O Enem pede que o candidato tenha conhecimento em seis grandes áreas da Biologia:
- Moléculas, células e tecidos EF06CI05 Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência. EF06CI06 Concluir com base na análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. EF06CI06 Concluir com base na análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
- Hereditariedade e diversidade da vida EF07CI08 Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras. EF09CI09 Discutir as ideias de Mendel sobre fatores hereditários, gametas, segregação e fecundação na transmissão de características hereditárias em diferentes organismos
- Identidade dos seres vivos EF09CI08 Associar os gametas à transmissão das características hereditárias e reconhecer os princípios da hereditariedade, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
- Ecologia e ciências ambientais EF07CI07 Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. EF07CI18* Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista e argumentar sobre suas características e importância em relação à preservação, à conservação e ao uso sustentável.
- Origem e evolução da vida EF09CI10 Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. EF09CI11 Selecionar informações relevantes sobre a variação de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
- Qualidade de vida das populações humanas EF09CI12B Propor estratégias de uso sustentável dos espaços relacionados às áreas de drenagem, rios, seus afluentes e subafluentes, próximos à comunidade em que vive. EF09CI13 Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Os 8 assuntos de Ciências e Biologia que você precisa saber para se dar bem no Enem.
- Ecologia
- Evolução
- Biomas
- Genética e biotecnologia
- Teia e cadeia alimentar
- Fluxo de energia
- Ciclos biogeoquímicos
- Fisiologia humana
1- Ecologia:
Como Ecologia é cobrada no Enem
A Ecologia é um dos temas mais vastos e complexos de toda a prova do Enem e tem ficado cada vez mais recorrente ao longo dos anos. Desde 2009, apareceu em todas as provas e em mais de uma questão a cada ano.
De forma geral, questões sobre impactos ambientais lideram as mais cobradas no Enem. Depois, vêm os assuntos que abordam o efeito estufa, a ocorrência de chuvas ácidas, eutrofização, introdução de espécies exóticas em outros ambientes, lixões e aquecimento global.
A preservação ambiental também é outro tema muito importante para o Enem. Isso significa entender o modo como a humanidade trata e convive com o lixo que produz, com temas como sacolas biodegradáveis e biodigestores vindo forte, relacionados às notícias atuais.
Outros temas que consideramos importantes quando o assunto é Ecologia no Enem são:
- Branqueamento de corais;
- Processos de sucessão ecológica;
- Agroflorestas;
- Cadeias alimentares e ação do homem sobre elas.
Vale ressaltar que todos esses assuntos podem aparecer fazendo referência a qualquer ecossistema do mundo, mas quase sempre estão contextualizados na realidade brasileira. Por isso, é importante estudar os biomas Mata Atlântica, Pampas, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.
Importante: Ecologia não é um tema que pode cair apenas na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É bem possível que seja cobrado também na prova de Redação, viu?
A ecologia é, sem dúvidas, uma das matérias com maiores chances de criar interdisciplinaridade na prova do Enem. Biologia, Geografia, Química, História e várias outras áreas do conhecimento podem abordar temas ecológicos!
Outro ponto fundamental no resumo sobre Ecologia para o Enem são as relações ecológicas. Olha só:
Ecobiose é a relação de nós com o meio
Alelobiose é a relação dos seres entre si
Habitat é onde uma espécie vive;
Nicho ecológico diz respeito às atividades de uma espécie (seu comportamento alimentar);
População é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem e ocupam mesma área;
Comunidade são populações de seres vivos de diferentes espécies, que mantêm relações entre si no mesmo habitat.
2 - Evolução
3 - Bioma
Principais Biomas do Brasil dentro do Epinociclo.
Manguezal e Mata de Cocais são regiões ecótonas, pois representam uma área de transição entre os ambientes. Mangue é a transição entre todos os biociclos e Mata de Cocais é a união entre caatinga, cerrado e Amazônia.
Outro ponto fundamental no resumo sobre Ecologia para o Enem são as relações ecológicas. Olha só:
Ecobiose é a relação de nós com o meio
Alelobiose é a relação dos seres entre si
4 - Genética e biotecnologia Exercícios
Seres autótrofos são autônomos, ou seja, produzem seu próprio alimento. Isso pode acontecer por fotossíntese ou quimiossíntese.
Seres heterótrofos não produzem seu próprio alimento. Eles se alimentam de outros organismos ou decompositores.
Desmembrando estes conceitos, chegamos às relações tróficas.
Aí é que surge a cadeia alimentar, que é quando o organismo é alimento de outro ser vivo, havendo transferência de matéria e energia unidirecionais.
Cada organismo ocupa um nível trófico diferente. Assim, acontece o ciclo de nutrientes. Quer um exemplo?O gafanhoto representa o consumidor primário, que se alimenta de um produtor e ocupa o segundo nível trófico. Geralmente, falamos dos herbívoros aqui.
O sapo que come o gafanhoto, por outro lado, é carnívoro, consumidor secundário, e ocupa o terceiro nível trófico da cadeia.
Aí vem a serpente, que é consumidora terciária e come o sapinho!
No final da cadeia, todos esses seres serão decompostos pelos decompositores e a matéria inorgânica produzida por eles é reabsorvida pelos produtores. Aí, acontece a teia alimentar.
Importante: um mesmo indivíduo pode ocupar mais de um nível trófico.
Exemplo: se a onça se alimenta da raposa, ela ocupa o quarto nível trófico, sendo consumidor terciário. Se, por outro lado, ela comer só coelho, fica no terceiro nível trófico, sendo uma consumidora secundária.
A energia solar é a principal fonte de energia do sistema alimentar, transformada em energia química pelos organismos fotossintetizantes. Ela fica armazenada na matéria orgânica, quando a energia está em nível trófico, perdida pelo ambiente pelas atividades metabólicas que o organismo faz, incluindo até mesmo respirar.
Se o organismo é ingerido por outro, apenas parte da energia é transmitida para o outro e assim por diante, até o fim da cadeia.
O fluxo de energia é unidirecional e não há reaproveitamento da energia liberada. A energia transferida diminui a cada comedor, sacou?
6 - Fluxo de energia
Ecossistema e biosfera são coisas diferentes, então não pode confundir!
Ecossistema é quando os fatores bióticos se relacionam com os abióticos, vivendo com a parte não viva do ambiente, tais como solo, temperatura ou água.
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, onde a vida é sempre possível. Pode ser dividida em Talassociclo (ambiente marinho), Limnociclo (água doce) e Epinociclo (ambiente terrestre).
Nenhum comentário:
Postar um comentário