6º Ano Fundamental

Bem vindos ao 6º ano Fundamental

UNIDADE TEMÁTICA: MATÉRIA E ENERGIA





O que faz um cientista e o que é ciência. 

Você já parou para pensar sobre esse assunto?

O que é ciência? 

O que faz um(a) cientista? 

Como é a rotina de trabalho de um(a) cientista? 

Como é a vida de um(a) cientista fora do ambiente de trabalho?

Qual é a importância da ciência para nosso cotidiano? 

O que motiva um(a) cientista a desenvolver seu trabalho? 

Registre em seu caderno as ideias que surgir.

https://www.youtube.com/watch?v=Kkpje9rXzQ8

Depois de assistir ao vídeo, responda (em seu caderno) às seguintes questões: 

a) Quantos e quais são os materiais envolvidos na produção do sapato? 

b) De onde vêm esses materiais? 

c) Os materiais sofrem transformações? Quais? 

d) As etapas da produção trazem algum impacto ao ambiente e para a saúde das pessoas? 

MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

O que poderá acontecer ao juntarmos duas substâncias num recipiente? 

Você sabe o que é uma mistura? 

Todas as misturas são iguais? 

Onde podemos encontrar, no nosso dia a dia, exemplos de misturas?

AS MISTURAS DO DIA-A-DIA

1. O rótulo retirado de uma garrafa de água mineral, apresenta os componentes químicos e as caracteriesticas físico-químicas da água. Nesse caso, a água mineral é uma mistura? Justifique sua resposta.


2. O ar que respiramos é uma mistura? Justifique sua resposta 

3. Qual é a diferença entre água mineral e água destilada? Onde cada uma é utilizada? 

4. Quando fazemos um bolo, juntamos e “misturamos” todos os ingredientes necessários para o seu preparo. Assim acontece também na preparação da merenda na escola.

Diante desses exemplos, responda no seu caderno o que são misturas e dê exemplos de outros preparos feitos em casa que você considera serem misturas.

ATIVIDADE PRÁTICA -“MISTURANDO AS COISAS” 

Você precisará registrar as observações e conclusões enquanto estiver fazendo o experimento com diversas substâncias. Preste atenção e verifique se as substâncias se misturam ou não misturam! Materiais: 

• 6 copos transparentes com água (50 ou 100 ml) 

• sal de cozinha • açúcar • amido de milho 

• óleo 

• clipes de metal (pequenos) 

• pedaços de cortiça 

• palitos de picolé Procedimentos: 

1. Identifique todos os copos com números: use um número para cada copo. 

2. Preencha com água cerca de metade do volume de todos os copos. 

3. Em cada um dos copos será colocado um dos outros itens disponíveis, por exemplo: Copo 

1: sal Copo 

2: açúcar Copo 

3: amido de milho Copo 

4: cortiça Copo 

5: óleo Copo 

6: clipes de metal 

4. Com o auxílio do palito de picolé, mexa as misturas e observe se houve alguma alteração. 

5. Registre em um quadro, como o do modelo abaixo, as observações e os resultados obtidos




Nenhum comentário:

Postar um comentário