Conteúdo e Atividades 9º Ano. - 3º bimerstre

Inicio de 3º Bimestre - Professor Edgar Dutra

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Trabalho do 3° bimestre

As teorias para o surgimento das primeiras células - E da vida na Terra.


- Escrito a mão, 6 paginas no mínimo (pode conter imagens impressas).
- Conclusão de 20 linha no mínimo.
- Individual, em folhas de Almaço
- Colocar Capa com titulo do trabalho, bibliografia (fontes de pesquisa) após a conclusão
- Entregar até 30 de Agosto.
- Vale ate 2 pontos na média
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Caro estudante, dentro da temática Vida e Evolução, vamos estudar as contribuições científicas que buscam explicar a diversidade biológica, vamos conhecer dentro da história da ciência, as ideias evolucionistas das espécies e estudar a hereditariedade. Para tanto, será importante conhecer termos e conceitos científicos que tratam desta temática e as atividades propostas serão desenvolvidas por meio de pesquisas investigativas, análise de evidências sobre fenômenos naturais ou de origem antrópica. Iniciaremos nossos estudos sobre a Evolução das Espécies. Recomendamos que você efetue uma revisão de alguns conceitos importantes já estudados anteriormente, como por exemplo, o conceito de “espécie” e sobre a “classificação geral dos seres vivos”, ou seja, a classificação que organiza em diferentes grupos, os seres vivos até hoje identificados. Para introdução desta temática, discuta em pequenos grupos sobre as questões a seguir, e posteriormente, com a mediação do(a) professor(a) registre em seu caderno, as considerações finais sobre as discussões, ou seja, do que já sabem e do que precisam avançar em estudos: 

- O que você entende por Evolução das Espécies? 

- Na sua opinião, como as espécies podem se modificar com o passar do tempo? 

- Na sua opinião, qual ou quais fatores (ambientais e/ou antrópicos) podem modificar uma espécie?

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES


 ATIVIDADE 1 - TEORIA DA EVOLUÇÃO 

Charles Robert Darwin e Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, conhecido como Cavaleiro de Lamarck, foram dois pesquisadores fundamentais para o desenvolvimento da teoria da evolução das espécies, ambos entendiam que o meio ambiente exerce um papel fundamental no processo evolutivo. Alguns termos científicos surgiram nesta pesquisa e serão fundamentais discutirmos em nossos estudos, tais como o significado dos termos: uso e desuso, herança de características adquiridas, adaptação, seleção natural. Segundo Lamarck o ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismos. Segundo Darwin o ambiente apenas seleciona as variações que melhor se adaptam ao ambiente. A partir dessa constatação, Darwin propôs a teoria da seleção natural, em seu livro – A Origem das Espécies, dizendo que a seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que o ambiente seleciona o organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.
 

 DARWIN 

LAMARCK 

- Seleção natural; - Sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população;

 - O ambiente apenas seleciona as variações mais favoráveis.

- Lei do uso e desuso; 

- Lei da herança dos caracteres adquiridos;

- O ambiente provoca modificações no organismo.

Com base em seus estudos até aqui, faça uma pesquisa em livros didáticos e internet sobre as ideias de Lamarck e Darwin. Você pode se basear nos tópicos a seguir:

Após realizar a pesquisa observe a imagem a seguir, comparando as ideias de Darwin e Lamarck. Represente por meio de esquema/desenho como Lamarck e Darwin explicariam a evolução do pescoço das girafas, lembrando que elas se alimentam de folhas de árvores.


Escreva no caderno sua pesquisa.

ATIVIDADE 2 - VARIAÇÃO DE SERES VIVOS 

A variação de seres vivos pode ser definida (ou explicada) pela diferença no material genético dos indivíduos de uma determinada população. Essa variação na carga genética de uma população tem um papel fundamental na evolução das espécies, uma vez que a seleção natural atua selecionando os genótipos mais vantajosos em uma determinada condição ecológica e tornando raros os que são desvantajosos para esta condição. A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, migração e recombinação de genes entre populações por meio da reprodução sexuada. Reprodução sexuada é um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie.Para prosseguir seus estudos, será importante avançar sua pesquisa em livros diversos, como os didáticos ou em vídeos sobre o assunto, seu(sua) professor(a) irá sugerir quais. Após sua pesquisa, responda às seguintes questões em seu caderno: Após ter comparado as teorias de Darwin e Lamarck, indique exemplos de situações reais que embasem as ideias dos pesquisadores. 

ATIVIDADE 3 - DIVERSIDADE DAS ESPÉCIES 

Ao pesquisar sobre o conceito de biodiversidade iremos verificar que ela aborda uma variedade de aspectos nos estudos científicos. A diversidade biológica é dada tanto pelo número de espécies que habitam em determinado espaço geográfico, como pela variação de características entre os organismos da mesma espécie. Atualmente o meio científico, considera o conceito de diversidade biológica aquele que procura referir e integrar toda a variedade e variabilidade que encontramos em organismos vivos, nos seus diferentes níveis, e nos ambientes nos quais estão inseridos. Um dos fatores para a diversidade das espécies se dá por isolamento geográfico (separação de uma população por uma barreira geográfica) podendo, ali, originar espécies novas. Esses novos ambientes apresentam diferentes tipos de condições, criando uma maior possibilidade de surgimento de variedades de formas de vida. Após contextualização das teorias evolutivas e da diversidade das espécies, elabore um parágrafo em seu caderno, correlacionando as temáticas evolução e biodiversidade.

 ATIVIDADE 4 - ESTUDOS COMPARATIVOS DOS ORGANISMOS EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS 

Vamos iniciar nossas discussões através de estudos comparativos dos organismos, seja nas suas estruturas ou na funcionalidade que essas estruturas exercem, e assim conhecer os termos científicos que explicam suas origens e classificações biológicas. As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e genéticas entre os seres vivos. Isso naturalmente nos leva à investigação sobre a nossa ancestralidade. Em equipe, observe os seres vivos abaixo e classifique-os em diferentes grupos por semelhanças, justificando cada grupamento que construírem. Indique o nome das espécies envolvidas de cada grupamento.


Após a discussão dos diferentes grupamentos, mediada por seu(sua) professor(a), pesquise em livros didáticos os conceitos de: 

a. Analogia b. Homologia 
c. Convergência 
d. Irradiação adaptativa 

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ATIVIDADE 5 - APROFUNDANDO OS ESTUDOS SOBRE IRRADIAÇÃO E CONVERGÊNCIA 

a. Quando observamos e analisamos a imagem acima, notamos que a forma do corpo do golfinho e do tubarão é bastante semelhante, porém o golfinho é classificado como um mamífero e o tubarão é um peixe. Qual seria uma explicação para isso? 

b. Podemos dizer que este seria um exemplo de irradiação ou convergência adaptativa? Justifique.

Para entender um pouco mais sobre o surgimento de variedades de formas de vida, sugerimos que aprofunde seus estudos em textos científicos, nos livros didáticos e em vídeos diversos recomendados por seu(sua) professor(a). Após sua pesquisa e/ou assistir ao vídeo, pesquise, desenhe e registre em seu caderno três espécies com características da convergência adaptativa de variedades de formas de vida. Sistematizando o conhecimento Você estudou até aqui, o processo pelo qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo em relação ao ambiente, levando com frequência ao surgimento de novas espécies. As modificações selecionadas e transmitidas para os descendentes, nos fazem concluir que as espécies que hoje conhecemos não são as mesmas que viveram há milhares de anos atrás. Ao final dos estudos dessa Situação de Aprendizagem, compare suas considerações iniciais com o que você aprendeu, e como atividade de avaliação de seu processo de aprendizagem, elabore um Mapa Mental, seguindo as orientações de seu(sua) professor(a). 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA 

Caro(a) estudante, nesta etapa de aprendizado você entrará em contato com diversas questões, que o(a) farão refletir sobre a importância da conservação das espécies e consequentemente da espécie humana. Ao longo da história, muitos povos e civilizações reconheceram a necessidade de proteger áreas naturais pelos mais diversos motivos, como questões socioculturais, mitos ou fatos históricos marcantes, e por aspectos de importância socioambiental como: proteção de fontes de água, reserva de caça e outros serviços ecossistêmicos. 

ATIVIDADE 1 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 Atualmente, é possível encontrar, no site do Ministério do Meio Ambiente, a seguinte frase: “Unidade de Conservação é vida, é diversidade, é riqueza, é patrimônio nacional!”. O que você entende por essa afirmação? Seguindo as orientações do(a) professor(a), individualmente ou em grupo, localize em livros didáticos, atlas ou outras fontes, informações sobre Unidades de Conservação, tais como: o que são, quais são seus objetivos e quais categorias existem. Consulte o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), responda às questões a seguir em seu caderno e preencha o quadro, conforme segue. 

1. O que são Unidades de Conservação? Cite três exemplos. 
2. Considerando os objetivos do SNUC, responda: a. Há alguma relação entre SNUC e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas? Justifique. 

b. É possível utilizar recursos naturais provenientes de Unidades de Conservação (UC)? Quais atividades podem ser desenvolvidas em UCs? Explique. 3. Considerando as Categorias de Proteção Integral e de uso Sustentável, construa, em seu caderno, dois quadros e os preencha, seguindo o modelo apresentado a seguir: Quadro 

1: Unidades de Conservação de Proteção Integral


A partir dos dados obtidos, desenvolva em seu caderno, um pequeno texto argumentativo, abordando a afirmação do Ministério do Meio Ambiente: “Unidade de Conservação é vida, é diversidade, é riqueza, é patrimônio nacional!”. 


ATIVIDADE 2 – A EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES




Após a leitura do texto, responda as questões abaixo em seu caderno: 

1. Qual é a definição do termo “extinção”? 
2. Qual a diferença entre a extinção, que normalmente ocorre na natureza, e a extinção em massa? 
3. Segundo o texto, ações humanas podem estar relacionadas à redução de biodiversidade? Cite um exemplo prático.
 4. Por que a perda acelerada do número de espécies pode modificar profundamente os ambientes? 

Após responder as questões, assista o vídeo - Como o fim das abelhas pode acabar com a humanidade


Após assistir ao vídeo, com a orientação do(a) professor(a), organize-se em grupo para discutir as seguintes questões e faça o registro em seu caderno. Qual a importância das abelhas para a humanidade? O que pode acontecer se as abelhas forem extintas? 

ATIVIDADE 3 - INVESTIGANDO E PESQUISANDO – CAMPANHAS DE PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES 

Realize uma pesquisa sobre os diferentes tipos de “campanhas” para a preservação de espécies (fauna e/ou flora). Destaque os objetivos, onde e por quem foram realizadas. Siga as orientações do(a) professor(a) e esteja preparado(a) para apresentar os resultados de sua pesquisa para a classe.

Saiba mais... São muitas as espécies que desapareceram do planeta no último século e muitas outras ameaçadas ou em risco de extinção. Anualmente, são produzidas listas com essas espécies no Brasil, sendo que o Ibama publica a lista oficial. Entre no site do Ibama e descubra se você conhece alguma espécie dessa lista. 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

 Água é fonte da vida. É o único recurso natural que tem envolvido com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos na sociedade. É um recurso essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies de seres vivos, como elemento representativo de valores sociais, culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo. 

Uma mesma fonte de água ou manancial pode ser destinada a multiusos, podendo gerar conflitos quando um determinado uso inviabiliza ou dificulta outras possibilidades de utilização de água. Por exemplo, o uso da água, como fonte de abastecimento humano ou doméstico, apresenta diluição de esgotos, uma vez que isso pode causar dificuldades para o tratamento desta água. A meta deve ser a utilização das fontes de água, garantindo principalmente o abastecimento da população, a dessedentação animal (bebedouros para animais) e o máximo possível de usos diversificados.

 ATIVIDADE 1 - ÁGUA NEWS 

Com base nas informações lidas até aqui sobre o uso da água, com a orientação de seu(sua) professor(a), propomos que sua turma realize uma investigação, para saber o que as pessoas conhecem sobre as águas de sua região, no caso o fornecedor, ou seja, analisar o que elas conhecem sobre sua origem, seu uso e sobre a sua importância na manutenção da biodiversidade terrestre. Com bases nos dados pesquisados construa um boletim informativo ou um jornal com o título “Água News”. Para dar início a essa pesquisa, inicialmente colete dados entre os(as) colegas da turma, com os questionamentos a seguir: 
Por que a água é tão importante?
Qual ou quais são as fontes de abastecimento de água em nossa cidade?
Você conhece quais são os rios, córregos, afluentes e subafluentes que pertencem à nossa região? 
Eles são preservados?
 Existe algum plano e/ou projeto de preservação das águas no município? 
Consulte os órgãos competentes, se julgar necessário. 

Com base nas respostas e na discussão realizada em sua turma, e com a mediação do(a) professor(a), sugerimos que ampliem a pesquisa, consultando agora, seus familiares e/ou diferentes pessoas de sua comunidade. Se necessário, elaborem outros questionamentos que possam enriquecer a produção de seu boletim informativo. Além de divulgar os dados coletados nas entrevistas, agregue no seu “Água News” uma proposta de ações de preservação e uso sustentável das águas. 

ATIVIDADE 2 - POLUIÇÃO DA ÁGUA 

A ação humana é a principal responsável pela contaminação dos mares, rios, mananciais etc. agredindo o ambiente e afetando sua vida e de outras espécies. 


A água poluída pode ser responsável por muitas doenças, como por exemplo a hepatite, leptospirose, cólera, etc. Sua conservação garante sua potabilidade. A contaminação do solo é outro fator importante para qualidade da água, pois o solo age como um filtro natural removendo impurezas. Além disso, substâncias tóxicas presentes no solo são carregadas pela chuva para rios, lagoas e mares. Faça uma pesquisa, em livros didáticos, textos científicos e/ou internet sobre o perfil dos diferentes tipos de solo que possibilitam o processo de filtração natural no ambiente. Registre a pesquisa no seu caderno para compartilhar com seus(suas) colegas, seguindo as orientações do(a) professor(a).

ATIVIDADE 3 - FILTRAÇÃO 

Para compreender o processo de filtração do solo, propomos a realização de um experimento representativo, que possa por meio de uma simulação, analisar características dos componentes que constituem diferentes tipos de solos, que influenciam e possibilitam a filtração natural das águas nos diversos ambientes. Para esta atividade, propomos que sua turma se organize em grupos e com a orientação do seu(sua) professor(a), produzam protótipos como o sugerido a seguir, utilizando os seguintes materiais:
• Duas garrafas pet vazias e transparentes;
• Areia grossa; 
• Areia fina; 
• Pedrinhas pequenas; 
• Algodão; 
• Terra; 
• Água; 
• Tesoura. O
bs.: É necessário registrar e observar todas etapas deste experimento.


Após a realização do experimento, responda as questões a seguir em seu caderno: Qual era cor da água antes e depois de passar pelo funil? Você acha que este processo é suficiente para tornar a água própria para consumo? Justifique. Faça uma pesquisa, através de livros didáticos e internet, e cite algumas doenças que podem ser transmitidas através de água contaminada. De que forma a contaminação do solo pode influenciar na potabilidade da água de uma região? 

ATIVIDADE 4 - AMPLIANDO A INVESTIGAÇÃO SOBRE A ÁGUA: CONSUMO E CONSERVAÇÃO DESSE BEM COMUM 

Vamos iniciar esta atividade assistindo ao seguinte vídeo:
ANA – Agência Nacional de Águas. O uso racional da água.

Após assistir ao vídeo e seguindo as orientações do(a) professor(a), reúna-se em grupos para elaborar um material a ser apresentado na forma de seminário relacionando os usos da água com seu consumo. Para tanto, cada grupo se responsabilizará por uma temática, conforme segue:

Grupo 1. Água virtual 
Grupo 2. Atividades econômicas e usos da água 
Grupo 3. Bacias Hidrográficas 
Grupo 4. Compartilhando o uso: água como bem comum 
Grupo 5. Situação hídrica no Brasil e no mundo

Importante: Pesquisem a respeito dos temas e incluam no seminário a proposta de ações relacionadas ao consumo de produtos em geral, que poderão contribuir para um consumo sustentável da água e conservação de rios, mares e oceanos.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – SUSTENTABILIDADE ATIVIDADE 1 – O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? 

Você já ouviu falar em desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento Sustentável - é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. (Relatório Brundtland, 1988).

Historicamente temos, cada vez mais, nos afastado da construção de um desenvolvimento mais sustentável e de sociedades mais sustentáveis. Um dos grandes desafios está relacionado ao fator econômico e como lidamos com nossos recursos. Muitas pessoas e empresas, buscando baratear os custos de produção, optam por processos produtivos poluentes e não sustentáveis. Pensando nisso, reflita sobre a seguinte questão: Como contribuir para a construção de sociedades sustentáveis? Existem diversas iniciativas locais, regionais e globais que visam tornar os territórios e o mundo, de modo geral, mais sustentáveis. Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Desta reunião surgiu uma agenda de desenvolvimento sustentável formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Os ODS são como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos numa jornada coletiva para um 2030 sustentável.



Com a orientação de seu(sua) professor(a), organizem-se em grupo para escolher um dos 17 ODS e analisar como propor ações na escola, que possam contribuir com o desenvolvimento dele. Após pesquisar, relacionar e propor as ações de acordo com o ODS escolhido, cada grupo deverá apresentar sua proposta para os demais estudantes da turma. Ao final, escolham junto com seus(suas) colegas, uma proposta entre todas apresentadas, para desenvolver e colocar em prática na escola. Sistematizando o conhecimento Nestas situações de aprendizagem você estudou as Unidades de Conservação, a extinção das espécies, o uso sustentável da água e desenvolveu propostas para alcançar os ODS. Tudo isso demonstra a importância das ações humanas para o ambiente. Preservar o meio ambiente é um ato importante, não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Saiba mais: Canal ONU Brasil. A ONU tem um plano: os Objetivos Globais. 

Nações Unidas Brasil. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 

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