Calor e temperatura- 7º ano - 1º Bimestre - Compensação de Faltas

 FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR


A SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM "FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO CALOR" TEM O OBJETIVO DE FOMENTAR URNA DISCUSSÃO SOBRE O USO DOS TERMOS "CALOR" E "FRIO" E SOBRE OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO, TAIS COMO OS QUE MANTÉM O EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO E A VIDA NA TERRA.

 CADÊ O CALOR?

NA MAIORIA DAS VEZES, QUANDO FALAMOS ALGO RELACIONADO AO CALOR OU AO FRIO, USAMOS FRASES DO TIPO:
ESTOU COM UM CALOR DANADO!
ESTE COBERTOR É QUENTINHO!
HOJE ESTÁ MUITO FRIO.
A FIM DE ENTENDER MELHOR OS CONCEITOS E PROCESSOS QUE ENVOLVEM TRANSFERÊNCIA DE CALOR E APROFUNDAR SEUS ESTUDOS, EQUILÍBRIO TÉRMICO, É IMPORTANTE UTILIZAR AS FONTES DE PESQUISAS.

QUANDO FALAMOS SOBRE QUESTÕES LIGADAS A CALOR E TEMPERATURA, COMO CLIMA, DIFERENTES TIPOS DE ROUPA ETC., TUDO QUE NOS LEVE A PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA E A PRESENÇA DO CALOR NO DIA A DIA, PODEMOS TAMBÉM INVESTIGAR AS PROPRIEDADES TÉRMICAS DE DIFERENTES MATERIAIS. POR EXEMPLO, NO CASO DE UMA NOITE FRIA, PODEMOS NOS PERGUNTAR: "UM COBERTOR ESQUENTA MAIS QUE UM LENÇOL?".

O FRIO, MATERIALIZADO NO SENSO COMUM COMO UM "ENTE" OPOSTO AO CALOR, DEVERÁ SER ENTENDIDO COMO O RESULTADO DE UMA TROCA DE ENERGIA, DE UMA PERDA DE CALOR. A SENSAÇÃO TÉRMICA CORRESPONDENTE A SENTIR FRIO ESTÁ RELACIONADA A QUEDA DA TEMPERATURA DO CORPO AO CEDER CALOR PARA OUTRO CORPO (OU PARA O AMBIENTE) QUE APRESENTE TEMPERATURA MAIS BAIXA. QUANTO AOS MATERIAIS, É POSSÍVEL CONTRAPOR POR CONVENIÊNCIA, ROUPAS DE INCOMODE NO VERÃO LEVANDO A ENTENDER QUE O COBERTOR NÃO ESQUENTA, POIS NÃO E UMA FONTE DE CALOR. O QUE ELE FAZ É ISOLAR MELHOR O CORPO DIMINUINDO OS PROCESSOS DE TROCA DE CALOR E CONSEQUENTEMENTE MANTENDO O CORPO QUENTE POR MANTER.

CALOR, TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICA


COMO ESTÁ O DIA HOJE? ESTA CALOR? ESTÁ FRIO? E A ROUPA QUE VOCÊ ESTA USANDO? É UM AGASALHO PESADO, QUENTINHO OU UMA CAMISETA FRESQUINHA, LEVE? VOCÊ CERTAMENTE 
UTILIZA OS TERMOS "FRIO", "TEMPERATURA" EM DIVERSAS SITUAÇÕES DE SEU DIA A DIA. ELES  SURGEM QUANDO QUEREMOS
NOS REFERIR A ROUCAS, CLIMA COMIDAS ETC.

COMO ESTÁ O DIA HOJE? ESTÁ CALOR? ESTÁ FRIO? E A ROUPA QU ACONTECE QUE NÃO FAZEMOS UMA DISTINÇÃO CLARA DOS SIGNIFICADOS DESSES TERMOS; NA MAIORIA DAS VEZES, USAMOS AS PALAVRAS "CALOR" E "TEMPERATURA"
COMO SE TIVÉSSEMOS MESMO SENTIDO. SERA QUE ELAS TEM O MESMO SIGNIFICADO? SERÁ QUE ELES SE REFEREM ÀS MESMAS COISAS, AOS MESMOS FENÔMENOS? PARA RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS, É PRECISO QUE VOCÊ ENTENDA QUE É O CALOR. O CALOR ESTA PROFUNDAMENTE LIGADO A TODOS OS PROCESSOS NATURAIS E ARTIFICIAIS PRESENTES EM NOSSA VIDA E, DE MANEIRA DIRETA OU INDIRETA, VOCÊ SEMPRE O ENCONTRA.
ENTENDÊ-LO PERMITE QUE VOCÊ COMPREENDA COMO ESSE CONCEITO TEM A VER COMO QUE SE PASSA EM SUA CASA, NAS INDUSTRIAS E NA PRÓPRIA NATUREZA.

LISTE ALGUNS PROCESSOS OU SITUAÇÕES QUE TENHAM ALGUMA RELAÇÃO COM CALOR OU COM TEMPERATURA.
2 QUAIS CARACTERÍSTICAS DOS ELEMENTOS QUE VOCÊ LISTOU SE ASSOCIAM A PROCESSOS TÉRMICOS (ALGO QUE ESQUENTA OU ESFRIA POR EXEMPLO, NOSSAS MÃOS SE ESQUENTAM QUANDO AS ESFREGAMOS, OU NOSSA PELe MOLHADA COM ÁLCOOL SÓ RESFRIA QUANDO ASSOPRAMOS.

QUEM LIBERA MAIS CALOR?

DIFERENÇA ENTRE TEMPERATURA E CALOR
NO DIA A DIA ESTAMOS CONSTANTEMENTE EM CONTATO COM OBJETOS OU AMBIENTES QUE NOS PROVOCAM A SENSAÇÃO DE QUENTE OU FRIO, PERCEBENDO DIFERENTES TEMPERATURAS. E É COMUM USAMOS AS PALAVRAS "CALOR E TEMPERATURA" SEM DEIXAR CLARO A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE AS DUAS. ALGUMAS EXPRESSÕES PODEM ATÉ APRESENTAR AS PALAVRAS COM SEUS CONCEITOS TROCADOS, COMO NO CASO DA EXPRESSÃO "COMO ESTÁ CALOR HOJE!" EM QUE SE USA A PALAVRA 'CALOR" PARA EXPRESSAR A TEMPERATURA DO AMBIENTE.
A PARTIR DISSO SE DEDUZ QUE AS SENSAÇÕES DE QUENTE E FRIO QUE TEMOS TAMBÉM NÃO SÃO SENSAÇÕES DE CALOR E SIM DE TEMPERATURA.

CALOR E TEMPERATURA

A TEMPERATURA É UMA GRANDEZA FÍSICA QUE INFORMA O QUANTO UM OBJETO ESTÁ FRIO OU QUENTE, OU SEJA, QUANTO MAIOR A TEMPERATURA, MAIS QUENTE ESTÁ O OBJETO. CONSIDERANDO QUE A MATÉRIA É FORMADA POR MOLÉCULAS, QUE DIFEREM UMAS DAS OUTRAS PELOS ÁTOMOS QUE AS CONSTITUEM, A TEMPERATURA É, ENTÃO, A GRANDEZA QUE REFLETE EM MÉDIA O MOVIMENTO ALEATÓRIO DAS MOLÉCULAS QUE FORMAM UM CORPO QUALQUER.

QUANTO MAIS "AGITADAS" ESTÃO AS MOLÉCULAS E OS ÁTOMOS DE UMA SUBSTÂNCIA, MAIOR É A SUA TEMPERATURA. CADA SUBSTÂNCIA É FORMADA POR MOLÉCULAS DIFERENTES, QUE ESSAS CONSTITUÍDAS POR DIFERENTES ÁTOMOS QUE ES CARACTERIZAM. POR SUA VEZ, SÃO MOLÉCULAS NÃO FICAM PARADAS, ELAS SE MOVIMENTAM CONTINUAMENTE, DE FORMA DESORDENADA, SEMPRE INTERAGINDO OU COLIDINDO QUANDO ESTÃO MUITO PRÓXIMAS UMAS DAS OUTRAS.

PORTANTO, A TEMPERATURA DE UM OBJETO OU MELO É A MEDIDA DO NÍVEL DE AGITAÇÃO DE SEUS ÁTOMOS E MOLÉCULAS, ENQUANTO CALOR, CU ENERGIA TÉRMICA, É A QUANTIDADE DE ENERGIA ENVOLVIDA NESSA AGITAÇÃO MOLECULAR. LOGO, CALOR É A ENERGIA TÉRMICA EM MOVIMENTO, PASSANDO DE UM CORPO PARA O OUTRO.

YASMIN ESTAVA ESQUENTANDO ÁGUA PARA FAZER CHÁ. QUANDO A ÁGUA FERVEU, ELA DESLIGOU O FOGÃO E, LOGO EM SEGUIDA, DESPEJOU A ÁGUA NUMA CANECA. APÓS 4 (QUATRO) MINUTOS, FOI PEGAR A CANECA E VERIFICOU QUE ELA CONTINUAVA QUENTE.

PROPAGAÇÃO DE CALOR

VIMOS QUE O CALOR É A ENERGIA TÉRMICA EM MOVIMENTO, QUE SE PROPAGA ESPONTANEAMENTE DE LOCA TEMPERATURA PARA OUTROS DE MENOR TEMPERATURA. A TRANSFERÊNCIA DE CALOR PODE SE DAR DE TRÊS MANEIRAS: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E RADIAÇÃO. SE VOCÊ JÁ ENTENDEU O CONCEITO DE TEMPERATURA COMO AGITAÇÃO DAS MOLÉCULAS O DOS ÁTOMOS QUE CONSTITUEM UMA SUBSTÂNCIA, PODERÁ  COMPREENDER QUE, QUANDO UM CORPO "RECEBE CALOR" POR DIFERENÇA DE TEMPERATURA, A ENERGIA CINÉTICA DE SUAS MOLÉCULAS E DE SEUS ÁTOMOS AUMENTA, ELEVANDO, CONSEQUENTEMENTE, SUA TEMPERATURA. NO SENTIDO OPOSTO, UM CORPO, AO "CEDER CALOR. PERDE ENERGIA, REDUZINDO A ENERGIA DE MOVIMENTO DAS MOLÉCULAS, O QUE DIMINUI SUA TEMPERATURA. OU SEJA, NOS PROCESSOS DE TROCA DE CALOR, OS SISTEMAS MAIS QUENTES (MAIOR TEMPERATURA) CEDEM ENERGIA (CALOR) AOS MAIS FRIOS (MENOR TEMPERATURA), DE FORMA QUE O GRAU DE AQUECIMENTO DE UM OBJETO É CARACTERIZADO QUANTITATIVAMENTE POR SUA TEMPERATURA. ASSIM, O CALOR DEVE SER COMPREENDIDO COMO UMA FORMA DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA ENTRE SISTEMAS POR CONTA DAS DIFERENÇAS DE TEMPERATURA. PARA TOMAR MAIS CLARA A DIFERENÇA ENTRE CALOR E TEMPERATURA, IMAGINE O QUE OCORRE SE COLOCARMOS GELO EM UMA BEBIDA QUENTE. POR ESTAR A UMA TEMPERATURA MAIOR, A BEBIDA QUENTE CEDE CALOR PARA O GELO, DE MODO QUE, ENQUANTO SUA TEMPERATURA DIMINUI, A DO GELO AUMENTA. ISSO OCORRE ATÉ QUE HAJA EQUILÍBRIO ENTRE SUAS TEMPERATURAS.

PODEMOS PERCEBER ENTÃO QUE NÃO É O FRIO QUE SAI DO GELO! PELO FATO DE ESTAR A UMA TEMPERATURA MAIS BAIXA QUE A DA BEBIDA, O GELO RECEBE CALOR DESSE LIQUIDO, QUE RESFRIA ASSIM, NO INVERNO, AO ESTAR DIANTE DE UMA CORRENTE DE AR, FISICAMENTE NÃO PODERÍAMOS DIZER: "NOSSA, ESTÁ ENTRANDO UM FRIO DANADO AQUI" NA VERDADE, É O NOSSO CORPO QUE, POR APRESENTAR UMA TEMPERATURA MAIS ELEVADA QUE A DO AMBIENTE, CEDE CALOR AO AR, DIMINUINDO NOSSA TEMPERATURA.

OBSERVAÇÃO: PARA A REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS PROPOSTOS, SIGA AS INSTRUÇÕES DE SEU(SUA)
PROFESSOR(A). REÚNA-SE COM SUA EQUIPE PARA PLANEJAR AS ETAPAS E DISTRIBUIR AS TAREFAS DE MODO QUE CADA PARTICIPANTE TENHA UMA FUNÇÃO A EXERCER, COMO ADQUIRIR OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A ATIVIDADE. O EXPERIMENTO DEVERÁ SER REALIZADO EM DIA PREVIAMENTE COMBINADO COM SEU(SUA) PROFESSOR(A).


CONDUÇÃO

A PANELA É FEITA DO CONDUTORES DE CALOR (ALUMÍNIO) E DE ISOLANTES DE COLOR (CABO DE MADEIRA).

A CONDUÇÃO TÉRMICA OCORRO PRINCIPALMENTE NOS SÓLIDOS. NO PROCESSO, A TECNOLOGIA TÉRMICA DO UMA PARTÍCULA TRANSMITIDA PARA UMA PARTÍCULA PRÓXIMA, A PARTÍCULA VIBRA INTENSAMENTE E TRANSMITE PARTE DA VIBRAÇÃO PARA AS PARTÍCULAS VIZINHAS. A GRANDEZA FÍSICA QUE INDICA A EFICIÊNCIA NA PROPAGAÇÃO DO CALOR EM MATERIAIS É CHAMADA CONDUTIVIDADE TÉRMICA.

A CAPACIDADE DE CONDUZIR RAPIDAMENTE O COLOR VARIA ENTRE OS MATÉRIAS, E ESSA CAPACIDADE PERMITE CLASSIFICÁ-LOS OM CONDUTORES OU ISOLANTES TÉRMICOS.
OS MATERIAL CONDUTORES TEM ALTA CONDUTIVIDADE FÓRMICA, O OS ISOLANTES, BAIXA. COMO EXEMPLO

PODEMOS CITAR OS METAIS QUE SÃO ÓTIMOS CONDUTORES DO COLOR, JÁ A LÃ, O VIDRO E A MADEIRA SÃO MAUS CONDUTORES DE CALOR,




NOS LÍQUIDOS E NOS GASES, O CALOR PROPAGA-SE POR CONVECÇÃO, QUE É A TRANSFERÊNCIA DE CALOR PELA MATÉRIA EM MOVIMENTO. PORTANTO, ASSIM COMO A CONDUÇÃO, ELA NÃO PODE OCORRER NO VÁCUO. A RIGOR, SABEMOS QUE A CONVECÇÃO NÃO É BOM UM PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE COLOR, VISTO QUE NÃO HÁ TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA DE UM CORPO PARA O OUTRO, MAS APENAS TROCAS DE POSIÇÃO DAS MASSAS; ENTRETANTO, DE FORMA GERAL A DEFINIREMOS ASSIM NESTE CONTEXTO.







EQUILÍBRIO TÉRMICO NO DIA A DIA

IMAGINE A SEGUINTE SITUAÇÃO E PROPONHA HIPÓTESES PARA EXPLICÁ-LA.

• HÁ DOIS COPOS SOBRE UMA MESA. EM UM DELES HÁ LEITE QUENTE, E NO OUTRO, SUCO GELADO. O QUE ACONTECERÁ COM A TEMPERATURA DE AMBOS OS LÍQUIDOS APÓS ALGUM TEMPO?
UMA MESA, O QUE ACONTECERÁ COM O CAFÉ? EXPLIQUE.
. SE DEIXARMOS UMA XÍCARA COM CAFÉ QUENTE EM TEMPERATURA AMBIENTE POR UM TEMPO SOBRE
REALIZE A LEITURA E ANÁLISE DOS TEXTOS:

EQUILÍBRIO TÉRMICO

QUANDO UM CORPO ENCOSTA EM OUTRO CORPO COM TEMPERATURA MAIS BAIXA, ELE ESFRIA. QUANDO ISSO ACONTECE, DIZEMOS QUE OS DOIS CORPOS ATINGIRAM O EQUILÍBRIO TÉRMICO. A TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA TÉRMICA DO CORPO COM TEMPERATURA MAIOR PARA O OUTRO COM TEMPERATURA MENOR OCORRE ESPONTANEAMENTE. NA FIGURA A SEGUIR TOMOS UMA REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DO QUE ACONTECE COM UMA CARA COM CAFÉ QUENTE DEIXADA OM TEMPERATURA AMBIENTE POR UM INTERVALO DE TEMPO.





(A) O CAFÉ QUENTE CEDE CALOR PARA AMBIENTE. A QUANTIDADE DE CALOR CEDIDA PELO CASÉ É IGUAL À QUANTIDADE DE CALOR CEDIDA PELO AMBIENTE.

(B) APÓS O EQUILÍBRIO TÉRMICO SER ESTABELECIDO, A TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA É INTERROMPIDA.

CONTROLE DE TEMPERATURA

EM NOSSO COTIDIANO, O CONTROLE DA TEMPERATURA E ALGO FUNDAMENTAL. NO CHUVEIRO ELÉTRICO, AO CONTROLARMOS A TEMPERATURA DO BANHO ABRINDO MAIS OU MENOS A TORNEIRA, REGULAMOS A QUANTIDADE DE ÁGUA E, CONSEQUENTEMENTE, SUA TEMPERATURA. TAMBÉM É NECESSÁRIO O CONTROLE DA TEMPERATURA CORPORAL. ISSO É FEITO PELO PRÓPRIO CORPO, POR MEIO DA TRANSPIRAÇÃO E DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, QUANDO EM SITUAÇÕES NORMAIS, OU COM A AJUDA DE MEDICAMENTOS, QUANDO TEMOS FEBRE.

O QUE É O SUOR E POR QUE O PRODUZIMOS?

O SUOR É A FORMA PELA QUAL O CORPO HUMANO DISSIPA O EXCESSO DE CALOR PRODUZIDO PELA ESFORÇO MUSCULAR OU PELO METABOLISMO. ISSO SIGNIFICA QUE TRANSPIRAMOS QUANDO REALIZAMOS UMA ATIVIDADE FÍSICA, QUANDO A TEMPERATURA DO AR AUMENTA OU QUANDO NOSSO CORPO RESPONDE A UM ESTIMULO NERVOSO. ASSIM, O ESTADO FÍSICO E EMOCIONAL DE UMA PESSOA INFLUENCIA NO QUANTO ELA VAI SUAR.

COMO A TRANSPIRAÇÃO NOS REFRESCA?

O EXCESSO DE CALOR É REMOVIDO QUANDO O SUOR EVAPORA DA SUPERFÍCIE DA PELE, JÁ QUE PARA EVAPORAR ELE PRECISA DE DETERMINADA QUANTIDADE DE CALOR, QUE É RETIRADA DO CORPO, DIMINUINDO ASSIM SUA TEMPERATURA. PROCESSO SEMELHANTE OCORRE QUANDO AS PESSOAS ESTÃO NERVOSAS CU COM MEDO. ISSO OCORRE PORQUE O AUMENTO DA ATIVIDADE DO SISTEMA NERVOSO AUMENTA A SECREÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA
CHAMADA EPINEFRINA, QUE ATUA EM NOSSAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS, PRINCIPALMENTE AS EXISTENTES NAS PALMAS DAS MÃOS E NAS AXILAS, PRODUZINDO SUOR.

EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO E A VIDA NA TERRA

OS SERES VIVOS SÃO IDENTIFICADOS COMO SISTEMAS ABERTOS NA NATUREZA, NA CONDIÇÃO DE EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO. NESSE TIPO DE SISTEMA OCORRE TROCA DE ENERGIA E DE MASSA COM O AMBIENTE. UMA CADEIA ALIMENTAR, POR EXEMPLO, É UM SISTEMA ABERTO, EM QUE A ENERGIA SOLAR É CONVERTIDA EM ENERGIA QUÍMICA PASSADA DE UM SER VIVO PARA OUTRO, E ASSIM SUCESSIVAMENTE. A TRANSFORMAÇÃO DE UMA FORMA DE ENERGIA EM OUTRA RESULTA EM UM FLUXO DE ENERGIA. A ENERGIA DOS SERES VIVOS É LIBERADA PARA A ATMOSFERA NA FORMA DE ENERGIA TÉRMICA. OS SERES VIVOS TROCAM GASES COM A ATMOSFERA
DURANTE O PROCESSO DE RESPIRAÇÃO, PRINCIPALMENTE GÁS OXIGÊNIO E GÁS CARBÔNICO. E POSSÍVEL DIZER QUE A ATMOSFERA TERRESTRE ESTÁ EM DESEQUILÍBRIO TERMODINÂMICO, CONTRIBUINDO PARA A VIDA NO PLANETA TERRA. EM UM SISTEMA FECHADO, ACONTECE A TROCA DE ENERGIA, MAS NÃO DE MASSA -POR EXEMPLO,
UMA SERINGA COM A ABERTURA LACRADA EM QUE O AR NO SEU INTERIOR FICA APRISIONADO.

MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA TEMPERATURA CORPÓREA

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO. EM SEGUIDA, RESPONDA AOS QUESTIONAMENTOS ABAIXO, UTILIZE FONTES DE PESQUISAS CONFIÁVEIS.

REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPÓREA

COMO AS TAXAS DE VÁRIOS PROCESSOS BIOLÓGICOS SÃO DESESTABILIZADAS PELA TEMPERATURA, SERIA BENÉFICA PARA OS ANIMAIS A CAPACIDADE DE CONTROLAREM A TEMPERATURA CORPÓREA. TODAVIA, A ALTA CAPACIDADE CALÓRICA E A ALTA CONDUTIVIDADE DA ÁGUA DIFICULTANDO O PROCESSO BIOLÓGICO PARA A MAIORIA DAS ESPÉCIES DE PEIXES E DE ANFÍBIOS DE AMBIENTES AQUÁTICOS, QUE NÃO CONSEGUEM MANTER A DIFERENÇA DE TEMPERATURA ENTRE O ORGANISMO E O AMBIENTE. O AMBIENTE TERRESTRE POSSUI UMA BAIXA CAPACIDADE CALÓRICA E DE CONDUTIVIDADE EM RELAÇÃO AO AMBIENTE AQUÁTICO E AS TEMPERATURAS CORPÓREAS DA MAIORIA DOS ANIMAIS VERTEBRADOS TERRESTRES SÃO, AO MENOS PARCIALMENTE, AUTÔNOMAS EM RELAÇÃO À TEMPERATURA DO AR. DETERMINADOS VERTEBRADOS DO AMBIENTE AQUÁTICO POSSUEM TEMPERATURAS CORPÓREAS MAIS ALTAS QUE A DA ÁGUA DO LOCAL ONDE VEM. A MANUTENÇÃO DAS DIFERENTES TEMPERATURAS PROMOVE MECANISMOS TERMORREGULADORES DESENVOLVIDOS ENTRE OS VERTEBRADOS.

OS VERTEBRADOS SÃO CLASSIFICADOS CONFORME A CAPACIDADE REGULADORA DA TEMPERATURA CORPÓREA. PECILOTERMOS (DO GREGO: POIKILO = VARIÁVEL E THERM = CALOR) NOME O TERMOS (DO GREGO: HOMEO = A MESMA E THEM = CALOR) NA BIOLOGIA, NA REGULAÇÃO DA TEMPERATURA UTILIZAM-SE OS TERMOS:

ECTOTERMOS (DO GREGO: ECTO = DE FORA E THERM = CALOR)
ENDOTERMOS (DO GREGO: ENDO = DE DENTRO E THERM = CALOR)
ESSES TERMOS REFEREM-SE ÀS FONTES DE ENERGIA UTILIZADAS NA TERMORREGULAÇÃO
OS ECTOTERMOS CONSEGUEM CALOR PRINCIPALMENTE DE FONTES EXTERNAS, COMO EXPOSIÇÃO AO SOL OU SOBRE UM AMBIENTE AQUECIDO, PODENDO SER UMA ROCHA OU OUTRO AMBIENTE. EXEMPLOS: LAGARTOS E TARTARUGAS.
OS ENDOTERMOS DEPENDEM DO PROCESSO METABÓLICO DE CALOR DO SEU ORGANISMO PARA AUMENTAR SUA TEMPERATURA CORPÓREA. EXEMPLOS: AVES E MAMÍFEROS (POSSUEM TEMPERATURAS ODE ATIVIDADE QUE VARIAM DE 30 A 40 °C). A ENDOTERMIA EA ECTOTERMIA NÃO SÃO MECANISMOS MUTUALMENTE EXCLUSIVOS,
JÁ QUE VÁRIOS ORGANISMOS UTILIZAM OS DOIS PROCESSOS DE REGULAÇÃO DE TEMPERATURA.

RESPONDA AS QUESTÕES:

1. COMO O SER HUMANO MANTÉM SUA TEMPERATURA CORPORAL?
2. PORQUE É IMPORTANTE O CONTROLE DA TEMPERATURA?
2. DE EXEMPLOS DE TRÊS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE A TEMPERATURA DEVE SER CONTROLADA.
4- PESQUISE NA INTERNET OU EM LIVROS, QUAL É A MAIOR O A MENOR TEMPERATURA QUE O CORPO HUMANO CONSEGUE SUPORTAR. PESQUISO, AINDA, O QUE OCORRO QUANDO ESSES LIMITES SÃO ULTRAPASSADOS.

5 - OBSERVE A IMAGEM:
A TEMPERATURA NO MURO DE PEDRAS ENCONTRA-SE A 30° C; NAS FOLHAS DAS PLANTAS, A 28° C; E NO AMBIENTE, A 20° C. A PARTIR DESSES DADOS, RESPONDA AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:

A) O SISTEMA "FOLHA DAS PLANTAS + MURO DE PEDRAS + AMBIENTE" É UM SISTEMA ABERTO OU FECHADO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

B) QUAL É A RELAÇÃO ENTRE O EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO E O CICLO DE VIDA DE UM SER VIVO?

6 - POR MEIO DE UMA PESQUISA, RELACIONE O EFEITO ESTUFA À POSSIBILIDADE DE VIDA COMO A CONHECEMOS NO PLANETA TERRA. O QUE ACONTECERIA À TERRA SE NÃO HOUVESSE O EFEITO ESTUFA?


PREVISÃO DO TEMPO

OBSERVE A IMAGEM DO PREVISÃO DO TEMPO PARA RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS A SEGUIR.



1 QUE DADOS ESTÃO REGISTRADOS NA IMAGEM ACIMA?
2 QUE DIFERENÇA HÁ ENTRE TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICO? EXPLIQUE.
3 POR QUE A SENSAÇÃO TÉRMICA, NA IMAGEM, É DIFERENTE DA TEMPERATURA REAL?
4 QUE FATORES INFLUENCIAM A SENSAÇÃO TÉRMICA DO AMBIENTE, TANTO NO VERÃO QUANTO NO INVERNO?
5. POR QUE O VENTILADOR DEIXA O AMBIENTE MAIS FRESCO? POR QUE COSTUMAMOS NOS ABANAR NO VERÃO?
6  POR QUE ALGUNS CÔMODOS DE UMA CASA APARENTAM SER MAIS FRESCOS OU MAIS ABAFADOS? 7 QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ELES?
7. POR QUE SENTIMOS FRIO?
B. O QUE NOS INDICA QUE ALGO ESTÁ QUENTO OU FRIO?
9. QUAL SERIA  A TEMPERATURA DE UM COPO DE CAFÉ BEM QUENTO? E DO UM REFRIGERANTE BOM GOLADO?
10. PESQUISO AS ESCOLAS TROMOMÉTRICAS MAIS USADAS NO MUNDO E A ORIGEM DE CADA UMA DELAS. REPRESENTE -AS TAMBÉM EM DESENHOS.

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