Bem vindo aos conteúdos e atividades do Clube do 1º Ensino Médio
Escolas Sebastião Walter Fusco 2025
Física
Exercícios (substituição da prova) Física
Trabalhos Física Complementares ou Recuperação e trabalhos de compensação de ausências
Entregue, manuscrito a mão, para fechamento de notas do bimestre.
Biologia
Prova "Israel Domina" Biologia
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1º Bimestre Conteúdos e Atividades
Trabalhos de Compensação de Faltas:
Trabalho Super imãs - Abona 7 faltas esse trabalho
Trabalho Ciclos Biogeoquímicos - Abona 7 faltas ,esse trabalho
Fluxo de Energia - Abona 7 faltas esse trabalho
Metabolismo Energético - Abona 7 faltas esse trabalho
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2º Bimestre Conteúdos e Atividades
Avaliação do 2º Bimestre - Obs. aberta ate Domingo dia 27 de Junho.
Recuperação - Obs. Aberta até Sexta feira dia 02 de Julho
Recuperação Intensiva - Aberta até Quarta feira dia 14 de Julho
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Trabalho
do 2º Bimestre
“O efeito estufa, suas causas e consequências para a vida na terra e Protocolo de Kyoto”
Qual a relação entre efeito estufa e a vida na Terra?
Porque o efeito estufa não pode ser acusado de ser um vilão para o
planeta Terra?
Onde ocorre o efeito de estufa?
O que aconteceria com a Terra se não existisse o efeito estufa?
O que é o Protocolo de Kyoto?
Meio Ambiente - Enfraquecido, Protocolo de Kyoto é estendido até
2020...
Links para pesquisa:
-
Mínimo de 6 páginas + 20 linhas de conclusão;
-
Trabalho individual escrito a mão em folhas de almaço, caderno ou sulfite;
- Fazer
capa com nome do trabalho, nome e numero do aluno, série, matéria e nome do
professor;
-
Entregar ate 30 de Junho para o professor na escola;
- Vale
até 2 pontos na média.
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3º Bimestre Conteúdos e Atividades
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4º Bimestre Conteúdos e Atividades
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Trabalho de Física do 4° Bimestre
Tema: Evolução do Universo
• Teoria do Big bang
• O nascimento e energia de estrelas
Evolução estelar
• Gigantes vermelhas
• Anas Brancas
• Estrelas massivas,
• Supernovas,
• Remanescentes estelares.
Formação e tipos de galáxias
• Nebulosas,
• Tipos de nebulosas,
• Processo de formação da estrela,
• Fusão nuclear
• Nebulosas planetárias,
Matéria escura e sua importância
Especificações do trabalho
- Mínimo de 6 páginas de papel almaço ( ou 8 de caderno), escrito a mão, pode ter imagens pequenas.
- Fazer capa com nome do trabalho, nome do aluno, série, matéria e nome do professor.
- Conclusão na última página, em suas palavras sobre o conteúdo pesquisado.
- Entregar ate 20 de Novembro,
- Vale até de Zero a Dez.
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Trabalho de Biologia do 4° Bimestre
Tema: Fisiologia comparada dos sistemas:
1 - Fisiologia comparada do Sistema Digestório.
Do mais simples para o mais complexo,
● Esponja do mar;
● Água-viva;
● Ser humano.
Grandes mudanças aconteceram nos sistemas digestórios dos seres vivos.
Os tipos de Sistemas digestórios
- Sistema completo,
- Sistema Incompleto,
- Digestão intracelular,
- Digestão estracelular
Os órgãos envolvidos no sistema digestório
- Quais são e funções de cada órgão
2 - Fisiologia comparada do Sistema Circulatório
O sistema circulatório, Comparando diferentes animais:
● Cnidários Água-viva,
● Poríferos,
● Platelmintos (vermes achatados), Nematódeos (vermes cilíndricos),
● Anelídeos, insetos, crustáceos, moluscos e vertebrados.
Tipos de sistema circulatório:
• Sistema circulatório aberto ou
lacunar,
• Sistema circulatório fechado
O meio líquido:
• Hemolinfa,
• Sangue.
O sistema circulatório nos
vertebrados, fechado?
• Qual a diferença entre sistema circulatório aberto e fechado?
● Como podemos classificar o sistema circulatório?
O sistema circulatório humano:
• Os vasos sanguíneos
- Artérias,
- Vasos,
- Capilares.
3 - Fisiologia comparada Sistema Respiratório.
A diferença entre respiração celular e respiração fisiológica.
Compreendendo a Respiração celular
- Aaeróbia.
Difusão e trocas gasosas
• Respiração cutânea;
• Respiração branquial;
• Respiração traqueal;
• Respiração filotraqueal;
• Respiração pulmonar.
4 - Fisiologia comparada Sistema Reprodutor
Reprodução assexuada
- Cissiparidade, bipartição ou divisão binária
- Tipos de reprodução Assexuada:
• Brotamento,
• Esporulação,
• Propagação vegetativa,
• Partenogênese
Reprodução Sexuada
• Gametas masculino, e feminino.
• Fecundação
Os tipos de fertilização na reprodução sexuada.
O ovo nos vertebrados
● Quais são as principais diferenças entre a reprodução sexuada e a assexuada?
● Qual é a principal função das estruturas anexas no ovo dos vertebrados?
Especificações do trabalho
- Mínimo de 6 páginas de papel almaço ( ou 8 de caderno), escrito a mão, pode ter imagens pequenas.
- Fazer capa com nome do trabalho, nome do aluno, série, matéria e nome do professor.
- Conclusão na última página, em suas palavras sobre o conteúdo pesquisado.
- Entregar ate 20 de Novembro,
- Vale até de Zero a Dez.
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SARESP 2024
Exercícios de Física
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27- Certo carro elétrico vendido no Brasil tem, segundo o
fabricante, motor de 75 CV. Com massa de 1200 kg, esse
carro consegue variar a velocidade de 0 a 108 km em 15 s.
Admitindo 1 CV = 750 watts e 108 km/h = 30 m/s, o valor
absoluto da diferença entre a potência prometida pelo
fabricante e a potência desenvolvida no teste de acele-
ração é de, aproximadamente,
(A) 20000 W.
(B) 40000 W.
(C) 60000 W.
(D) 10000 W.
(E) 6000 W.
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Os ciclos biogeoquímicos desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, envolvendo processos que garantem a reciclagem de elementos na natureza.
O ciclo do tem a ação das bactérias na transformação da sua forma elementar gasosa em íons e em moléculas essenciais para a produção de proteínas.
O ciclo do tem a participação de ações antropogênicas em reações de combustão.
O ciclo do tem etapa nas rochas. Além de
compor fertilizantes, esse elemento faz parte de moléculas de DNA, ATP, ADP e de gorduras das membranas celulares.
As lacunas são corretamente preenchidas por:
(A) carbono … enxofre … nitrogênio
(B) fósforo … carbono … enxofre
(C) nitrogênio … carbono … fósforo
(D) enxofre … nitrogênio … carbono
(E) nitrogênio … enxofre … carbono
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Leia uma sequência de anotações, feitas em ordem cronológica, usando o método científico.
1. Observei que algumas plantas, que ficam dentro de casa, estão morrendo.
2. Pode ser que essas plantas não recebam luz suficiente.
3. Reposicionei essas plantas para ficarem mais próximo da janela.
4. Observei que algumas delas passaram a se desenvolver melhor perto da janela.
5. A luminosidade deve ser um dos fatores que afetam o bom desenvolvimento das plantas.
A hipótese e a experimentação estão descritas, respectivamente, nas frases
(A) 1 e 5.
(B) 4 e 2.
(C) 4 e 5.
(D) 2 e 3.
(E) 1 e 3.
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