7º ANO 3º BIMESTRE

CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO



COMO ESTÁ A SUA SAÚDE? 

Leia atentamente as perguntas a seguir e reflita: 

Quais locais de atendimento à saúde existem no seu bairro ou município? 

Você sabe quais são as condições gerais de saúde das pessoas do seu bairro ou município? 

Quais fatores interferem na saúde das pessoas, de modo geral? 

Você é responsável por manter uma boa condição de saúde para você? 

E para as outras pessoas? 

Responda a essas questões em seu caderno pessoal.

Leia o texto e faça uma redação com argumentos que defenda a ideia do texto 15 linhas.

A saúde pública é de responsabilidade de todos, cuidar de nós mesmos, é também cuidar dos outros, cuidar do bairro onde moramos não jogar lixo nas ruas, limpar a nossa casa e manter o lixo guardado em sacos fechados e em locais que os animais não alcancem, além de ficarmos separado das outras pessoas em caso de doenças virais como gripe covid e etc.

Roda de conversa 

Compartilhe suas respostas e contribua com as discussões! Indicadores de Saúde

Para planejar ações que promovam a qualidade de vida individual e coletiva na sociedade, é preciso conhecer as condições de vida em cada região. Para isso, são usados indicadores. Indicadores são informações científicas coletadas e organizadas com a finalidade de avaliar uma condição específica em uma localidade. Eles são usados para conhecer e descrever as características e especificidades de uma determinada região. Os indicadores de saúde, por exemplo, podem informar a incidência de algumas doenças ou a cobertura vacinal de uma população. Também existem indicadores que mostram a taxa de mortalidade infantil, a cobertura de saneamento básico, a qualidade da água, a taxa de natalidade, a cobertura vegetal nativa, entre outros dados.

Conhecendo os indicadores no Acessa.

SEADE

FIOCRUZ

CONHECENDO INDICADORES E AÇÕES VOLTADAS À SAÚDE

Esta atividade prevê uma investigação sobre alguns indicadores de saúde e sobre ações voltadas à promoção da saúde da população.

 Sua turma irá se organizar em alguns grupos, que ficarão responsáveis por obter informações referentes à qualidade de vida das pessoas da sua região ou localidade. Os grupos irão realizar a pesquisa em dois formatos diferentes. A seguir, estão apresentados os formatos e algumas questões que podem nortear a investigação:

FORMATO 1: Entrevista com profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de atendimento à saúde próxima à escola. – Procure um profissional na UBS próxima à escola que possa ser entrevistado pelo seu grupo; – Converse com este profissional sobre as seguintes questões: • Quais são as condições gerais de saúde das pessoas desta região? • Quais são as principais doenças ou problemas de saúde para as quais as pessoas desta região buscam atendimento médico? • Quais são as possíveis causas destes problemas? • Quais são as ações de prevenção, promoção e cuidado com a saúde que esta UBS desenvolve? • A escola e a comunidade podem ajudar nestas ações? De que maneira?

FORMATO 2: Pesquisa em sites e plataformas sobre indicadores de saúde. – Acesse as plataformas indicadas abaixo ou outras que apresentem os dados que você vai pesquisar; – Busque quadros, gráficos, tabelas e/ou textos que apresentem os seguintes indicadores de saúde (ou outros mais relevantes para a sua região): • taxa de mortalidade infantil; • cobertura de saneamento básico; • incidência de doenças de veiculação hídrica; • incidência de doenças de veiculação atmosférica; • cobertura vacinal. – Plataformas sugeridas: • Fundação Seade. Disponível em:https://perfil.seade.gov.br/. Acesso em 26 nov. 2020. • Fiocruz. Disponível em: https://climaesaude.icict.fiocruz.br/pagina/mapas-graficos-etabelas-0. Acesso em 26 nov. 2020. • 

AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA COMUNIDADE 

Após realizar a entrevista ou a pesquisa, se reúna com seu grupo e escreva um pequeno texto apresentando as informações que o grupo coletou. A seguir, um grupo que realizou a entrevista irá se reunir com um grupo que realizou a pesquisa e, juntos, irão comparar os dados obtidos e verificar se há alguma relação entre eles. Ao final, vocês irão reunir os registros dos dois grupos em um único texto. Para discutir, interpretar e analisar os dados pesquisados, faça a leitura do texto construído colaborativamente entre os dois grupos e responda, juntamente com seus(suas) colegas, às seguintes questões: 

Quais indicadores de saúde você analisou? 

Que informações os indicadores apresentam? 

O que você pode concluir a partir destes indicadores? 

Quais são as doenças mais comuns na sua comunidade? 

Quais são as possíveis causas destas doenças? 

A incidências destas doenças pode estar relacionada com as informações apresentadas nos indicadores? 

De que maneira? Você considera que as pessoas da sua região têm boa saúde? 

Por quê? Algum dado que você analisou confirma esta ideia? De que forma? 

Qual é a responsabilidade das pessoas em geral com a manutenção da saúde individual e coletiva?

Ao final, vamos organizar a turma para socializar as conclusões dos grupos e promover um diálogo sobre as semelhanças e diferenças entre as informações e as conclusões apresentadas. Esta socialização pode ser feita em pequenos grupos, da seguinte forma: 

• Reúnam-se novamente com o grupo que produziu o texto final (elaborado a partir da união dos dois textos iniciais) e escolham dois representantes para o grupo. Estes representantes serão os responsáveis por apresentar as conclusões do grupo, de forma breve e objetiva. 

• Preparem, coletivamente, um esquema, um desenho ou um resumo em tópicos que apresentem as principais conclusões do grupo, e finalizem com uma conclusão geral sobre a seguinte questão: Quais são as condições gerais de saúde das pessoas da sua comunidade? 

• Organizem as carteiras da sala em diversas mesas, de forma que em cada mesa fiquem os dois representantes de cada grupo com o resumo que vocês prepararam coletivamente. 

• Conforme a orientação do(a) professor(a), os(as) estudantes que não forem os representantes irão se dividir entre os grupos para ouvir a apresentação dos representantes e debater as ideias com eles. De tempo em tempo, os(as) estudantes ouvintes irão trocar de grupo de modo a participar do debate em todos eles.

 • Para finalizar, vocês podem construir um mural coletivo na lousa com suas conclusões sobre a questão “Quais são as condições gerais de saúde das pessoas da sua comunidade?” e conversar sobre dúvidas, comentários adicionais e debate de ideias.

DIVULGANDO CONHECIMENTOS 

Conversem com seus(suas) colegas e com seu(sua) professor(a) sobre a melhor maneira de divulgar as informações que vocês coletaram e suas conclusões para toda a escola. Uma sugestão é montar um pequeno livro com os textos que vocês construíram. Este livro pode ser organizado no formato digital, com hipertextos contendo links que mostram gráficos, quadros, imagens ou outros recursos voltados a aprofundar e ilustrar sua pesquisa.


O USO DA TECNOLOGIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE 

Nesta situação de aprendizagem, você irá estudar como as estratégias de promoção à saúde vêm se aprimorando ao longo do tempo, qual o papel das tecnologias nestas mudanças e como você pode contribuir para promover ações voltadas a melhorar a qualidade de vida da comunidade. 

LINHA DO TEMPO 

Para esta atividade, você e seus(suas) colegas irão se organizar em grupos e traçar uma linha do tempo sobre o Sarampo. 

 Etapa 1: Pesquise em livros didáticos, na internet ou em outras fontes informações sobre o sarampo, se baseando nas seguintes questões: 

• Quando o sarampo foi descoberto? 

• Quais foram os primeiros casos registrados? 

• Como eram feitas as primeiras ações de prevenção desta doença? Como são feitas agora? 

• Qual a origem da vacina contra o sarampo? 

• Como esta vacina é fabricada? 

• Quais são os resultados da vacinação contra o sarampo? (controle ou erradicação) 

• Como o desenvolvimento da tecnologia vem impactando na evolução da prevenção ao sarampo ao longo dos anos?

Etapa 2: Organize uma linha do tempo com as informações obtidas na pesquisa que evidencie a evolução das ações de prevenção ao sarampo ao longo do tempo, considerando o uso de tecnologias neste processo. Use sua criatividade na produção desta linha do tempo e inclua imagens, desenhos, frases etc. 

Etapa 3: Para iniciar esta atividade, faça a leitura do texto 

“Incidência do sarampo no Estado de São Paulo”. Incidência do sarampo no Estado de São Paulo Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diferentes países em todas as regiões do mundo reportaram surtos de sarampo em 2019, com mais de 400.000 casos até 5 de novembro de 2019. Nas Américas, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, foram registrados 15.802 casos e 18 óbitos em 14 países até dezembro de 2019. No Brasil, o Ministério da Saúde registra mais de 16.000 casos e 15 óbitos até dezembro de 2019. Depois de duas décadas sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo. Até 14 de janeiro de 2020, foram notificados no Estado 53.716 suspeitos (53.476 em 2019 e 240 em 2020), com 16.676 casos confirmados, 30.648 casos descartados e 6392 casos em investigação.




A partir da leitura, responda as questões abaixo em seu caderno.

Você também pode utilizar os indicadores de saúde pesquisados na atividade “Conhecendo indicadores e ações voltadas à saúde” e as informações obtidas na pesquisa sobre o sarampo para responder às questões.

Qual a incidência do sarampo na sua região? 

Há algum indicador de saúde que aponta para que haja esta incidência? Qual? 

Com base nos indicadores, aponte qual medida pode ser tomada para diminuir a incidência desta doença?

Etapa 4: Para finalizar esta atividade, elabore, junto com seu grupo um produto educomunicativo que apresente a linha do tempo e as soluções apontadas por seu grupo para diminuir a incidência do sarampo. 

Converse com eus(suas) colegas sobre a melhor forma de divulgar o produto que vocês elaboraram.

Sobre Educomunicação Educomunicação é uma maneira de unir educação com comunicação, que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão, mas também fazem cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. É uma forma de educar por meio da utilização dos recursos de mídia, com o objetivo de desenvolver um trabalho coletivo. O ponto alto da educomunicação é proporcionar a você, estudante, a oportunidade de colocar a mão na massa, produzindo materiais a partir do seu ponto de vista

VÍRUS E BACTÉRIAS 



O sarampo é uma doença causada por vírus e existem também algumas doenças de grande veiculação que são causadas por bactérias. Nesta sequência de atividades, você vai estudar alguns vírus e bactérias e conhecer algumas patologias causadas por eles. 

CONHECENDO VÍRUS E BACTÉRIAS 

Faça uma pesquisa com o apoio do livro didático ou da internet, seguindo as seguintes questões: 

O que é um vírus? 

Quais são suas principais características? 

O que é bactéria? 

Quais doenças são provocadas por vírus e bactérias? 

Como estas doenças são transmitidas? 

Como os vírus e bactérias agem no organismo? 

Como são muitos assuntos, vá registrando o resultado da sua pesquisa no caderno, com ilustrações que ajudem a compreender o tema e com o registro das fontes pesquisadas na internet, na Biblioteca ou na Sala de Leitura da escola. 

Durante a pesquisa, faça seus registros, aproveitando para aprofundar o tema e/ou esclarecer dúvidas de forma que, ao final da atividade, vocês tenham compreendido este assunto. 

Você pode utilizar o quadro abaixo para registrar o resultado da pesquisa. Reproduza o quadro no seu caderno e organize as informações que você encontrou, utilizando imagens e esquemas se achar necessário.

É importante lembrar que nem todas as doenças são causadas por vírus e bactérias. Existem outros microrganismos responsáveis pela transmissão de doenças

UMA CONVERSA SOBRE DENGUE 

Para entender melhor como uma doença causada por vírus é transmitida, vamos estudar um pouco mais sobre a dengue. 

O que é dengue? 

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. Os quatro sorotipos do vírus da dengue estão em circulação no Brasil, mas a intensidade com que eles circulam muda de tempos em tempos. Por exemplo: em 2018, começou a circular nas regiões Sudeste e Centro-Oeste o sorotipo 2 do vírus, que não circulava no país desde 2008. Foi por isso que, naquele momento, houve um surto de dengue, pois as pessoas não estavam imunes ao sorotipo que estava em circulação. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue, porém, as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada. A dengue é uma doença que pode matar, por isso, é imprescindível que a pessoa procure o serviço de saúde quando manifestar os sintomas, a fim de confirmar o diagnóstico para dengue. Os principais sintomas de dengue são febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.


Transmissão da dengue 

O principal transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há ainda registro de transmissão por transfusão sanguínea. O mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte. 

ATENÇÃO: A dengue não é transmissível de pessoa a pessoa e não provoca sequelas, se tratada corretamente. O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da chikungunya, do vírus Zika e da febre amarela. Estas doenças são chamadas arboviroses, pois são causadas por arbovírus, os vírus transmitidos por insetos e aracnídeos. Nestes casos, embora o vetor seja o mesmo, estas doenças são causadas por vírus diferentes. ]

Como prevenir a dengue? A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando recipientes que acumulam água e que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, latas, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Estas ações devem ser feitas constantemente, durante todo o ano, e não apenas nos períodos de surto da doença.


Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. 

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. 

Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos. 

Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma de prevenção, por isso, é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população. 

Fonte: Ministério da Saúde e Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo. Texto adaptado especialmente para o Currículo em Ação. 

A partir da leitura do texto, formem duplas com um(uma) colega e, juntos, respondam às seguintes questões: 

1. Como a dengue é transmitida? 

2. Que tipo de indicador é importante para basear o planejamento de uma política pública voltada à prevenção das arboviroses? 

3. Por que em alguns anos as epidemias de dengue são mais preocupantes do que em outros?

4. Como uma vacina contra a dengue pode ajudar a conter a proliferação da doença? 

5. Atualmente, qual a medida de prevenção à dengue mais efetiva? Você acredita que ela é eficaz? Por quê? 

Ao final, iremos organizar uma roda de conversa para que todos(as) possam compartilhar suas respostas, esclarecer dúvidas e debater outras questões sobre as arboviroses.


A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS 

Uma característica comum entre muitas doenças transmitidas por vírus e bactérias é que elas podem ser prevenidas pela vacinação. Há muitos anos, as vacinas têm desempenhado um papel fundamental para a manutenção da saúde e para a erradicação de doenças. As atividades propostas a seguir tem o objetivo de discutir este tema tão importante para a sociedade.

O CARTÃO DE VACINAÇÃO 

A imagem a seguir apresenta um cartão de vacinação. Observe a imagem e reflita:




CONHECENDO A FUNÇÃO DAS VACINAS 

Nesta atividade, vamos estudar as vacinas e refletir sobre sua importância para a manutenção da saúde. Reflita sobre a seguinte pergunta e registre suas conclusões no caderno: Como a vacina atua no organismo? 

Para iniciar seus estudos, leia o texto a seguir e, em seguida, faça uma pesquisa sobre os termos que você não conhece, registrando o que eles significam e incluindo um desenho ou uma imagem que os representem. Como a vacinação ajuda o nosso Sistema Imunológico? 

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno, o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele invasor. A produção dos anticorpos não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, já que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Se o mesmo antígeno invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade. Para ajudar nosso organismo a combater as doenças, são desenvolvidas as vacinas. Produzidas com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade. É por isso que a vacina gera imunidade. 

Fonte: Ministério da Saúde Texto adaptado especialmente para o Currículo em Ação.

Você pode utilizar o quadro abaixo como modelo para organizar seus registros.


A partir da leitura e da compreensão dos termos pesquisados, propomos que você construa um infográfico que represente a ação das vacinas no organismo. Infográfico é uma representação visual usada para organizar e apresentar informações de uma maneira bem objetiva. Em geral, um infográfico utiliza ilustrações, conceitos, gráficos, desenhos, ícones, setas e outros recursos para comunicar uma ideia ou apresentar um assunto. Você pode construir o infográfico individualmente ou de forma colaborativa, unindo suas ideias com as de seus(suas) colegas. Converse com a sua turma e, juntos, organizem uma maneira criativa de divulgar suas produções.

O PAPEL HISTÓRICO DA VACINAÇÃO 

Historicamente, a vacinação tem se mostrado fundamental para a manutenção da saúde individual e coletiva, e para a erradicação de doenças. A partir das orientações de seu(sua) professor(a), assista ao vídeo “A importância das vacinas”, no qual o Dr. Akira Homma apresenta alguns episódios da vacinação no Brasil e porquê é fundamental se vacinar adequadamente. Durante a exibição do vídeo, anote em seu caderno as informações que considera mais importantes e as dúvidas que aparecerem. 

Vídeo: “A importância das vacinas (Akira Homma)”. Canal Biofiocruz. 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=giM3O9b5Hmc

Após assistir ao vídeo, reflita sobre as questões abaixo e converse com seus(suas) colegas sobre elas: Por que as vacinas são eficientes na prevenção de doenças? 

O que é imunização? 

A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Até aqui, você estudou o que é uma vacina, para que ela serve e como atua no organismo. Mas você já parou para pensar em qual é a importância da vacinação para a saúde pública? A partir do que foi estudado e sob a orientação de seu(sua) professor(a), elabore argumentos que defendam seu posicionamento sobre a importância da vacinação para a saúde pública. Para organizar seus argumentos, procure refletir sobre: 

• a viabilidade da vacinação; 

• sua contribuição para a manutenção da saúde individual e coletiva; 

• a importância do conhecimento científico para a sociedade; 

• a diferença entre fato e opinião; 

• a veiculação de informações corretas e fundamentadas cientificamente. 

Nesta discussão, vocês podem usar a vacinação contra o HPV como tema. 

O texto a seguir apresenta algumas informações, mas você pode aprofundar o assunto com informações disponíveis nos sites do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo ou na Secretaria de Saúde do seu município. 

O que é HPV? O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou as mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas na região genital e no ânus, e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A vacina contra o HPV é a medida mais eficaz para prevenção contra a infeção. A vacina é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, para pessoas com HIV e pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos. 

Atenção! A vacina não é um tratamento, por isso não é eficaz contra infecções ou lesões por HPV já existentes. Outras formas de se prevenir contra o HPV são realizar exames preventivos, para as mulheres, e usar preservativo nas relações sexuais, ainda que este método não seja totalmente eficaz para a infecção pelo HPV. 

Fonte: Ministério da Saúde Texto adaptado especialmente para o Currículo em Ação. 

finalmente, organize um debate de ideias para que você e seus(suas) colegas possam apresentar seus argumentos e discutir este assunto. 




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