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1º Ano Médio



 Bem vindo aos conteúdos e atividades do Clube do 1º Ensino Médio

                      

Escolas Sebastião Walter Fusco 2025

Física 

Exercícios (substituição da prova) Física

Trabalhos Física Complementares ou Recuperação e trabalhos de compensação de ausências

Entregue, manuscrito a mão, para fechamento de notas do bimestre.

Trabalho de física 


Biologia

Prova "Israel Domina" Biologia 

Trabalhos Biologia Complementares ou Recuperação








Trabalhos de compensação de ausências


 Escolha dois assuntos e um exercicio entregue, manuscrito a mão.

-  Ecologia 


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1º Bimestre Conteúdos e Atividades

Trabalhos de Compensação de Faltas:

Trabalho Super imãs - Abona 7 faltas esse trabalho

Trabalho Ciclos Biogeoquímicos - Abona 7 faltas ,esse trabalho

Fluxo de Energia - Abona 7 faltas esse trabalho

Metabolismo Energético - Abona 7 faltas esse trabalho

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2º Bimestre Conteúdos e Atividades

Avaliação do 2º Bimestre - Obs. aberta ate Domingo dia 27 de Junho.

Recuperação - Obs. Aberta até Sexta feira dia 02 de Julho

Recuperação IntensivaAberta até Quarta feira dia 14 de Julho

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Trabalho do 2º Bimestre

“O efeito estufa, suas causas e consequências para a vida na terra e Protocolo de Kyoto

 É um benefício ou uma ameaça para a vida na Terra?

Qual a relação entre efeito estufa e a vida na Terra?

Porque o efeito estufa não pode ser acusado de ser um vilão para o planeta Terra?

Onde ocorre o efeito de estufa?

O que aconteceria com a Terra se não existisse o efeito estufa?

O que é o Protocolo de Kyoto?

Meio Ambiente - Enfraquecido, Protocolo de Kyoto é estendido até 2020...

Links para pesquisa:

 https://novaescola.org.br/conteudo/2286/o-que-e-efeito-estufa-e-quais-sao-suas-consequencias?gclid=Cj0KCQjwh_eFBhDZARIsALHjIKemDHEKNQXDrIA57sPSqSid_YJkDG0Ai2l6gCP6MOi3eKS7DL7UHI8aAqOgEALw_wcB

 https://www.ecycle.com.br/consequencias-do-aquecimento-global-saude/#:~:text=Aumento%20do%20risco%20de%20alergias,aquecimento%20global%20para%20a%20sa%C3%BAde&text=O%20aquecimento%20global%20%C3%A9%20um,principais%20consequ%C3%AAncias%20as%20mudan%C3%A7as%20clim%C3%A1ticas.

http://www.ra-bugio.org.br/efeitoestufa.php?gclid=Cj0KCQjwh_eFBhDZARIsALHjIKdkWfn4XsUdpC3k97GyKiyQNVeWMqzyelziowlAa8tGstHLtNUMobIaArvDEALw_wcB

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/meio-ambiente-enfraquecido-protocolo-de-kyoto-e-estendido-ate-2020.htm

- Mínimo de 6 páginas + 20 linhas de conclusão;

- Trabalho individual escrito a mão em folhas de almaço, caderno ou sulfite;

- Fazer capa com nome do trabalho, nome e numero do aluno, série, matéria e nome do professor;

- Entregar ate 30 de Junho para o professor na escola;

- Vale até 2 pontos na média.

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3º Bimestre Conteúdos e Atividades

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4º Bimestre Conteúdos e Atividades

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Trabalho de Física do 4° Bimestre

Tema: Evolução do Universo

• Teoria do Big bang

• O nascimento e energia de estrelas

Evolução estelar

• Gigantes vermelhas

• Anas Brancas

• Estrelas massivas, 

• Supernovas,

• Remanescentes estelares.

Formação e tipos de galáxias

• Nebulosas, 

• Tipos de nebulosas,

• Processo de formação da estrela,

• Fusão nuclear

• Nebulosas planetárias,

Matéria escura e sua importância

Especificações do trabalho 

- Mínimo de 6 páginas de papel almaço ( ou 8 de caderno), escrito a mão, pode ter imagens pequenas.

- Fazer capa com nome do trabalho, nome do aluno, série, matéria e nome do professor.

- Conclusão na última página, em suas palavras sobre o conteúdo pesquisado.

- Entregar ate 20 de Novembro,

- Vale até de Zero a Dez.

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Trabalho de Biologia do 4° Bimestre 

Tema: Fisiologia comparada dos sistemas: 

1 - Fisiologia comparada do Sistema Digestório.

Do mais simples para o mais complexo, 

● Esponja do mar;

● Água-viva;

● Ser humano.

Grandes mudanças aconteceram nos sistemas digestórios dos seres vivos.

Os tipos de Sistemas digestórios

- Sistema completo,

- Sistema Incompleto,

- Digestão intracelular,

- Digestão estracelular 

Os órgãos envolvidos no sistema digestório 

- Quais são e funções de cada órgão 


2 - Fisiologia comparada do Sistema Circulatório 

O sistema circulatório, Comparando diferentes animais:

 Cnidários Água-viva,

● Poríferos,

Platelmintos (vermes achatados), Nematódeos (vermes cilíndricos),

Anelídeos, insetos, crustáceos, moluscos e vertebrados.

Tipos de sistema circulatório:

• Sistema circulatório aberto ou 

lacunar,

• Sistema circulatório fechado

O meio líquido:

• Hemolinfa,

• Sangue.

O sistema circulatório nos 

vertebrados, fechado?

• Qual a diferença entre sistema circulatório aberto e fechado?

● Como podemos classificar o sistema circulatório?

O sistema circulatório humano:

• Os vasos sanguíneos

- Artérias,

- Vasos,

- Capilares.


3 - Fisiologia comparada Sistema Respiratório.

A diferença entre respiração celular e respiração fisiológica. 

Compreendendo a Respiração celular

- Aaeróbia.

Difusão e trocas gasosas

• Respiração cutânea;

• Respiração branquial;

• Respiração traqueal;

• Respiração filotraqueal;

• Respiração pulmonar.


4 - Fisiologia comparada Sistema Reprodutor

Reprodução assexuada

- Cissiparidade, bipartição ou divisão binária

- Tipos de reprodução Assexuada

• Brotamento, 

• Esporulação, 

• Propagação vegetativa,

• Partenogênese 

Reprodução Sexuada

• Gametas masculino, e feminino.

• Fecundação 

Os tipos de fertilização na reprodução sexuada.

O ovo nos vertebrados

● Quais são as principais diferenças entre a reprodução sexuada e a assexuada?

● Qual é a principal função das estruturas anexas no ovo dos vertebrados?

           Especificações do trabalho 

- Mínimo de 6 páginas de papel almaço ( ou 8 de caderno), escrito a mão, pode ter imagens pequenas.

- Fazer capa com nome do trabalho, nome do aluno, série, matéria e nome do professor.

- Conclusão na última página, em suas palavras sobre o conteúdo pesquisado.

- Entregar ate 20 de Novembro,

- Vale até de Zero a Dez.

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SARESP 2024

Exercícios de Física 

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27- Certo carro elétrico vendido no Brasil tem, segundo o 

fabricante, motor de 75 CV. Com massa de 1200 kg, esse 

carro consegue variar a velocidade de 0 a 108 km em 15 s.

Admitindo 1 CV = 750 watts e 108 km/h = 30 m/s, o valor 

absoluto da diferença entre a potência prometida pelo 

fabricante e a potência desenvolvida no teste de acele-

ração é de, aproximadamente,

(A) 20000 W.

(B) 40000 W.

(C) 60000 W.

(D) 10000 W.

(E) 6000 W.

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SARESP 2024

Exercícios de Biologia 


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Os ciclos biogeoquímicos desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, envolvendo processos que garantem a reciclagem de elementos na natureza.

O ciclo do tem a ação das bactérias na transformação da sua forma elementar gasosa em íons e em moléculas essenciais para a produção de proteínas.

O ciclo do tem a participação de ações antropogênicas em reações de combustão.

O ciclo do tem etapa nas rochas. Além de

compor fertilizantes, esse elemento faz parte de moléculas de DNA, ATP, ADP e de gorduras das membranas celulares.

As lacunas são corretamente preenchidas por:

(A) carbono … enxofre … nitrogênio

(B) fósforo … carbono … enxofre

(C) nitrogênio … carbono … fósforo

(D) enxofre … nitrogênio … carbono

(E) nitrogênio … enxofre … carbono

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Leia uma sequência de anotações, feitas em ordem cronológica, usando o método científico.

1.  Observei que algumas plantas, que ficam dentro de casa, estão morrendo.

2.  Pode ser que essas plantas não recebam luz suficiente.

3.  Reposicionei essas plantas para ficarem mais próximo da janela.

4.  Observei que algumas delas passaram a se desenvolver melhor perto da janela.

5.  A luminosidade deve ser um dos fatores que afetam o bom desenvolvimento das plantas.

A hipótese e a experimentação estão descritas, respectivamente, nas frases

(A) 1 e 5.

(B) 4 e 2.

(C) 4 e 5.

(D) 2 e 3.

(E) 1 e 3.

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Leia o texto a seguir.
Um grupo de pesquisadores identificou bactérias 
metanotróficas, organismos unicelulares que são capazes de utilizar em seu metabolismo o metano como fonte energética. Essa microbiota está presente no tronco de árvores da Amazônia situadas em áreas não alagadas. Os cientistas analisaram que, mesmo em florestas imaturas e 
com árvores finas, há uma grande superfície capaz de abrigar esse tipo de microbiota.
(https://www.nature.com/articles/s41586-024-07592-w.Acesso em: 04.08.2024. Adaptado)
No texto, a observação feita pelos pesquisadores pode ser relacionada a benefícios climáticos, uma vez que tal microbiota, especificamente, é capaz de
(A) realizar fotossíntese, fixando carbono nos troncos sob a forma de metano inorgânico.
(B) assimilar metano, reduzindo a concentração desse gás de efeito estufa na atmosfera.
(C) oxidar o carbono presente na atmosfera, incrementando a concentração de metano na planta. (D) fixar carbono devido às suas características fotossintetizantes, liberando oxigênio para a atmosfera.
(E) produzir metano na ausência de oxigênio, o que atenua a liberação de gases de efeito estufa.

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Na Mata Atlântica, bastam 100 metros de descampado separando um trecho de mata e um riacho para que as populações de sapos, rãs e pererecas da região sejam significativamente abaladas. Ao saírem da floresta rumo 
aos riachos, onde se reproduzem, esses animais precisam atravessar pastagens e plantações, ficando mais expostos ao ataque de predadores, a agrotóxicos e à radiação solar.
(Ricardo Zorzetto Maria Guimarães. Os perigos da terra nua. 
https://revistapesquisa.fapesp.br/ Edição 143. 2008. Adaptado)
Uma atividade humana diretamente relacionada ao escasseamento dos anfíbios, da forma como descrita no texto, é a
(A) emissão de gases de efeito estufa.
(B) diminuição dos mananciais subterrâneos e superficiais.
(C) contaminação do solo e de aquíferos freáticos.
(D) degradação da paisagem natural.
(E) promoção de processos de bioacumulação.

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Leia o texto.
No fim de 2023, um Boeing 787 da Virgin Atlantic 
completou o primeiro voo transatlântico totalmente movido a combustível sustentável de aviação. Trata-se do 
SAF (sustainable aviation fuel), produzido a partir de diversas matérias-primas, incluindo óleos vegetais, etanol e resíduos sólidos urbanos. O uso desse novo combustível não requer modificações nos motores ou na infraestrutura de abastecimento dos aviões já existentes, movidos a querosene de aviação, combustível derivado do petróleo.
(Frances Jones. Brasil se prepara para produzir combustível sustentável de aviação. https://revistapesquisa.fapesp.br/. Acesso em: 26.02.2024. Adaptado)
Esse combustível sustentável é uma das grandes apostas para diminuir os impactos ambientais causados pelo setor aéreo, uma vez que seu uso
(A) diminui a emissão de gás carbônico para a atmosfera, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
(B) dá destino para o óleo vegetal de descarte domiciliar, resíduo com baixa possibilidade de reuso e reciclagem.
(C) independe do cultivo de monoculturas, ao contrário do combustível atualmente utilizado no setor.
(D) substitui a emissão de gás carbônico por emissão de gás oxigênio, favorecendo o desenvolvimento de florestas.
(E) diminui a emissão de CFCs na atmosfera, gases relacionados ao aumento do buraco na camada de ozônio.

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