônica dos átomos dos corpos, arrancando elétrons de sua estrutura. 
A energia de cada radiação eletromagnética pode ser dada em função de sua frequência.  


As diferentes ondas de nosso dia a dia

Eletromagnético podemos reconhecer vários tipos de radiação eletromagnética, algumas podemos ver e outras não. Aquelas que conseguimos ver com nossos olhos são as de luz Visível. E por isso que  que vemos as cores, os objetos, enfim, tudo a nossa volta. Tudo FOIS e, quase tudo, porque existe um outro tipo de "luz" que os nossos olhos não conseguem captar- a luz invisível. Essa "luz e captada pelos rádios, pelos aparelhos de TV, pelo smartphone. Ela "caminha pelo espaço em todas as direções transportando uma grande variedade de informações. E por melo dessas ondas que Os astronautas conseguem se comunicar do espaço com as pessoas aqui na Terra; que o mundo todo consegue assistir à final da Copa do Mundo quase ao mesmo tempo; que a mesma radio pode ser sintonizada tanto na sua casa como na de seus vizinhos. Com um tipo dessas ondas eletromagnéticas, conseguimos "fotografar" nossos ossos, quando tiramos uma "chapa de raio X", ou nosso cérebro, por exemplo, quando realizamos um exame de tomografia computadorizada. Quando passamos protetor solar antes de ir para a praia, estamos protegendo a nossa pele de outro tipo de onda eletromagnética: a radiação ultravioleta (UV). Como vemos, estamos cercados de ondas de diferentes tipos. 

Após a leitura dos textos, anote em seu caderno o que você entendeu e também alguma duvida que possa ter surgido. Com a orientação de seu(sua) professor(a), discuta este tema com seus(suas) colegas.

ATIVIDADE 4: REPRESENTANDO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

Nesta atividade, você vai construir um esquema para representar o conjunto de ondas eletromagnéticas, isto é, o espectro eletromagnético. Seguindo as orientações de seu(sua) professor(a), traga para a aula recortes de jornais, revistas, materiais encontrados na internet etc. que contenham imagens de aparelhos que utilizam ou emitem ondas eletromagnéticas. Pesquise o tipo de onda eletromagnética utilizada ou emitida pelos objetos representados nas imagens e registre em seu caderno as informações. A partir da pesquisae utilizando os recortes, vamos representar o espectro eletromagnético, re- lacionando os aparelhos às faixas de frequência. Ao final, discuta com os(as) colegas semelhanças e diferenças entre os espectros construido por sua turma. 

Materiais:  

papel kraft, 
canetas hidrográficas 
régua; 
fita adesiva; 
recortes 

Procedimentos: 

Com a folha de papel kraft esticada no chão, Taça uma linha no meio do papel, indo de ponta a 
0onta. Construa, como seu grupo, uma escala de forma que todos os valores de frequência do espectro sejam representados. E importante deixar um intervalo de frequência largo (de 20 cm a 30 cm entre 
as potências de 10), para que você possa colar as imagens nas taxas do espectro eletromagnético, 
anotando também suas respectivas frequências. 
Você pode fazer uma busca por imagens na internet para encontrar modelos de como representar o espectro eletromagnético, Ou se inspirar na imagem da atividade anterior. 

ATIVIDADE 5: FREQUENCIA DAS ONDAS 

Até o momento, vimos que existem diferentes tipos de onda e que eles podem ser identificados 
e diferenciados entre si pelas suas frequências. Dessa maneira, a frequência das ondas de uma esta- 
cão de radio é diferente da frequência das ondas de uma emissora de TV. que, por sua vez, é diferente 
da frequência das ondas de telefonia celular. 
Faça uma pesquisa em livros didáticos ou na internet e registre, em seu caderno, o que é frequência de uma onda. 

Vamos realizar uma atividade para aprender mais sobre frequência de onda. Para isso, sua turma 
vai precisar de uma corda comprida. 

Procedimentos: 

Estique a corda e segure uma ponta da corda próximo ao chão e movimente a corda, sem levantá-la. Faça a oscilação mais de uma vez, produzindo um pulso que se propaga até o final da corda. A 
ideia é manter a corda oscilando em um mesmo ritmo, para um lado e para o outro. 
Ao final, responda às questões a seguir: 

Quantos picos você consegue observar na corda? 
Aumentando o ritmo de oscilação da corda, quantos picos você consegue observar? 
Depois de realizada a atividade com a corda, represente em seu caderno, em forma de desenho, 
ondas de diferentes frequências (tora de escala) 

ATIVIDADE 6: SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS 

A partir do que foi estudado nesta Situação de Aprendizagem, organize um texto, um mapa 
conceitual ou um desenho para registrar o que você aprendeu sobre radiação eletromagnética

SITUAÇÃO DE APREND1ZAGEM 7

AS RADIACOES E O AVANÇO TECNOLOGICO

Você aprendeu quo a radiação eletromagnética está presente em muitas situações do nosso dia
a dia. Nesta Situação do Aprendizagem vamos conhecer algumas dessas aplicações.

ATIVIDADE 1:APLICAÇÃO DA RADIAÇÃO NA ÁREA DA SAÜDE

Usos da radiação na medicina

Os avanços tecnológicos coma aplicação das radiações ionizantes na área da saúde são
notórios e trouxeram qualidade aos diagnósticos, bem como aos tratamentos. Exemplos disso são
as radiografias, tomografias, ultrassonografias, ressonâncias nucleares e magnéticas que auxiliam
Os médicos na investigação e diagnóstico do doenças Ou outras condiço0s, além, claro, do emprego
em tratamentos, como as radioterapias para tratamento do cancero om cirurgias utilizando raios
laser, infravermelho e ultravioleta.
As contribuições do módicos, inclusive de brasileiros, permitiram o aperfeiçoamento das técnica equipamentos, além da criação de protocolos de segurança na utilização das radiações ionizantes.

Wihelm Conrad Roentgen (1845-1923) descobriu 0S raios X a partir de estudos feitos por
Henich Hertz e Joseph John Thompson. Após essa descoberta, houve uma larga utilização dessa radiação, a ponto do serem empregados até para estética em salões de beleza
Devido ao uso indiscriminado, consequências sérias à saúde, quando não fatais, foram
observadas ao longo do Século XX as pessoas que eram expostas por tempo prolongado a esse
tipo de radiação.
Estudos sobre os efeitos da radiação ionizante começaram a ser conduzidos dando inicio ao
que veio a ser chamado radiobiologia, que estuda esses efeitos nos tecidos vivi
Com o passar do tempo, protocolos de segurança foram adotados, permitindo que esse tipo de radiação fosse usado de forma a preservar a saúde e a integridade de funcionários e pacientes,
agregando assim mais qualidade aos serviços de saúde

a) Após a leitura do texto, reflita sobro as seguintes questões e registre suas experiências e conhecimentos em seu caderno.
Você já realizou um exame de radiografia?
Você conhece alguém que já tenha realizado esse exame?
Quais são os procedimentos para tirar uma radiografia?

b) Caso você tenha exames de radiografias ou imagens de exames médicos antigos, traga para a aula. Observe as imagens a seguir e as imagens do8 exames médicos para responder as questões.



a) Do que se trata a imagem (radiografia dental, do braço, da perna, do pulmão, da cabeça etc.)?
b) O que a parte branca da imagem representa? E a parte escura?
c) Existe alguma semelhança ou diferença entre uma radiografia e uma fotografia comum? Se
Sim, quais?
d) Quais são as semelhanças ou diferenças entre uma radiografia e outro exame médico com
imagem?
Após o momento de discussão em grupo, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar suas ideias e argumentações.

ATIVIDADE 2: RADIAÇÕES IONIZANTES

Como o auxilio do de livros didáticos ou da internet, faça uma pesquisa para responder as qe
toes a seguir, considerando o que foi discutido nas atividades anteriores. Registre o resultado da pesquisa no seu caderno para compartilhar com seus colegas.

O que diferencia a radiação ionizante das demais radiações eletromagnéticas
Quais são as implicações à saúde quando se fica exposto por tempo prolongado às radiações ionizantes?
Quais medidas foram adotadas ao longo do tempo para promover segurança na utilização das radiações?
Em , crie um vídeo curto de até 2 minutos no qual mostrará os avanços tecnológicos do uso das radiações nos setores de diagnóstico e tratamento de doenças a partir do descobrimento das radiações ionizantes até os dias atuais.


ATIVIDADE 3: SISTEMATIZANDO OS CONHECIMENTOS


 HORIZONTAL
2 Trata da proporção constante entre as
massas dos reagentes e produtos em
uma reação química.
7 Seu som pode provocar dor a0 atingir a
orelha humana.
8 Resultado de uma reação química.
9 Estado físico no qual as moléculas estão
próximas umas das outras.
10. Onda eletromagnética
11. Exame que utiliza radiação
eletromagnética.
2. Cores primarias da luz.
13. Estado físico no qual as moléculas estão
muito próximas umas das outras.

VERTICAL
1. Reagente +Reagente- Produto.
3. Instrumento que produz onda mecânica.
4. Uma representação do átomo.
5. Estado físico no qual as moléculas estão
bem afastadas uma das outras
6. Tratamento médico que utiliza radiação.
10. Cores primárias pigmentadas.





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Genetica

Exercicios

1- Quais são as leis de Mendel?

2 - Explique a 1° lei de Mendel.

3 - O que é geno Recessivo?

4 - O que é geno Dominante?

5 - Quais são os elementos que formam am cadeia de dna?

Genética.

Os genes são partículas diminutas que contém material genético (DNA, ácido dioxirribonucleico) e produzem proteínas responsáveis pela determinação e transmissão dos caracteres hereditários.

Dessa maneira, os genes podem expressar categorias genéticas distintas. Por exemplo, características dominantes, expressa pelos seres homozigotos (AA) e heterozigotos (Aa), e as características recessivas encontrado somente nos homozigotos (aa).

Genes Alelos

Os genes alelos são segmentos de DNA (ácido desoxirribonucleico) constituídos de pares. Um deles é proveniente da mãe (óvulo) e outro do pai (espermatozoide), os quais se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. Eles são classificados em:

  • Genes Alelos Recessivos: representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose
  • Genes Alelos Dominantes: representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.

Quando os genes alelos são iguais denomina-se "homozigotos" e quando diferentes, "heterozigotos".

Genes Dominantes

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante.

Eles são classificados em:

  • Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.
  • Dominante Heterozigoto (híbrido) expresso por uma letra maiúscula e uma minúscula Aa, Bb, Vv.

Características Dominantes

Algumas características expressas nos genes alelos dominantes:

  • Nariz aquilino
  • Lobo da orelha deslocado
  • Queixo com covinha e prógnato
  • Lábios grossos
  • Cabelo escuro
  • Calvície
  • Olhos escuros
  • Capacidade de enrolar a língua
  • Dedo mindinho curvado
  • Polegar curvado

Doenças Relacionadas aos Genes Dominantes

Algumas doenças relacionadas aos genes alelos dominantes:

  • Polidactilia
  • Doença de Huntington
  • Doença de von Hippel

Genes Recessivos

Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos. Ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante.

São representados por letras minúsculas, aa, bb e vv e diferentemente dos dominantes, expressam seu caráter somente em dose dupla, ou seja, recessivo homozigoto (puro).

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos textos:

  • Fenótipo e Genótipo
  • Homozigoto e Heterozigoto

Características Recessivas

Algumas características expressas nos genes alelos recessivos:

  • Nariz reto
  • Lobo da orelha colado
  • Queixo sem covinha e reto
  • Lábios Finos
  • Cabelo louro e ruivo
  • Olhos azuis
  • Não possui a capacidade de enrolar a língua
  • Dedo mindinho reto
  • Polegar reto
  • Canhoto
  • Tipo Sanguíneo Negativo

Doenças Relacionadas aos Genes Recessivos

Algumas doenças relacionadas aos genes alelos recessivos:

  • Daltonismo
  • Albinismo

Continue sua pesquisa com a leitura dos artigos:

  • Introdução à Genética
  • Cromossomos
  • Cromossomos homólogos
  • Heredograma

Seres de pares alelos idênticos e pares alelos distintos


Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes. 

Para compreender melhor o significado dos termos homozigoto e heterozigoto, o Guia Enem separou alguns conceitos fundamentais como cromossomos, genes e alelos. Confira mais detalhes abaixo:

Cromossomos


Os cromossomos são longas sequências compostas de DNA que carregam vários genes dos seres vivos. Eles têm como função definir as características físicas de cada indivíduo.

Os cromossomos se localizam no núcleo celular, estrutura que compõe o ser vivo. Organismos humanos são formados por 46 cromossomos, divididos em 23 pares. Desses 46, 44 são autossomos (cromossomos que não participam da determinação do sexo) e dois são sexuais.

Os cromossomos que formam pares são chamados de homólogos e formam as células diploides (2n). Todas as características genéticas de um indivíduo, tais como a cor dos olhos, a cor dos cabelos, a estrutura física, além de outras características hereditárias, estão contidas no DNA. Logo, são os cromossomos os responsáveis por guardar todas essas informações, de forma que comprima o material genético para comportar dentro do núcleo das células.
Genes


gene é um filamento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), que carrega as características que são herdadas geneticamente. Eles são compostos por uma sequência de DNA e RNA (ácido ribonucleico), responsável pela produção e síntese de proteínas da célula. A maior atribuição do gene, portanto, é ser armazenador e transmissor de informações. 

Os genes podem ser classificados em:

• Genes dominantes: assumem a característica específica no descendente; 
• Genes recessivos: se manifesta na falta do gene dominante; 
• Gene estrutural: são aqueles que contém a informação que vai determinar a estrutura dos seres vivos; 
• Gene operador: age no funcionamento de outros genes;
• Gene regulador: responsável por controlar a síntese e transcrição de outros genes.

Alelos


Nos cromossomos homólogos existem genes que ocupam o mesmo lugar, lócus (local fixo no qual o cromossomo está localizado em um determinado gene). A esses genes dá-se o nome de alelos, uma vez que são definidos como formas alternativas de um gene. Sabe-se que existem dois alelos para características específicas e eles podem ser idênticos ou não. 

Além disso, alguns alelos assumem uma dominância sobre o outro, de forma que expressam suas características mesmo em dose simples. Já outros alelos são recessivos, ou seja, só são expressos se estiverem aos pares. É importante salientar que os alelos são representados sempre por letras.

O alelo, quando é recessivo, é representado por letra minúscula, ou seja, quando é expresso apenas aos pares ‘aa’. Já o alelo, quando é dominante, é representado por letra maiúscula e expressa-se em dose simples, por exemplo: ‘AA’ ou ‘Aa’.

Homozigoto e Heterozigoto


Os homozigotos, também conhecidos como puros, são constituídos por pares de genes alelos idênticos no mesmo lócus. Vale salientar que um organismo com gene recessivo para uma determinada característica só será expresso, de modo que o organismo seja homozigoto. Isso se deve ao fato de que os alelos recessivos só se expressam aos pares.

Os heterozigotos ou híbridos, como também são chamados, são organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos. 

Na gametogênese (processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos que se reproduzem de forma sexuada), por exemplo, o indivíduo só dará origem a dois tipos de gametas distintos, uma vez que apresente alelos diferentes nos cromossomos homólogos.

Logo, a principal diferença entre o indivíduo homozigoto e heterozigoto está nos seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, consiste em um homozigoto. Mas, se os alelos são diferentes, o indivíduo é chamado de heterozigoto.

Representação: homozigoto e heterozigoto


Como dito acima, os alelos são representados por letras. As letras maiúsculas representam alelos dominantes, e letras minúsculas, por sua vez, representam alelos recessivos.

Só para entender melhor como isso ocorre, o gene que tem relação com a produção de melanina apresenta uma dominância sobre o alelo que determina a ausência de sua produção. Um exemplo dessa ausência de melanina é responsável por uma doença muito conhecida chamada de albinismo

Ela é uma característica recessiva, isto é, a letra que é representada nesses alelos é a letra ‘a’. O alelo dominante, contudo, é ‘A’. Em organismos homozigotos são representados pelas letras ‘AA’ ou ‘aa’. Já organismos heterozigotos são representados pela letra ‘Aa’.

Outros termos relacionados aos genes alelos:

• Polimerase: é uma enzima que liga monômeros em polímeros, além de moléculas menores em grandes.
 Mutação: ocorre quando a DNA polimerase erro na transcrição e coloca o ácido nucleico errado em uma cadeia de DNA.
• Genótipo: os genes alelos que estão localizados em um locus específico no DNA, dão origem a fenótipos através da síntese de proteínas (ou falta delas).
• Fenótipo: se trata da manifestação física do DNA, que é expressa em termos de proteína.

Curiosidades


-Você sabia que genoma é o conjunto de genes de um indivíduo? O ser humano tem apenas um genoma e estima-se que seja formado por aproximadamente 25 000 genes. 
-Você sabia que no interior das células são produzidas por dia até 10 mil lesões no DNA? Em contrapartida, somos capazes de substituir as partes danificadas por outras novas.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – GENÉTICA

ATIVIDADE 1 – CONHECENDO A GENÉTICA

Para iniciar o estudo deste tema, sugerimos uma atividade inicial interativa que estimule você a pensar sobre o que é a genética, através de suas próprias características e diferenças entre colegas. Esta tarefa pode ser feita de forma simples, através de perguntas feitas aos(as) colegas sobre características que, sem que eles saibam, são determinadas geneticamente. Exemplos de perguntas:

Quantos(as) estudantes possuem olhos castanhos?  Quantos(as) estudantes possuem visão normal? Quantos(as) estudantes possuem cabelos castanhos? Quantos(as) estudantes dobram a língua em U? Quantos(as) estudantes possuem o lóbulo da orelha solto?

Após uma breve reflexão sobre esta primeira etapa, questionando-se o porquê das semelhanças ou diferenças, vamos aprender os primeiros conceitos básicos de genética clássica.

ATIVIDADE 2 – CONHECENDO GREGOR MENDEL

Você já ouviu falar de Gregor Mendel ou de Genética? Leia em livros didáticos ou outras fontes algumas informações sobre a vida e os estudos de Mendel. Você pode começar pelos seguintes tópicos: • Biografia de Gregor Mendel; • Contextualização histórica e breve apresentação de seus trabalhos; • Conceitos básicos da genética: genótipos, fenótipos, homozigose, heterozigose, genes e alelos.

Entendendo um pouco mais o trabalho de Gregor Mendel

Agora reflita um pouco sobre a pergunta principal da investigação de Mendel e levante hipóteses sobre os motivos para a escolha desta espécie vegetal; como ele pode ter realizado as suas pesquisas; e como ocorre a transmissão destas características entre as plantas de ervilhas. “Por que plantas que produzem ervilhas amarelas podem ter descendentes de cor verde?” “De onde vem suas características?”

Investigando características hereditárias

“De onde vem suas características?”

Com esta atividade, pretende-se trabalhar conceitos genéticos na construção de um painel, a partir de exemplos de características próprias da espécie humana, utilizar características pertencentes aos colegas da sala e investigar suas próprias características hereditárias ou não. 

Preparação do material: 

1. Recorte de revistas imagens de homens e mulheres, com os mais variados fenótipos (cor e tipo de cabelo, tonalidade da pele, cor dos olhos etc.), ou “monte pessoas” a partir da colagem de características específicas. 

2. Com estas imagens, forme casais (preferencialmente com características contrastantes), colando cada par em uma cartolina. 

3. Para cada casal, monte uma tabela semelhante a esta, com todos os caracteres que deseja trabalhar.


4. Monte um dado (ou utilize o dado de algum jogo como base) com três das seis faces escritas “X”, e as outras três com “Y”. 

5. Utilize material de desenho e pintura (lápis, giz de cera, canetinha).

Procedimento: 

1. Se organize em grupos de aproximadamente cinco integrantes. 

2. Cada grupo irá receber um ou mais “casais”. 

3. Você vai receber uma tabela referente ao casal que será analisado, além de folhas em branco. 

4. Lance o dado, uma única vez. Resultado X corresponderá a uma filha; e Y, a um filho. 

5. Identifique as possíveis características de um possível filho do casal, tendo como base seus pais. 

6. Você terá a liberdade de escolher entre uma e outra característica, desde que haja a possibilidade para tal (um filho de Cc x cc, por exemplo, pode ter olhos claros ou escuros).  Você deverá, ainda, escrever tais informações na tabela, e desenhar o filho em questão. 

7. Cada grupo, ao fim da aula, deve apresentar uma lista com todos os fenótipos que poderão ser encontrados nos filhos do casal, para cada característica listada. Cada um deve escolher uma pessoa para representar o grupo, apresentando os resultados e a prole do casal.

ATIVIDADE 3 – SISTEMATIZANDO O CONHECIMENTO

Forme um grupo se possível com colegas no WhatsApp, elabore uma história em quadrinhos ou desenhos que demonstram as ideias de Mendel, alguns conceitos básicos de genética e/ou princípios da hereditariedade e que possam ser apresentados aos colegas de sala ou para a escola. 

Lembre-se que este tipo de atividade requer tempo para ser finalizada e necessita de planejamento.

Exercícios

PERGUNTAS CONCEITUAIS 

1 – Qual a diferença entre fertilização cruzada e autofertilização? 

2 – Com respeito ao genótipo. O que é um organismo verdadeiro ou de linhagem pura? 

3- Com suas próprias palavras explique o que significa a lei de segregação de Mendel. Na sua resposta não utilize a palavra segregação. 

4 – Em um cruzamento entre plantas de ervilha altas (heterozigota) e anãs, descreva as proporções dos genótipos e fenótipos da descendência. 

5 – Um cruzamento é feito entre plantas de ervilha com vagem constrita (um traço recessivo, a vagem lisa é dominante) e heterozigota para cor de semente (o traço dominante é amarelo e o verde recessivo) e uma planta que é heterozigota para ambas as características. Construa um quadrado de Punnett que descreva este cruzamento. Quais são as proporções genotípicas e fenotípicas da prole? 

6 – Descreva o significado de descendência não parental com respeito à lei da segregação independente. Em outras palavras, explique como o aparecimento de descendentes não parentais refuta a teoria de ligação. 
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GENES E CLONAGEM

FORMAÇÃO DE GEMEOS

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