Bioma Pantanal
O bioma Pantanal é a maior planície inundável do mundo. Com uma área de cerca de 250 mil Km², o Pantanal estende-se pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região formando extensas áreas alagadiças. Pantanal ou Complexo do Pantanal é o menor bioma brasileiro e a maior planície de inundação do mundo com 250 mil km² de extensão.
Considerado pela UNESCO "Patrimônio Natural Mundial" e "Reserva da Biosfera", essa região possui grande biodiversidade. Contudo, muitos animais deste bioma estão ameaçados de extinção, por exemplo: onça-pintada, onça-parda, cervo-do-pantanal, arara azul, dentre outros.
Localização do Pantanal
O Pantanal é caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca nos meses de abril a setembro. Possui região plana, levemente ondulada, com alguns raros morros isolados e com muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.
Principais Rios do Pantanal
Os principais rios da região pantaneira, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai, são:
- Cuiabá
- Aquidauana
- Apa
- Miranda
Clima e Vegetação do Pantanal
O clima do Pantanal é predominantemente Tropical Continental marcado pelas altas temperaturas e grande índice pluviométrico, um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco.
Dessa maneira, na época das chuvas, ou seja, no verão, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. Enquanto no período da seca, no inverno, os rios secam e sobra o barro, daí seu nome "Pantanal".
Assim, o solo que se forma é utilizado como áreas de pastagens para o gado. A vegetação pantaneira, dependendo da altitude, envolve as gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos.
A fauna
A fauna do Pantanal é bastante diversificada, levantamentos registraram 325 espécies de peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. Jacarés, capivaras e onças estão entre os principais animais. Destacam-se também a arara-azul e o tuiuiú (ave símbolo do Pantanal).
A flora
A flora dessa região também é bastante diversificada, formando um mosaico de plantas do Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Chaco (paraguaio e boliviano). Nas áreas alagadas encontramos gramíneas, nas regiões intermediárias desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira e nas regiões mais altas a paisagem é parecida com a da Caatinga, com árvores de grande porte. No Pantanal é comum a presença de formações vegetais como o carandazal, formado pelas palmeiras carandá, e o buritizal, onde predominam os buritis.
As principais atividades econômicas
As principais atividades econômicas são a pecuária, pesca e o turismo. As maiores ameaças ao Pantanal são o desmatamento e o manejo inadequado de terras para agropecuária, a construção de hidrelétricas e o crescimento urbano e populacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário