1º ano - Conteúdo 2º bimestre

 Atividades da semana 17 de maio de Maio até 05 de Julho.

"Copie os textos" e realize as atividades propostas e envie as fotos no grupo de whatsapp

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

ENERGIA ELÉTRICA – RELAÇÕES COM O MUNDO ATUAL

RELEMBRANDO CONCEITOS

No volume 1 – Componente curricular de Biologia – Situação de Aprendizagem 3 – “Combustíveis que movem o mundo” – foi apresentado a definição de energia nos componentes curriculares de Física e Química. Naquele momento, o foco foi na transformação da energia química em energia mecânica – estudo da célula. Retome essa atividade e relembre o conceito de energia e transformações de energia. Verifique se já fazem parte de seu glossário. Se não, acrescente-os para complementar seus estudos. 

Você já estudou em Física que energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos. E, em Química que a “energia não pode ser criada ou destruída. Ela pode somente ser modificada ou transferida”. Portanto, todos os tipos de energia são transformações de outros tipos de energia. Que tal relembrar algumas dessas conversões:





O foco dessa situação de aprendizagem é “Energia – relações com o mundo atual”. O desenvolvimento econômico e social tende sempre a criar demanda por mais energia. A Agência Internacional de Energia - AIE alerta que a demanda global de energia crescerá mais de 24% até 2040 (Disponível em: IEA – World Energy Outlook 2019, IEA, Paris https://www.iea.org/reports/world-energy-outlook-2019; acesso em: 15 set. 2020), fazendo com que alguns países, entre eles o Brasil, busquem fontes de energia alternativa como forma de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e aumentar a variabilidade das fontes de energia para maior competitividade no mercado mundial, o que pode ser verificado no gráfico a seguir: 


Observe a imagem 2 (infográfico) e a partir de seus conhecimentos prévios, descreva, em seu caderno pessoal, os motivos para necessidade de menor dependência de combustíveis fósseis. Quais os reflexos dessa ação (menor dependência) para a manutenção de todas as formas de vida no planeta?

MOMENTO 1 – ENERGIA ACESSÍVEL PARA TODOS – É POSSÍVEL? 

1.1 Interpretando imagens de satélites

Por meio de imagens de satélite, é possível visualizar, mesmo de grandes altitudes, a iluminação das grandes cidades, as quais se apresentam na forma de aglomerados de luzes brilhantes, que são as manchas claras presentes nos mapas a seguir:


Utilizando o mesmo recurso de sensoriamento remoto e nas mesmas condições, apresentadas, observe a imagem ampliada apenas do continente Sul-Americano:



Com base no que foi discutido até agora sobre o aumento da demanda de energia mundial e sobre a preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) em organizar uma agenda que estabelece práticas a serem adotadas pelos países membros para fomentar o desenvolvimento sustentável no mundo, sob a orientação do(a) professor(a), em grupo, responda em seu caderno: 
a) O que representam os pontos mais claros (iluminados) visualizados nas imagens (imagem 3 e 4)? b) Considerando as imagens 3 e 4, como é possível relacionar a aglomeração dos pontos claros com o aumento da demanda de consumo de energia no mundo? c) É possível, através da análise de imagem de satélite, associar o uso da energia com o desenvolvimento socioeconômico daquele local? Argumente. d) Olhando para as imagens 3 e 4 percebe-se locais onde os pontos de luz se aglomeram enquanto outros locais apresentam-se completamente escuros. Discuta qual(is) o(s) possível(is) fator(es) que leva(m) a essa diferença. e) Esse fato evidencia a desigualdade de uso e de acesso à energia nas mais diversas regiões do planeta. De que forma se pode assegurar o acesso universal aos serviços de energia? 
1.2 Em vários momentos do Ensino Fundamental, você entrou em contato com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


O ODS 7 aponta a preocupação com a produção e consumo de energia no mundo. Pesquise e anote em seu caderno sobre esse objetivo e metas, destacando, pelo menos, uma ação que possa desenvolver em sua casa, escola e municípios que mora.

 Atividades semana da semana 24 de maio de Maio

MOMENTO 2 – TODA ENERGIA DO PLANETA É PRODUZIDA DA MESMA FORMA? 

2.1 Olhe ao seu redor, identificando a energia que utiliza no seu dia a dia de sala de aula e/ou em casa. De onde vem essa energia e quais os tipos de energia que consegue distinguir? 

2.2 Os gráficos a seguir representam a matriz energética, ou seja, o conjunto de fontes de energia disponíveis no mundo e no Brasil:





a) A matriz energética é composta por fontes renováveis e não renováveis. Estabeleça um comparativo entre elas no Brasil e no mundo. b) Com base nestes mesmos dados, construa um gráfi co de barras comparando o consumo de energia proveniente de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo? O que observa? c) Na situação de aprendizagem 1 desse caderno, você aprendeu, na área de Ciências da Natureza que os derivados de petróleo são os as maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE). A partir da análise dos gráfi cos como você interpreta a relação da matriz energética no Brasil e no mundo em relação a esse impacto ambiental? d) Analise o gráfi co a seguir e estabeleça relações com a questão anterior. 


2.3 Como você viu no Ensino Fundamental e nas aulas de Física e Química, o Brasil é um país que não possui uma única fonte energética, embora a hidrelétrica seja a fonte energética mais utilizada (aproximadamente 66,7%, segundo o MME – 2018). Utilizando seus conhecimentos, aponte em uma tabela (modelo a seguir) os aspectos positivos e negativos das fontes energéticas mais utilizadas no Brasil dentro de alguns segmentos – econômicos, ambientais e socioculturais. A tabela deverá ser construída em seu caderno pessoal.

2.4 As diferentes matrizes energéticas são classificadas em dois grupos principais, as renováveis e as não renováveis. Diante de todo o cenário ambiental mundial, pesquisadores buscam fontes alternativas para produção de energia. As matrizes energéticas classificadas como fontes de energia renováveis mostram-se como as melhores opções por apresentarem impacto ao ambiente muito baixo, ou até mesmo nulo, além de, não se esgotarem na natureza. Nas atividades anteriores 2.2 e 2.3, você analisou o gráfico de Matriz Elétrica Brasileira 2017 - imagem 7 e preencheu uma tabela com aspectos positivos e negativos de cada matriz energética utilizada no Brasil. Retomando essas análises reflexivas, qual seria a fonte energética menos prejudicial ao ambiente?

2.5 Você estudou em Física que a produção de energia elétrica consiste em fazer com que um eletroímã gire ao redor de uma bobina de cobre, ou vice-versa. Na maioria das vezes, isso se faz por meio da força motriz que gira uma turbina produzindo a corrente elétrica. O que costuma variar é a fonte de matéria prima que irá movimentar essa turbina, que pode ser um volume de água represada (hidrelétrica), a queima de algum material inflamável (termoelétrica), etc. Observe a imagem a seguir, cite outras fontes energéticas alternativas que não prejudiquem ou prejudiquem o mínimo o ambiente além da produção energética por meio da biomassa. Registre em seu caderno pessoal.



 Atividades semana da semana 31 de maio de Maio

MOMENTO 3 – O CAMINHO PERCORRIDO PELO PESQUISADOR

Para desenvolver as atividades, tenha em mãos o texto (físico ou virtual): CARMONA, Bruna de Souza; KASSAI, José Roberto. A matriz energética brasileira: uma análise perante a NDC e o ODS7. In: XIX USP Conference in Accounting. Acesso em: 15 set. 2020. São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2019. 


Realize uma leitura prévia do artigo científico destacando no texto aspectos que chame sua atenção. Logo após siga as instruções: 

a) O artigo científico “A matriz energética brasileira: uma análise perante a NDC e o ODS7” propõe como questão inicial – A matriz energética brasileira está adequada ou se adequando para atender as exigências do acordo de Paris e o ODS7 da ONU? Consulte o material disponibilizado e anote em seu caderno o que corresponde a ODS 7 e o Acordo de Paris. 

b) No texto encontra-se a intencionalidade do Brasil, em sua NDC, para cumprir as metas da ODS7 e Acordo de Paris. Descreva, suscintamente, quais são essas metas. 

c) Ao ler o artigo científico, é possível perceber as etapas utilizadas pelo pesquisador na busca de respostas para a questão inicial. Destaque, no texto e/ou em seu caderno, as etapas denominadas método científico. d) No artigo “A matriz energética brasileira: uma análise perante a NDC e o ODS7”, os autores se embasaram em pesquisas e relatórios referentes ao tema da energia e estabeleceram como objetos de estudo: (i) acessibilidade da energia elétrica; (ii) desenvolvimento da bioenergia e análise da evolução das energias renováveis da matriz energética brasileira; e (iii) eficiência energética (pág. 10). O (a) professor(a) irá dividir um tema para cada grupo de estudantes para apresentação das principais ideias. Descreva, resumidamente, as ideias principais referente ao seu grupo e apresente-as aos(às) demais colegas. e) A partir da leitura e interpretação do artigo e dos principais pontos elencados pelos grupos em relação aos itens anteriores, elabore uma reposta a questão-problema inicial A matriz energética brasileira está adequada ou se adequando para atender as exigências do acordo de Paris e o ODS7 da ONU? (Lembre-se que não é sua opinião e sim a dos autores do artigo). 

MOMENTO 4 – ELETRO-DEPENDÊNCIA: ISSO EXISTE?

4.1 Analisando imagem
Os estudos em casa estão cada vez mais presentes na vida dos jovens e, também, porque não dizer, no cotidiano de tele
trabalho dos adultos, trazendo uma dependência bastante forte dos recursos materiais e da fonte de energia que os abastece. Observe a imagem abaixo e relacione os equipamentos utilizados diretamente aos que possivelmente não se apresentam na foto, mas que se fazem necessários no dia a dia. Anote-os em seu caderno. 


4.2 A partir do estudo das principais fontes energéticas do nosso país – aspectos positivos e negativos, reflita sobre o uso da energia no seu cotidiano. Em seu caderno pessoal, divida a folha em três colunas, cada uma corresponderá a uma lista: 1ª coluna – Elenque ações do seu dia a dia que dependem do uso da energia elétrica.

 2ª coluna – Agora vamos imaginar que a energia elétrica do seu município sofreu um “apagão”, ou seja, foi cortada durante alguns dias não tendo previsão de ser restabelecida e você não tem como viajar para um outro local. Refaça a lista anterior com apenas as ações que seriam possíveis, de alguma maneira, serem realizadas sem a utilização de energia elétrica. Anote como você faria.

 3ª coluna – Enumere apenas as ações essenciais que dependem exclusivamente do uso da eletricidade.

Vamos refletir um pouco? 

a) Todas as suas ações que dependem do uso da eletricidade são essenciais? b) O que você pode fazer no sentido de sensibilizar as pessoas quanto ao gasto de energia elétrica? c) De todos os usos da energia elétrica que você faz no seu dia a dia, qual(is) considera que seria(m) insubstituível(is)? d) Faça uma lista explicando quais as alternativas você teria para aquela(s) que considera substituível(is).

4.3 Mão na massa

Pensando nessa lista e no que estudou nesta Situação de Aprendizagem 2, volte seu olhar para sua cidade, sua escola e sua casa e pergunte: todos os bairros da minha cidade têm acesso à energia elétrica? Se existem algumas comunidades que não recebem energia elétrica, que tipo de energia elas usam para cozinhar, aquecer água etc.? Vamos aproveitar a questão para discutir sobre o desafio lançado pela Organização das Nações Unidas: Energia limpa e acessível a todos. 

Que tal construir uma lâmpada utilizando garrafa PET e água? Ou, então, um fogão solar? E adaptar uma bicicleta para gerar energia? Dá para gerar energia usando biomassa produzida em casa?
Acesse o passo a passo da construção e instalação da lâmpada de garrafa PET disponível em:



Acesse o passo a passo da construção de um fogão solar com fotos 


Acesse o passo a passo ilustrado de uma bicicleta geradora de energia disponível em:


Acesse o passo a passo com fotos da construção e operação do biodigestor disponível em: https://www.bgsequipamentos.com.br/como-construir-um-mini-biodigestor/

Agora é sua vez!

E aí? Essa Situação de Aprendizagem iniciou com a pergunta Energia acessível para todos – é possível? Esse assunto rende bons projetos de pesquisa!!

 Atividades semana da semana 7 de maio de Junho

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 

CIÊNCIA SEGURA NO COTIDIANO

MOMENTO 1 – OS SONS NO MEIO EM QUE VIVEMOS

Já pensou como seu cotidiano é modificado pela ação ser humano? E pela presença da tecnologia? Muitas mudanças de hábitos provocadas pelo avanço das ciências, da tecnologia e da comunicação trouxeram benefícios e malefícios. Esse e outros assuntos serão abordados nesta situação de aprendizagem “Ciência segura no cotidiano”.

1.1 Verifique o quão as imagens abaixo estão presentes no seu cotidiano. Se não, tente se colocar em uma situação semelhante e descreva em seu caderno pessoal qual a mensagem/sensação que elas passam.

BUSCANDO INFORMAÇÕES

Realize uma pesquisa: “Quais os possíveis impactos para a audição relacionados ao uso inadequado de fones de ouvido?”

1.2 Compreendendo a orelha: 

a) Pesquise sobrea orelha (anatomia) e seu funcionamento (fisiologia básica da audição) em sites, livros etc., registrando em seu caderno pessoal. 

b) Em seu caderno, seguindo as orientações do(a) professor(a), elabore/complete o mapa de percurso, descrevendo como percebemos o som, tomando como ponto de partida o estímulo ambiental.



1.3 Aplicação de conceitos: 

a) O cérebro ouve ou interpreta impulsos nervosos captados pelas estruturas da orelha? Com base na pesquisa anterior e na elaboração do mapa de percurso, elabore sua resposta com argumentos. 

b) Se alguma parte da orelha (externa, média e/ou interna) não funciona direito, é possível ainda assim ouvir? 

c) Como funcionam os aparelhos auditivos? 

d) Quando os sons se tornam ruídos e prejudicam a saúde? 

Sons de qualquer natureza podem se tornar prejudiciais à saúde quando emitidos em grande volume, ou seja, elevada intensidade. No componente curricular de Física você estudou que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora de 50 dB (decibéis) já prejudica a comunicação e, a partir de 55 dB, pode causar estresse e outros efeitos negativos. Ao alcançar 75 dB, a poluição sonora apresenta risco de perda auditiva se o indivíduo for exposto a ela por períodos de até oito horas diárias.

Elaborem pequenas apresentações em forma de seminários sobre temas relacionados ao prejuízo da poluição sonora na saúde do ser humano. 

1.4. Para cada transgressão a regra, determine, uma solução com base na legislação vigente: 

Caso 1 – Imagine que, depois de um árduo e cansativo dia de trabalho/escola, após enfrentar o trânsito/transporte público caótico, você chega em casa e acaba por perder sua noite de sono, porque os vizinhos promovem uma festa com som alto durante toda a madrugada. 

Caso 2 – Você está em um congestionamento e o veículo atrás começa a buzinar exageradamente. Essa atitude além de irritar os demais usuários, chega a causar conflitos. 

Caso 3 – Um casal vizinho de uma fábrica instalada em Canoas, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, deve receber R$ 10 mil de indenização por danos morais causados por poluição sonora.

• Constituição Federal – Artigo 225 • Lei de Crimes Ambientais (lei 9605/98) – Artigo 54 • Código Civil de 2002 – Artigo 1.277 • Código Brasileiro de Trânsito – Capítulo V – Artigo 227 • Lei de Contravenções Penais – decreto-lei 3688/41 – Artigos 42 ou 65 

Para saber mais PSIU – Programa de Silêncio Urbano, da Prefeitura de São Paulo O PSIU é o Programa de Silêncio Urbano, da Prefeitura de São Paulo, que age no combate à poluição sonora na capital, fiscalizando os estabelecimentos comerciais, como bares, salões de festas, boates, restaurantes, indústrias etc. Observação: busque informações sobre seu município.

1.5 Impacto do som nos “outros” seres vivos – ecossistemas
No ecossistema, a poluição sonora pode ter efeitos negativos em animais de diversas espécies e habitats. Pesquise alguns animais e, com base em seu comportamento, procure relacioná-los às mudanças causadas pelo excesso de ruídos no ambiente: Coloque na coluna as correspondências


 a. Pássaros

 1. (   ) Durante o acasalamento, em alguns locais com muito ruídos, os machos precisam mudar a frequência para atrair as fêmeas, que acabam não gostando do que ouvem e rejeitam o macho.

 b. Golfinhos e botos

 2. (   ) Diminuem os momentos de interação e descanso prejudicando a saúde do animal.  

 c. Caranguejos e enguias

3. (   ) Alterações na caça, o acasalamento e a comunicação por sonar.


 d. Rãs

 4. (   ) Apresentam problemas alimentares devido as vibrações causadas pelo ruído. 

 e. Cães da pradaria (Roedor da américa do Norte)

5. (   ) Mudam a frequência do canto para serem ouvidos por outros animais e precisaram mudar o tempo do canto (se antes cantavam apenas durante o dia passam a cantar durante a noite.


Faça uma lista que contenha as principais fontes de poluição sonora, tanto no ambiente escolar como em sua casa. Em seguida, sugira possíveis soluções para minimizar o impacto.

 Atividades semana da semana 14 de maio de Junho

MOMENTO 2 – A VISÃO NO MEIO EM QUE VIVEMOS

2.1 “Os olhos são as ‘janelas’ para o mundo”

Provavelmente já ouviu, esse e/ou outros ditados e expressões populares que citam o olho como forma de percepção do ambiente. Em seu caderno l, escreva quais são comuns para você. 

2.2 Simulando o olho

No componente curricular de Física você teve a oportunidade de estudar a anatomia do olho e entender como se formam as imagens. No esquema abaixo, pesquise e aponte o nome das partes numeradas e com uma seta indique o caminho da luz no olho humano. Para isso reproduza o esquema em seu caderno. Elabore um mapa de percurso (Semelhante a atividade 1.2 [b]) mostrando o caminho da luz, a anatomia do olho e a interpretação da imagem.


2.3 Como explicar a expressão popular “olhou, mas não viu”? Com base em sua pesquisa e no que estudou sobre o funcionamento do olho, responda: O cérebro ouve ou interpreta impulsos nervosos captados pelas estruturas da orelha?

Abaixo estão três imagens para você realizar um teste. Nas duas primeiras, você deverá fixar seu olhar em uma das imagens por aproximadamente 15 segundos em regiões determinadas. Tente realizar as observações sem piscar e sem desfocar seu olhar. Após os 15 segundos, o(a) professor(a) irá dar um sinal onde você deverá olhar piscando para o espaço branco ao lado de cada imagem. A terceira imagem você deverá apenas olhar e ver o que acontece. Vamos lá?

1. Bandeira do Brasil – Olhe para o ponto abaixo da faixa preta (mais à direita da imagem)

2. Será que é assim? – Fixe o olhar no ponto na ponta do nariz da moça.
3. Fractais? – Olhe para os pontos pretos n imagem e veja o que acontece.

Ilusão de óptico

a) Por que não conseguimos enxergar no escuro? 

b) Por que temos dois olhos e não apenas um? 

c) Vamos testar alvo e pontaria? 

O(a) professor(a) irá orientar sobre esta atividade.

2.4 Evolução biológica ajudando as adversidades da vida

Quando nosso planeta se formou, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, não havia microrganismos, nem vegetais, nem fungos, nem protistas e nem animais. Era um ambiente estéril totalmente sem vida. Os primeiros organismos surgiram mais ou menos 500 milhões de anos depois, ou seja, há 4 bilhões de anos. O reino animal foi o último grupo a surgir há uns 750 milhões de anos. 

Com a multiplicação das formas de vida zoológicas e a diversidade entre elas, a busca pela sobrevivência ficava cada vez maior, pois fatores como necessidade de reprodução, competição por abrigo e procura por alimentos fazia com que os animais tivessem que ficar cada vez mais “de olhos bem abertos” principalmente para capturar sua refeição ou não virar comida de alguém. Dessa forma, as espécies foram se adaptando ao meio, desenvolvendo adaptações aos órgãos, instintos e sentidos ao longo dos milhares de anos, geração após geração, herdando características e sofrendo adaptações para sua sobrevivência em um processo chamado Evolução Biológica. 

Com isso, o corpo e seus sentidos passaram por uma série de ajustes conforme a necessidade de cada espécie e com a visão não foi diferente. 

No surgimento das primeiras formas de vida animal, os olhos eram apenas pequenas cavidades com a habilidade de detectar a direção da luz que chegava a eles. Essa reentrância evoluiu radicalmente, até os órgãos complexos que conhecemos hoje. Resumidamente, ao longo do tempo nossos olhos evoluíram no sentido de captar mais e melhor a luz e, depois disso, melhorando a resolução das imagens formadas na retina. Podemos comparar a evolução dos nossos olhos à da fotografia, onde, no início, as câmeras não utilizavam lentes (chamadas de pinhole), até chegar nos recentes equipamentos digitais mais sofisticados. 

Os formatos se adequaram em função das necessidades e hábitos de vida de cada espécie.

Atualmente, os olhos mais complexos pertencem às aves e aos mamíferos. Eles conseguem ajustar a visão conforme as condições de luz e de nitidez.

a) Analisando as imagens

• Quais estruturas você consegue identificar nas imagens acima que são comuns às três espécies? • Quais as principais diferenças que podem ser consideradas evoluções adaptativas?

Algumas curiosidades sobre a visão no mundo animal encontram-se com os aracnídeos. Muitas espécies de aranhas possuem oito olhos, mas como os anelídeos (minhocas e sanguessugas) que, não possuem olhos, conseguem captar a presença da luz, que é fundamental para o ritmo circadiano de todos os seres vivos?

b) Pesquisando para saber mais

Realize uma pesquisa sobre a importância e quais são os tipos de Ritmos Circadianos entre os animais, podendo ser consultado em: https://www.ecycle.com.br/6682-ritmo-circadiano.html

Atividades semana da semana 21 de maio de Junho

OLHAR PARA FRENTE OU OLHAR PARA OS LADOS?

Sem sobra de dúvida uma das características mais marcantes do processo evolutivo dos vertebrados é a posição dos olhos na cabeça. De modo geral, podemos verificar duas situações: 

Olhos Laterais – Localizam-se em posições opostas da cabeça, às vezes separados pela fronte do animal ou outra estrutura que se assemelha a testa. Isso lhes dá um ângulo de visão maior para observar o meio à sua volta, o que se torna uma grande vantagem quando se fala de ficar atento às ameaças. Geralmente possuem visão monocular, ou seja, cada olho vê uma coisa diferente, por isso, em alguns casos, cada um gira para um lado a fim de localizar comida e predadores. Embora, quando localizam uma presa, ambos os olhos convergem para o mesmo ponto, gerando uma visão binocular. 


Olhos Frontais – Quando localizados na frente do corpo, formam uma imagem única no cérebro, criando um campo de visão binocular, facilitando a caça com a localização das presas. Entretanto, isto gera uma desvantagem pois podem se tornar um alvo mais fácil para outros predadores justamente por não possuírem visão lateral. 


AGORA É COM VOCÊ

Os seres vivos evoluíram ao longo suas existências, passando por diversas adaptações, como as corporais. Pode haver relação direta entre a posição dos olhos nos animais e suas localizações dentro do sistema trófico (cadeia alimentar)? 

Argumente. Agora, convidamos você a assistir ao vídeo que apresenta algumas características muito marcantes na evolução do olho humano e que foi divulgado no ciclo de vídeo palestras da Ted-Ed (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Planejamento). A Evolução do Olho Humano – TedEd.



2.5 Poluição visual

a) Você já ouviu falar em poluição visual? De acordo com seus conhecimentos, registre em seu caderno pessoal a definição desse termo. b) Feche os olhos e pense em uma grande metrópole, cheia de anúncios, pichações, carros, ônibus, diversos tipos de comércios, diversas cores, muitas construções e muitas pessoas, em que você passe de um indivíduo com liberdade de expressão, para um expectador. Anote as respostas em seu caderno. 

•  Qual seu conceito de estética em um ambiente urbano? •  Cite um ambiente visualmente agradável e um ambiente visualmente desagradável dos quais já vivenciou. •  Relembre o ambiente desagradável. Que sensações você descreveria que incomodaram? Por quê? 

c) Agora, observe as imagens abaixo e faça uma breve análise de cada uma delas, apontando qual(is) delas você considera como um elemento poluidor visual e porque a(s) imagem(s) desperta(m) essa sensação em você. Faça suas anotações em seu caderno.


d) Como você pôde perceber, existem diferentes tipos de poluições visuais – desenhos desarmônicos com o ambiente, excesso de luz, objetos deixados em locais públicos etc. Seguindo as orientações de seu(sua) professor(a), reúna-se com seus(as) colegas e busquem possíveis soluções para a problemática da poluição visual em seu bairro ou cidade. Em seguida, socializem com sua turma as ideias do grupo.

2.6 Mas o que fazer para minimizar os impactos? 

Uma breve visita a várias áreas residenciais, lojas, farmácias, padarias, lanchonetes e bares é possível perceber que estes são os principais utilizadores da propaganda visual, como faixas, letreiros em muros de residências, banners e cartazes. A população está exposta a uma gama de símbolos da indústria midiática e da poluição visual. 

Para inibir ou controlar esse tipo de poluição, uma possibilidade é a criação de leis regulamentando o uso de anúncios publicitários, que são os principais causadores desse tipo de dano. Na cidade de São Paulo, e em algumas outras cidades, houve a implantação de regulamentações, que ordenam a paisagem do município e visam equilibrar os elementos que compõem a paisagem urbana, restringindo a publicidade externa como outdoors, faixas, cartazes e totens. Procure em sua cidade e região há regulamentação para evitar a poluição visual e elabore um painel (físico ou virtual) orientando os cidadãos em seus direitos. 

Para saber mais:

Além de leis que visam a melhoria, proteção e recuperação do meio ambiente, por exemplo, a lei federal número 6.938, existem outras focadas na eliminação da poluição visual, prezando por um ambiente urbano com melhor qualidade de vida, como a lei Cidade Limpa (nº 14.223), que vigora no município de São Paulo desde 2007.

Atividades semana da semana 28 de maio de Junho

MOMENTO 3 – FAZER CIÊNCIA EXIGE SEGURANÇA 

Retome o tema central desta Situação de Aprendizagem 3 “Ciência segura no cotidiano”. Nesse caderno os componentes curriculares da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) abordaram vários assuntos relacionados a saúde e proteção individual e coletiva. A contribuição da ciência para a sociedade é perceptível na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a nossa qualidade de vida. 

3.1 Porém, fazer Ciência exige segurança. Ao falar de Ciência segura o que vem a sua mente?

3.2 É fácil remeter as ideias ao trabalho de um cientista dentro de um laboratório, rodeado de materiais e com equipamentos de segurança. Mas seria apenas isto? Ciência segura se faz apenas desta forma?



3.3 Nesse momento, é importante pensar em Ciência num aspecto mais amplo. Que tal buscar informações dentro dos seus próprios conhecimentos para responder ao quadro abaixo? Relacione as imagens abaixo com o que você considera ser “Ciência segura”, ou seja, descreva, suscintamente, o que a Ciência tem a oferecer para nossa segurança em cada caso. Anote em seu caderno.


3.4 De que forma podemos utilizar os conhecimentos científicos para vivenciar de modo mais seguro cada situação (1 a 4)? Não deixe de considerar o fato que nossas escolhas interferem diretamente na qualidade de vida tanto de forma individual, quanto da coletividade que vivemos. 

Atividades semana da semana 05 de maio de Julho

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 

A CIÊNCIA DOS MATERIAIS

MOMENTO 1 – BIOMATERIAIS – ELES ESTÃO POR TODA PARTE

Você pode nunca ter ouvido falar neles, mas, provavelmente, conhece alguém que faz ou fez uso e, até mesmo você pode já ter utilizado os biomateriais. Um biomaterial pode estar nos dentes, nos olhos, entre os músculos ou até no coração.

1.1 Leia a notícia “Da indústria para o corpo humano” 

– Materiais como cerâmicas, nylon, aço inoxidável e titânio são usados para substituir tecidos danificados e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. E os especialistas garantem: em poucos anos, será possível até produzir órgãos com biomateriais”.




Esses materiais são chamados de biomateriais – substâncias que compõem peças, que podem ser implantadas ou substituir tecidos nos seres vivos, no geral, sem causar inflamações e/ou infecções. Um biomaterial é algo que entra em contato com os tecidos vivos, geralmente para restaurar, substituir ou tratar alguma parte do corpo. Hoje com os avanços nos estudos nessa área, a cada dia um novo biomaterial é apresentado ao mundo e não é só no campo da medicina, temos o uso de biomateriais na indústria têxtil por exemplo. Existem vários tipos de materiais que são utilizados de acordo com as propriedades físicas, químicas e mecânicas do material, como já estudou no Ensino Fundamental e irá aprofundar nos componentes curriculares de Química e Física. 

1.2 Faça um breve levantamento na sala de aula e busque por colegas ou familiares e conhecidos que fazem uso de biomateriais e sua aplicação. 



1.3 Se prestar atenção verá que os biomateriais estão em todos os lados. Atualmente o setor de biomateriais se preocupa com fatores ligados à compatibilidade entre esses dispositivos e o corpo humano, buscando adequar o tipo de matéria prima utilizada para sua produção com a função que o biomaterial vai desempenhar. Observe os biomateriais citados pela turma e, retome a definição de algumas propriedades que devem ser levadas em conta na fabricação de um biomaterial. Anote em seu caderno. 

• Flexibilidade 

• Resistência 

• Elasticidade, torsão ou flexão 

• Rugosidade 

• Permeabilidade 

• Bioestabilidade 

• Bioatividade

1.4 Quais os principais tipos de biomateriais?

Depois de entender um pouco melhor o que são os biomateriais e como eles funcionam no organismo, é hora de conhecer os principais tipos deles. Procure observar os biomateriais citados na tabela anterior e relacione-os com as suas respectivas matérias primas, suas propriedades e aplicação. 

1.5 Aplicação do conhecimento 

Antônio, um senhor de 55 anos, chega ao consultório de um dentista, com o desejo de implantar alguns dentes. Ao fazer a avaliação das condições bucais de Antônio, o dentista conclui que será necessário utilizar algum material que estimule o crescimento dos ossos na região em que os implantes serão feitos. Escolha o biomaterial a ser utilizado (polímero, cerâmico ou metal), justifique essa escolha e discorra sobre quais os parâmetros deveriam ser pensados, ao produzir uma matriz tridimensional, visando o sucesso do tratamento.

1.6 Para ampliar conhecimento

Você e seus colegas citaram vários biomateriais utilizados no corpo humano. Eles também podem ser utilizados em outros seres vivos? Para responder, consulte os artigos selecionados abaixo, entre outros. Elabore um padlet (recurso digital já sugerido em outras atividades) com imagens de próteses utilizadas em aninais e inclua as legendas. Sugestão: animal X biomaterial x matéria prima x propriedades físico-químicas e mecânica x aplicação. 

Para saber mais 

• Visão animal é recuperada com biomateriais em Viçosa – Estudo desenvolvido há quase uma década na Universidade Federal de Viçosa propõe nova forma de tratar lesões na córnea de gatos e cães, permitindo regeneração e recuperação em 30 dias. 

Disponível em: https://www.em.com.br/app/ noticia/tecnologia/2014/01/20/interna_tecnologia,489592/visaoanimal-e-recuperada-com-biomateriais-em-vicosa.shtml

• Veterinária de SP implanta de graça próteses de resina em bicos e patas de animais feridos. 

Disponível em: https://razoesparaacreditar.com/ veterinaria-protese-passaro-bico-pata/ 

• Animais que usam próteses. 

Disponível em: https://myanimals.com/pt/ animais-que-usam-proteses/ 

MOMENTO 2 – BUSCANDO INSPIRAÇÃO NA NATUREZA

A área que estuda os princípios criativos e estratégias da natureza, visando a criação de soluções para os problemas atuais da humanidade, unindo funcionalidade, estética e sustentabilidade é a Biomimética. O princípio da biomimética é observar a natureza como um exemplo e fonte de inspiração. Tem sido usada em diversos ramos como, por exemplo, na química, biologia, medicina, arquitetura, agricultura e no ramo de transportes.

2.1 Observe as figuras abaixo e procure relacionar o instrumento com o animal que pode ter servido de inspiração, justificando sua escolha:

2.2 Pesquise sobre produtos que utilizam a Natureza como inspiração e, posteriormente, compartilhe com a turma:

a) Biopesticidas como por exemplo o uso de arruda para afastar insetos e manjericão para deixar os mosquitos longe do quarto; 
b) Sistemas de obtenção de energia elétrica inspirados na fotossíntese; 
c) Braço biônico inspirado em movimento da tromba do elefante; 
d) Uso do velcro; 
e) Diminuição do uso de energia do ar-condicionado em grandes edifícios, uma vez que os engenheiros estão se baseando no modo de refrigeração de cupinzeiros; 
f) Arquitetura biomimética; 
g) Seda de aranha é o biomaterial do futuro.

MOMENTO 3 – AGORA É SUA VEZ

Para você ter ideia de alguns projetos que procuram alternativas com a Ciência dos Materiais, o(a) professor(a) irá orientar uma pesquisa e análise de projetos de pré-iniciação científica realizados por jovens em busca de soluções para problemas encontrados em sua comunidade. 

Para saber mais: 

Lista com algumas pesquisas sobre Biopolímeros, que visam substituir os tradicionais Polímeros Sintéticos. Durante as aulas de Química, esse assunto será retomado com os aprofundamentos devidos. Febrace 2020 – Síntese de Polímeros Biodegradáveis a Partir de Coprodutos Agroindustriais Assis, F. et al.; Febrace 2019 – Produção de Biopolímeros a partir da casca da banana (Musa spp.). Evangelista, D. H. F. et al.

Desafio interdisciplinar: Inspirados pelos biomateriais e pela biomimética, olhe para sua escola e/ou seu entorno, selecione, em grupos, orientado pelo (a) professor(a), um problema e busque soluções que contemplem as diferentes áreas do conhecimento.


Para ampliar o conhecimento • Febrace – inspire-se histórias de sucesso – 

• De sensor de enchente até detector de fake news: Febrace. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/de-sensor-de-enchente-atedetector-de-fake-news-febrace-comeca-nesta-terca/


• Ex interno da Fundação Casa ganha prêmio em Feira de Ciências em 2018. 


• Feira de ciências ao alcance de todos. 








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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 O PLANETA ESTÁ AQUECENDO?

MOMENTO 1 

Questão disparadora: 

O Planeta está aquecendo? Muito se fala sobre os problemas ambientais que o planeta vem sofrendo. Algo muito importante para a manutenção da vida como a conhecemos hoje é o equilíbrio térmico dos ambientes. 1.1 Observe as imagens a seguir:

Imagem 1 – O processo de desertificação do Mar de Aral foi rápido. Duas fotos de satélite do Mar de Aral, a esquerda de 1989 e a direita de 2014. Fonte: NASA https://earthobservatory.nasa.gov/images/92169/the-variable-sea.

Imagem 2 – Derretimento das geleiras no Alaska. À esquerda, 1940. À direita, 4 de agosto de 2005. Fonte: NASA https://earthobservatory.nasa.gov/images/92169/the-variable-sea.

Com base em seus conhecimentos ambientais, responda às questões abaixo em seu caderno pessoal: a) O que observa nas imagens 1 e 2? Que informações trazem? b) Pode-se dizer que as alterações observadas nas imagens 1 e 2 se deram devido as mudanças climáticas? Argumente.

 1.2 Observe a imagem: 

a) O mundo está se tornando mais quente. Mas esse é um processo natural da Terra ou decorre da ação humana? Qual(is) a(s) sensação(s) que a imagem provoca em você? Ela condiz com a realidade?

 b) Qual a relação entre efeito estufa, aquecimento global e as mudanças climáticas? 1.3 Efeito estufa – positivo ou negativo? 

A imagem representa um projeto inovador de sustentabilidade em um espaço urbano. O grande diferencial desse projeto está na construção de estufas para o cultivo de alguns tipos de alimentos vegetais. 

Quais as vantagens em se cultivar os vegetais dentro dessas estruturas conhecidas como estufas? Você percebe alguma relação entre as estufas representadas na imagem com o planeta Terra?

MOMENTO 2 

Questão disparadora: O efeito estufa é um benefício ou uma ameaça para a vida na Terra? 


                       https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho

2.2 A denominação efeito estufa foi dada em analogia ao aquecimento gerado pelas estufas, normalmente feitas de vidro, no cultivo de plantas. O vidro permite a livre passagem da luz do sol e essa energia é parte absorvida, parte refletida. A parte absorvida tem dificuldade de passar novamente pelo vidro, sendo irradiada de volta para o ambiente interior. O mesmo raciocínio pode ser usado para o aquecimento da Terra, onde os gases de efeito estufa fazem o papel do vidro. Faça um esquema ou desenho, em seu caderno de anotações desta analogia, com base no que foi estudado anteriormente. 

2.3 “O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a manutenção da vida na Terra com a conhecemos”. Então, por que o aumento das temperaturas médias do planeta é preocupante? Para responder a essa questão, consulte a Situação de Aprendizagem 1, momento 4 – atividades 2 e 3 – Componente curricular de Física. Nela você aprendeu que os gases que interagem com a radiação solar produzindo radiação infravermelha são chamados de Gases de Efeito Estufa ou GEE. 

Para saber mais sobre esse tema, confira a matéria: “O que são os gases do efeito estufa” Disponível em https://www.ecycle.com.br/6037-gases-deefeito-estufa.html

MOMENTO 3 

Questão disparadora: 

Mudanças climáticas – são causadas pela ação humana ou não? 

ATIVIDADE 3.1 – A SALA DE AULA COMO ESPAÇO PARA DEBATE E REFLEXÃO 

 “Mudanças climáticas com enfoque no aquecimento global”. 

                         https://www.youtube.com/watch?v=_D8QLWJtvtM

MOMENTO 4

Questão disparadora: Todos os lugares do planeta estão ficando quente? Tem lugar que está esfriando? 

4.1 Para responder a essas questões: a) 
Assista ao vídeo e separe os conceitos importantes relacionados ao aquecimento global. Vídeo – O que causa o aquecimento global. 

Disponível em: : https://www.youtube.com/watch?v=Oe0npq64-LI

Leia o artigo O ‘aquecimento global’ significa que está aquecendo em todos os lugares? 

Grife ou selecione os principais itens que chamaram sua atenção no texto. E, então, com base nestas informações elabore a resposta ao questionamento anterior em seu caderno de anotações. Em sala de aula, o(a) professor(a) irá solicitar que contribua na construção de um mapa conceitual. 

4.2 Apesar do nome “aquecimento global”, esse fenômeno, causador das mudanças climáticas, é responsável por gerar episódios de frio extremo em algumas regiões. Como isso é possível? Busque informações em fontes de pesquisa confiáveis. 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 

A mudança climática afeta diretamente a saúde humana por meio de eventos climáticos extremos, da propagação de doenças transmitidas por vetores e outras doenças infecciosas e do agravamento da poluição do ar. Indiretamente, a mudança do clima afeta a saúde humana causando desnutrição, piorando as condições de trabalho e gerando estresse mental. 

1. Assinale a(s) alternativa(s) que acredita ser(em) provocada(s) por esse fenômeno, justificando a escolha. 

a) Aumento do risco de problemas respiratórios; 
b) Aumento do risco de câncer de pele e catarata; 
c) Aumento do risco de doença cardiovascular e AVC 
d) Exaustão por calor ou insolação; 
e) Desnutrição e obesidade; 
f) Doenças transmitidas por alimentos 
g) Saúde mental e problemas relacionados com o estresse 
h) Problemas de fertilidade 
i) Doenças transmitidas por insetos

Para ampliar a discussão procure reportagens, fotos e infográficos que evidenciem fatos que demonstrem os impactos das mudanças climáticas na saúde. Entre eles: 

• O calor extremo é uma das causas globais mais importantes de mortalidade relacionada ao clima, e as mudanças climáticas estão causando ondas de calor mais frequentes e intensas. • A poluição do ar é hoje um dos principais fatores de risco à saúde, levando a aumentos importantes da mortalidade e da morbidade via doenças cardiovasculares e pulmonares. 

• A segurança alimentar é determinada por fatores ambientais, sociais, políticos e econômicos. Os problemas de disponibilidade de alimentos se tornarão mais pronunciados à medida que a temperatura global aumentar. 

• Temperaturas mais altas das águas, aumento de chuvas e secas podem aumentar a poluição da água e prejudicar a saúde humana. 

• A mudança climática provoca mudanças na temperatura, precipitação e umidade, e como resultado, aumenta o risco de transmissão de doenças. É esperado que a mudança climática mude os padrões de doenças com algumas regiões enfrentando aumentos, enquanto outras podem ter reduções.

3. Mudanças climáticas e a agenda 2030 – O documento adotado na Assembleia Geral da ONU em 2015, “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, é um guia para as ações da comunidade internacional nos próximos anos. E é também um plano de ação para todas as pessoas e o planeta que foi coletivamente criado para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliênte até 2030. Aponte, em seu caderno de anotações, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre eles, destaque o objetivo 13 e relacione-o aos assuntos tratados nesta Situação de Aprendizagem 1 – O Planeta está aquecendo? 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

1. O aquecimento global, uma das consequências das mudanças climáticas, apresenta origem multifatorial, mas é intensificado devido à ação humana. Retomando todos os conceitos trabalhados até o momento, relembre o conceito de equilíbrio sistêmico, e liste as consequências desses impactos nos ecossistemas, pensando em todos os níveis tróficos. 2. O que fazer para ajudar a reduzir a intensificação do aquecimento global? 3. Como contrapartida social, proponha soluções para reduzir a intensificação das mudanças climáticas no âmbito local, regional e mundial. 

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Inicio de 2° Bimestre de 01 a 10 de Maio

Copiar o caderno e fazer as  atividades.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 -

ENERGIA EM MOVIMENTO

MOMENTO 1

Questão para pensar.

 "De onde vem a energia que sustenta todos os seres vivos e para onde vai essa energia quando morrem?"

Com base no que aprendeu na Situação de Aprendizagem 1 sobre cadeia alimentar, monte a sequencia correta de relações alimentares dos seres representados abaixo:

Essa relação entre os seres vivos, como forma de obtenção de alimento é facilmente observada na Natureza e em nosso dia a dia: as plantas servem de alimento para herbívoros que, por sua vez, servem de alimento para os carnívoros e assim por diante.

Esse modelo também descreve a transferência de matéria e energia entre esses seres vivos.

A cadeia alimentar que vocês, estudantes, representaram no seu caderno de anotações está no sentido unidirecional, como a energia e os nutrientes fluem entre os seres vivos e são classificados em três níveis tróficos: produtores, consumidores e decompositores. Os decompositores não aparecem na cadeia alimentar unidirecional, por operarem em todos os seres vivos na decomposição da matéria quando morrem.

O sentido das setas indica o movimento, a direçao em que a energia e OS nutriente passam de um ser vivo para outro. Em uma teia ou rede alimentar, o fIUXO de materia e energia nao e unidirecional como nas cadeias alimentares e sim multidirecional.


QUE TAL ANALISAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS?

Quais analogias podem-se estabelecer entre essas duas atividades?

Será que realmente existem cadeias alimentares na Natureza da forma como estudamos?

Uma espécie de ser vivo serve exclusivamente como fonte de alimento para outra espécie?

Quantas cadeias alimentares, com pelo menos 3 níveis tróficos envolvidos, você consegue

Identificar dentro do esquema da teia alimentar multidirecional ilustrada na imagem 2? Descreva algumas delas.

Você, como os seres vivos, consegue viver graças à ENERGIA que adquire a partir dos alimentos que consome, Esta energia dá a capacidade ao seu corpo de executar importantes funções que garantem o funcionamento do seu organismo.

MOMENT0 2

TRANSFERËNCIA DE ENERGIA

Na Situação de Aprendizagem 1, a Física definiu ENERGIA e a Quimica descreveu o comportamento da energia na Natureza, o qual segue duas LEIS NATURAIS, que se aplicam a todos os sistemas biológicos.

Leis da termodinâmica?

1 Lei da conservação de energia: "Energia não pode ser criada ou destruída. Ela pode somente ser modificada ou transferida".

2" Lei da entropia (em = "em", trope = "transformação"); o processo de transformação da energia de um estado para outro não é 100% eficiente, ou seja, na transformação, parte da energia de origem e dispersada sob a forma de energia térmica (calor, não disponível para consumo).

Retomando o esquema da S.A. anterior, va- mos exemplificar o processo de fluxo energétiCo.

O Fluxo energético de um ambiente pode também ser representado por um esquema (Diagrama de energia, de biomassa ou de numero) Ou por uma Pirámide (de energia, de número e de biomassa).

As representações nos permitem comparar os padrões de fluxo de energia através dos níveis tróficos de um ecossistema. veja os exemploS-um diagrama de energia e pirámides (energia e biomassa).



Embora as representações nos mostrem aspectos importantes das comunidades ecológicas, estes
não nos revelam quais processos influenciam mais fortemente a estrutura e dinâmica da comunidade.


Experimento: Fluxo de energia

Em seu caderno, organize em uma tabela os dados das temperaturas inicial e final de cada copo ('organismo") obtidos através da experimentação e em seguida, construa um gráfico para melhor visualização das informações coletadas.
Apos a análise os resultados obtidos, redija as considerações de seu grupo em seu caderno.

PESQUISANDO - ESTUDANTE... AGORA Ë COM VOCĖ!

Vários são os conceitos representados em uma cadeia e teia alimentar. Realize uma pesquisa
definindo esses conceitos.

Produtor - Consumidor - Decompositor - Nível Trófico - Autotrófico - Heterotrófico

Logo após ter realizado a pesquisa, você e seus colegas farão uma atividade em pequenos grupos, seguindo as instruções do(a) professor(a) com o seguinte roteiro:

1 Façam um levantamento dos seres vivos que são comuns na sua região, podem ser de um bioma aquático e/ou terrestre.
2 Elaborem uma cadeia alimentar com os seres vivos que selecionaram. Procurem diversificar, o
máximo possível, as espécies dos seres vivos.
3 Escrever os nomes destes seres vivos
4 Identifique na cadeia alimentar os respectivos níveis tróficos.
5 Socialização das cadeias alimentares: Seguindo as orientações do(a) professor(a), juntem todas
as cadeias alimentares, através das papeletas, que serão grudadas na parede ou quadro para
formar uma grande Teia Alimentar
6 Na imagem 2 (Mormento 1) Teia ou rede alimentar ilustrada acima, quantas cadeias alimentares
Vocêconsegue identificar? Desconstrua e represente essas cadeias.

A fonte de energia que sustenta a transferência de energia em todas as cadeias e teias alimentares e produzida pelo Sol e é transferida para os diferentes NÍVEIS TRÓFICOS através das relações
alimentares entre os animais.
Qualquer "quebra" nesta transferência pode causar um desequilíbrio na estrutura da teia, ou seja,
os elos entre os níveis tróficos são frágeis.

A energia em movimento na Natureza

Como a planta consegue produzir seu próprio alimento?

De forma simplificada, as plantas terrestres (entre outros organismos) capturam a energia do sol e através de reações químicas transformam substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em glicose (orgânica) e gás Oxigênio (inorgânica), produzindo 0 alimento necessário
para a sua sobrevivência.
Esse processo, denominado fotossíntese, requer o pigmento verde clorofila, que está presente nas folhas. As moléculas orgânicas formadas durante a fotossíntese fornecem não apenas a energia que ativa os sistemas vivos, mas também moléculas estruturais que compõem Os organismos vivos.



MOMENTO 3

METABOLISMO ENERGÉTICO FOTOSSÍNTESE

Para compreender o processo de forma aprofundada, podemos utilizar uma estratégia muito eficiente que é o estudo por meio da investigação e que, neste momento, convidamos você a fazer parte dele.

Compreendendo a Fotossíntese por meio da investigação Sob a orientação do(a) professor(a), em grupo, propomos a montagem de um experimento, que fornecerá informações para suas reflexões a respeito deste fenômeno.
Teremos uma montagem semelhante a esta:


ANÁLISE DOS RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES 

Faça a análise dos resultados obtidos e registre as considerações do seu grupo em seu caderno.

O processo de fotossíntese pode ser descrito de forma simplificada de várias maneiras. Ao
lado apresentamos uma imagem que representa o fenômeno. Este processo fotossintético também pode
ser descrito quimicamente através da equação a seguir

6 CO+ 12 H2O  ------ CH2O + 6 02 + 6 H20



Caso desconheça as fórmulas moleculares contidas na equação, pesquise o significado de cada uma e depois as transcreva para imagem ilustrativa. Se necessário, consulte o(a) professor(a) de química para auxiliá-lo(a).

Desafio

Na equação da fotossíntese, cada formula molecular apresenta um número à sua frente e que não faz parte da sua composição em si. O que significam estes números e como são calculados? (Uma sugestão é explorar esse assunto nas demais disciplinas - Matemática e Química).

Como a planta utiliza o açúcar produzido durante a fotossíntese?

A glicose produzida durante a fotossíntese pode ser transformada em amido, celulose, lignina ou,
através de outras reações químicas, a planta pode produzir também proteínas, óleos, vitaminas etc.
Essas substâncias são muito importantes para o crescimento e sobrevivência da planta e podem, ainda, ser aproveitadas pelo homem e outros animais que se alimentam delas.

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

COMBUSTÍVEIS QUE MOVEM O MUNDO

MOMENTO 1

A ENERGIA E A VIDA

Você estudou, anteriormente, na situação de aprendizagem 2 - componente Biologia, a energia em movimento. Agora, você vai aprender um pouco mais sobre o consumo de energia por uma das"máquinas" mais fascinantes do mundo: o corpo humano.

Sabe-se que, para uma máquina funcionar, ela precisa de combustível. Observando a imagem 1
podemos perceber o quão complexo é a "máquina" humana. Para que todo o conjunto funcione em harmonia são necessários alguns "combustíveis".




Questão disparadora: Quais são os combustíveis que movem a "máquina" humana?


Após a orientação do(a) professor(a) converse com seus colegas e realize as anotações em seu caderno de estudo.





Observe a imagem 2.

O que tem em comum com a imagem 1?

Estabeleça uma relação entre as trocas gasosas que ocorrem na "máquina" humana e nos vegetais. Faça suas anotações em seu caderno.

Nos vegetais, a Fase 1 indica parte do processo da fotossíntese (trocas gasosas envolvidas,
visto também nas aulas de Química), onde em resumo, o vegetal absorve nutrientes, água e gás (CO2) e com a energia absorvida do sol transforma todos esses elementos em açúcares, liberando como resultado dessa transformação química natural o gás oxigênio (O2). Já a Fase 2 demonstra, em síntese, um outro processo bioquímico realizado pelos vegetais.

Os seres vivos também precisam de combustível para "funcionar". Como nosso corpo transforma
os combustíveis, por meio de uma série de reações químicas, em energia? Observação: é muito importante salientar que a energia é um dos produtos.

Você já estudou em Física que energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso
corpo tem de realizar trabalho.
E, em Química que a "energia não pode ser criada ou destruída. Ela pode somente ser modificada ou transferida". Portanto, todos os tipos de energia são transformações de outros tipos de energia.
Que tal relembrar algumas dessas conversões:




Para você entender como as energias envolvidas nos processos químicos podem ser transformadas em outros tipos de energia, tem de entender alguns aspectos relacionados às reações químicas. Esse conceito foi abordado na situação de aprendizagem n° 2 Componente Química



- Tema: Energia em movimento. Observe a imagem 3. Para que um lanche, como o da foto forneça energia, não basta que seja mastigado e engolido, ele tem que ser quebrado em moléculas pequenas, para que possam ser absorvi das pelas células e utilizadas na obtenção de energia, sendo a glicose uma dessas moléculas.

Os seres humanos, durante o pro- cesso evolutivo, passaram a usar melhor a glicose que vem dos alimentos, obtendo dela energia para a manutenção das funções vitais" do organismo. Por isso, é tão importante abastecer nossa "máquina" várias vezes ao dia. Ao se alimentar, você ingere substâncias das quais obtém a energia para garantir a manutenção da vida e realizar as atividades do seu dia a dia.

Como já estudou anteriormente, no Ensino Fundamental, os alimentos são compostos principalmente de carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas.

Os carboidratos são quebrados em porções cada vez menores, através da mastigação e da di-
gestão, até ser reduzido a uma unidade de glicose, ou outra forma de açúcar simples (denominados monossacarídeos). Essa molécula (monossacarídeo) atravessa a mucosa no intestino delgado eé
transportada pela corrente sanguínea até o figado, onde será convertida parte em glicogênio e parte transportada para outros tecidos e células.

A glicose (C.H,,O), é transportada até as células e, nas mitocôndrias, juntamente com o
gás oxigênio (da respiração - transportado pelas hemácias) participa do processo denominado
respiração celular, que é um processo de combustão que obtém a energia que nosso organismo necessita:

C2H12)O6(aq) + 6 O 2(g)   --------  6 O 2(g) + 6 H2o(I)  ----- energia química (ATP - adenosina trifosfato)

A glicose é a molécula que funciona como combustível e é quebrada liberando energia para as reações químicas que fazem nosso organismo funcionar.
Ao entrar na célula, a glicose, sofre sua primeira divisão formando o ácido pirúvico, que segue
para a mitocôndria, organela responsável pela respiração celular. Para obter mais energia, começa o ciclo de Krebs.

Ciclo de Krebs é uma das etapas da respiração celular, processo de obtenção de energia realizado na presença de gás oxigênio (processo aeróbio) pela maioria das células eucarióticas e algumas procarióticas. Nesse processo, ocorre a degradação de uma molécula orgânica, resultando em gás carbônico, água e energia como produtos finais. Essa energia é utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células.

No ciclo de Krebs, Ocorre a oxidação de fontes energéticas, como carboidratos, ácidos graxos
e aminoácidos, e são produtos dessa etapa o CO, e elétrons altamente energéticos, armazenados em moléculas carreadoras de energia.
A última etapa da respiração celular é chamada de fosforilação oxidativa (cadeias transportadoras de elétrons) e acontece no interior das mitocôndrias. E a etapa em que ocorre a maior quantidade de produção de energia (ATP).   
O ATP (Adenosina Trifosfato) é a molécula responsável pela captação e armazenamento de energia. Ela está envolvida nas reações energéticas que ocorrem nas células.
Estudante, para saber mais Sugerimos que busque videos, mapas mentais e/ou textos explicativos sobre as etapas da respiração celular. 


Sistematizando o conhecimento:

Com base no que estudou até agora, observe a imagem 4 e elabore uma síntese em seu caderno
de estudo, respondendo a questão: 

Como nosso corpo obtém energia de moléculas orgânicas?



Estudante, você sistematizou seu conhecimento, correlacionou o combustível com a obtenção
de energia no organismo, e agora, continuando nessa temática, vamos falar sobre metabolismo.

E muito comum ouvir as pessoas, até mesmo os(as) colegas dizerem: "meu metabolismo é rápido" ou "meu metabolismo é lento' e geralmente, nos comentários, relacionaremo metabolismo a "engordar" Ou "emagrecer".

AFINAL, O QUE É METABOLISMO?

Durante todas as etapas do ciclo de vida de um organismo (nascer, desenvolver-se, reproduzir e
morrer) ocorrem incontáveis reações bioquímicas em seu corpo. Dessa forma, essas reações visam realizar as alterações necessárias para a manutenção da vida, seja construindo ou desconstruindo moléculas.

 Assim, o metabolismo celular trata, basicamente, do Conjunto dessas reações químicas de síntese e degradação ("construção Ou desconstrução") de moléculas realizadas pela célula com o intuito de manter-se viva.

Corpo pode acumular ou queimar gordura com base nos processos metabólicos do organismo

Obviamente que a alimentação e os hábitos de vida influenciam imensamente tal fenômeno.
Obviamente que muitas pessoas relacionam o metabolismo apenas com engordar ou emagrecer


Para saber mais:


KHAN ACADEMY. Visão geral do metabolismo. Disponível em: 

https://pt.khanacademy.org/science/biology/energy-and-enzymes/energy-in-metabolism/a/overview-of-metabolism
Dica: A Biologia é uma área do conhecimento que detém um grande número de termos
científicos específicos que podem se tornar uma dificuldade. Uma forma de se familiarizar
com esses termos científicos e ampliar seu vocabulário é construir um glossário, onde
poderá recorrer para consultar sempre que sentir necessidade. Esse glossário poderá ser
Complementado e utilizado no decorrer dos seus estudos no Ensino Médio.


Glossário, significa dicionário de palavras de sentido obscuro ou pouco conhecido; elucidário.
MICHAELIS.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. 2019. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/glossario/


De uma forma geral, atua Como um dicionário especial ou uma lista de palavras, que consigna vocábulos sobre os quais um leitor comum pode ter dificuldades para entendê-las.


MOMENT0 2


Questão disparadora: E a planta respira ou só realiza fotossíntese?


Como já vimos, as plantas também realizam o processo de respiração. E muito comum escutarmos histórias e alertas quanto aos Cuidados de dormir em ambientes fechados com muitas plantas. Segundo essas histórias, as plantas absorvem grande parte do gás oxigênio (O,) atmosférico presente no ambiente
liberando gás carbônico (CO,), dificultando a respiração das pessoas que estão dormindo no mesmo local.



Utilizando seus conhecimentos construídos até o momento, você considera que esses alertas e
histórias sejam reais? Vamos ver o que seus familiares e/ou vizinhos acham?

Pergunte às pessoas (aproximadamente 10 pessoas) com mais idade que você, se elas ja ou
ouviram falar que "dormir em um quarto com muitas plantas pode prejudicar a respiração das pessoas que estão nesse quarto? " e "se acreditam ou não". Anote as respostas em seu caderno pessoal, tomando cuidado para não identificar os nomes dos entrevistados. Em seguida sistematize suas respostas em um gráfico de barras e compartilhe com os colegas de turma.
Apos a apresentação geral, elabore uma síntese e considerações sobre esse questionamento.

Observe um trecho de uma reportagem veiculada na mídia:

"A  Amazônia - o pulmão do planeta que produz 20% do nosso oxigênio - arde em chamas", escreveu um usuário em uma rede social. Seguido dessa postagem, outro usuário também endossou a afirmaçao de que a floresta na América do Sul seria responsável pela produção de 20% do oxigênio global. Trecho criado para o material.

Por ser a maior floresta tropical do planeta, ocupando uma área de 5.500.000 km2 e uma grande produtora de gás oxigênio durante o processo de fotossíntese e de suas plantas, é comum relacionar a floresta como sendo o "pulmão do mundo".

Elabore um texto explicativo sobre esse assunto, argumentando com bases cientificas os concei-
tos apresentados pelos protagonistas na reportagem acima.

Para saber mais:
Com base nas informações contidas no esquema apresentado na atividade 1.2 (Imagem 2)
- Processos bioquímicos importantes realizados pelos vegetais e, seguindo as orientações
do (a) seu (a) professor (a), realize uma pesquisa sobre a origem do oxigênio atmosférico que
utilizamos na respiração.

MOMENTO 2

DESAFIO INTERDISCIPLINAR

Até agora você estudou que para uma "máquina" funcionar ela precisa de combustível, vamos ao
desafio:
As células (através do metabolismo aeróbico) consomem os nutrientes/combustíveis acoplados
o gás oxigênio, havendo produção de dióxido de carbono (CO), água e produtos metabólicos finais, sendo o processo acompanhado de transferência de energia. Acontecem também reações de combustão, ainda que bem diferenciadas das combustões que ocorrem no ambiente. Um exemplo de Combustível utilizado, ao mesmo tempo, para movimentar "máquinas" humanas e motores é proveniente da cana de açúcar, muito presente na história e cotidiano dos brasileiros.
Conforme a orientação do(a) professor(a), organize-se em grupos para pesquisar os tópicos:

- Açúcar - fonte de energia Ou vilão da saúde?
- Uso da cana-de -açúcar como fonte de energia: vantagens e desvantagens
- A combustão na queima de combustíveis
- O etanol como combustível - uma alternativa brasileira
- Biotecnologia aplicada ao combustível
- O etanol como componente da gasolina brasileira
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

RECURSOS PARA A MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DA VIDA

MOMENTO 1

O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana estao entre as principais causas de degradação ambiental. Dentre os fatores que ameaçam a preservaçao da vida, destacam-se as queimadas, a poluição de rios, do solo e do ar, a caça predatória, o consumismo e os desmatamentos.

Os desmatamentos, por exemplo, podem acabar com hábitats de espécies que dependem deles para viver. A redução da diversidade biológica compromete a sustentabilidade e a disponibilidade per-
manente dos recursos ambientais.

Questão disparadora: A produção de uma energia "limpa" pode Ocasionar um problema ambiental?

Segundo o artigo publicado na Revista Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, vol.24, n° 68, São Paulo - 2010, Análise da situação da produção de etanol e biodiesel no Brasil, disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script-sci_arttext&pid-Ss0103-40142010000100017, acesso em:11 ago. 2020:


"...a problemática dos biocombustíveis ocupa o centro das atenções nacionais e internacionais em razão do aumento excessivo do preço do petróleo e da discussão mundial sobre a diminuição das emissões de CO, e consequente diminuição do efeito estufa pelo uso de energias renováveis. Bicombustíveis são produtos à base de plantas e das quais se produz o etanol por meio do álcool da cana-de-açúcar - na Europa é produzido da beterraba - ou do amido (milho, trigo, raízes e de tubérculos). O biodiesel pode ser produzido de plantas oleosas (colza, girassol, soja, mamona e palmeira-de-dendê)."


Realize: a leitura do artigo cientifico destacando no texto aspectos que chame sua atenção; uma pesquisa sobre a evolução do cultivo de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, tomando como base o período de 1970 até os dias atuais, buscando identificar quais tipos de impactos essa prática pode trazer ao ambiente. você pode destacar no próprio texto (artigo cientifico, ou em fontes de pesquisa confiáveis; as anotações serão compartilhadas Com os demais estudantes.

MOMENTO 2


Questão disparadora: O etanol- uma alternativa ou um problema?


Para responder essa questão, você, estudante, irá explorar as informações contidas no artigo cientifico citado no Momento 1, entre outras fontes de pesquisa confiáveis.

 

 


Um comentário:

  1. Professor, por quê essa lição de biologia do 2 bimestre é a mesma do 1 bimestre???

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