MISSÃO 9: DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE VAMOS?
Revisem seus Diários de Práticas e Vivências (o caderno no qual registram suas reflexões a respeito de si mesmos, de sua relação com o mundo e de suas expectativas para o futuro). Apresente algumas questões disparadoras para orientar a leitura das memórias. Abaixo, estão apresentadas algumas sugestões. Façam a leitura dos registros do Diário de Práticas e Vivências com foco no Plano de Desenvolvimento Pessoal e discutir as questões organizados em trios, de preferência mantendo os mesmos trios das missões anteriores.
a) Como foi criar um Plano de Desenvolvimento Pessoal para registrar as ações necessárias para seu desenvolvimento socioemocional?
b) Como você usou esse Plano? Conseguiu mantê-lo atualizado? Se não, qual foi sua principal dificuldade?
c) O que você aprendeu fazendo registros de seus aprendizados e desafios no Plano de Desenvolvimento Pessoal e no Diário de Práticas e Vivências?
d) Você utilizou as duas competências socioemocionais escolhidas como desafio pela turma em outras atividades/outras matérias? Dê exemplos.
e) Você exercitou as competências socioemocionais desenvolvidas fora da escola? Em quais situações?
MISSÃO 10: ONDE ESTAMOS?
Reflitam sobre como exercitaram as competências socioemocionais nos últimos meses. O que mudou desde o preenchimento da 1ª rodada das rubricas?
Os estudantes devem preencher as rubricas referentes às competências socioemocionais tolerância à frustração, entusiasmo, foco, determinação, interesse artístico e respeito.
vejam no Caderno do Estudante na página do Caderno de Respostas, ou que acessem o sistema.
O “Caderno de Respostas” impresso está nas páginas finais do Caderno do Estudante do 1º bimestre. O seu preenchimento poderá ser feito na versão impressa ou diretamente no sistema, conforme a disponibilidade de acesso e conectividade.
Caso não seja possível digitar diretamente no sistema, após o preenchimento de cada estudante em seu Caderno de Respostas individuais impresso, será realizado um segundo preenchimento em um documento único que consolidará as informações de todos os estudantes. O professor circula um documento similar a um gabarito de múltipla escolha, entre os estudantes e eles devem preencher indicando em qual degrau se identificaram em cada uma das competências socioemocionais priorizadas pela rede.
Consultem a Secretaria Escolar Digital (SED) em <htpps://sed.educacao.sp.gpv.br> para o preenchimento do Caderno de Respostas referente a Situação de Aprendizagem - Desafio dos Superpoderes."
Concentram e pensarem acerca de si mesmos(as), pois nesta aula realizarão a quarta rodada de identificação de competências socioemocionais utilizando o instrumento de rubricas.
Retome alguns conceitos como o de rubrica. Rubrica, nesse instrumento, é a representação geral de todos os estágios que uma pessoa pode se encontrar no desenvolvimento de uma competência. É por este motivo que cada estágio é chamado de degrau, que vai do 1 ao 4. Os degraus 1, 2, 3 e 4 são acompanhados por uma descrição/frases. Já os degraus intermediários (1-2, 2-3, 3-4) referem-se a situações intermediárias entre as apresentadas nos degraus 1, 2, 3 e 4. Nelas, o estudante considera que o seu degrau de desenvolvimento na rubrica é maior do que o anterior, mas não chega ao posterior (por exemplo: o aluno responderia no degrau intermediário “1-2” se considerasse que já passou do nível descrito no degrau 1, entretanto, ainda, não chegou ao nível descrito no degrau 2).
O importante para o sucesso da missão 10 que o estudante traga, pelo menos, uma evidência/exemplo que justifique porque se vê num nível e não em outro. Em geral, essas evidências podem ser explicitadas a partir de perguntas estimuladas pelo professor que os fazem pensar em situações que vivenciaram dentro e fora da escola, quando exercitaram a competência em questão.
MISSÃO 11: VIVENDO O PRESENTE, OLHANDO O FUTURO
Passo 1: Reflexão individual e em trios
Compartilhe com os estudantes que a proposta é a construção de uma linha do tempo que registre o desenvolvimento de competências de cada um(a), de forma criativa. É importante que cada estudante reflita sobre seu processo de desenvolvimento socioemocional. Para inspirar a construção da linha do tempo, são apresentadas algumas questões norteadoras a serem respondidas individualmente pelos estudantes e discutidas nos trios.
Texto do caderno do estudante
a) Como você avalia a experiência de participar de vários momentos de diálogos com seus colegas e professores sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais?
b) Quais foram os sentimentos mais fortes que marcaram a sua participação nessa jornada de desenvolvimento socioemocional?
c) Qual foi a principal ação que você passou a praticar agora que está atento sobre as suas competências socioemocionais?
d) Sempre buscamos passar a ideia de que “você não está sozinho” e mostrar a importância da colaboração...Mas você se sentiu sozinho em algum momento?
e) Avalie seu papel, o papel dos seus colegas e professor de Projeto de Vida:
· Seu papel - Qual foi sua maior contribuição para o seu trio? Em que essa contribuição foi importante ao longo da realização das conversas de feedback? E ao longo das aulas que não eram especificamente do Desafio dos Superpoderes, você contribuiu com os colegas do seu trio?
· O papel dos colegas de trio - Seus colegas tentaram ajudá-lo? Eles o trataram com respeito? Mostraram interesse e atenção quando vocês conversaram nos momentos de feedback? Buscaram compartilhar ideias e sugestões para o desenvolvimento de competências socioemocionais ao longo das aulas?
· O papel do professor - Como foi sua interação com seu professor de Projeto de Vida? O que foi mais positivo? O que precisa ser melhorado?
f) Como foi participar de cada missão do Desafio dos Superpoderes? Qual foi a missão mais interessante? Por quais razões?
g) Você considera que o desenvolvimento socioemocional pode ser importante para a sua vida de estudante, na sua relação com familiares e colegas, na sua forma de ser e estar no mundo? Por quê?
h) As competências socioemocionais podem ser como “superpoderes” que lhe ajudam a se aproximar da realização de sonhos e projetos de vida? Se sim, por quê? Se não, por quê?
Escreva no seu diário.
Passo 2: Construção individual da linha do tempo.
Para saber mais sobre Linha do Tempo Há várias maneiras de se construir linhas do tempo, de acordo com os conteúdos que se pretende veicular, o público a que essa informação se destina e os recursos disponíveis para a sua produção. Para demonstrar essa diversidade, alguns exemplos de linha do tempo podem ser apresentados, seguidos de uma breve análise de cada um deles. A seguir, são elencadas algumas sugestões, mas há outras disponibilizadas na internet ou em veículos impressos que podem ser consultadas.
● 5.400 anos de história da humanidade. Uol. Disponível em: bit.ly/linha-tempo-1. Acesso em: 12 jan. 2019.
Trata-se de uma linha do tempo que apresenta um recorte daqueles que são considerados os principais fatos e personagens da história da humanidade. O gráfico pode ser visto, a princípio, como um exemplo de linha do tempo tradicional. Ele conta, todavia, com recursos que o meio digital possibilita explorar, como a barra horizontal, que permite a mudança da linha de um século para outro, e o ícone destinado a informações adicionais. É possível inferir que o conteúdo tem como público alvo internautas com interesse em conhecer uma história da humanidade contada de forma breve.
● Vespa. Behance – Ayrton Yamaguchi. Disponível em: bit.ly/linha-tempo-3 . Acesso em: 23 jan. 2019.
O dono do perfil em que a linha do tempo foi postada conta que desenvolveu esse projeto para uma agência de publicidade, no contexto de um concurso da Vespa, motocicleta clássica. É possível perceber como o material relaciona a Vespa a aspectos centrais da cultura, do comportamento e do contexto mundial nas décadas de 1950, 1970 e 1990. Interessante observar como as imagens, as cores e os elementos visuais dialogam com a época que representam.
● Infográfico trajetória Pessoal – Camila Pasinato. Disponível em: bit.ly/linha-tempo-4 . Acesso em: 12 jan. 2019.
Conforme a própria autora indica, a linha do tempo, no formato de infográfico, explora a trajetória pessoal a partir das habilidades artísticas e ilustrativas, expressando sua personalidade por meio dos aspectos visuais. O material apresenta alguns fatos marcantes na vida da autora, que são complementados pelas ilustrações, bastante descoladas e com o traço próprio da autora.
Faça usando o material disponível em sua casa: cartolina, barbante, tinta, linha, material reciclado etc. Para apoiar essa construção, apresente algumas orientações para nortear o trabalho:
a) A linha do tempo deverá relacionar as atividades de Projeto de Vida, as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Pessoal e as competências potencializadas e/ou desenvolvidas nas atividades e nas missões do Desafio dos Superpoderes.
b) A linha do tempo pode apresentar marcos temporais do ano escolar, ou seja, mês e/ou dia em que o(a) estudante se recorda de eventos importantes relacionados ao seu desenvolvimento socioemocional. Exemplo: primeira aula em que o professor apresentou o conceito de competências socioemocionais.
c) A linha do tempo deverá apresentar marcos temporais da vida, ou seja, momentos em que o(a) estudante se perceberam utilizando de alguma competência nas relações dentro e fora da escola.
d) A linha do tempo deverá apresentar ações do passado, atividades e aprendizados do presente e fazer uma projeção de desenvolvimento para o futuro.
Passo 3 – Reflexão sobre a linha do tempo e feedback coletivo
Ao final da elaboração da linha do tempo, peça à turma que se organize em roda de conversa, para que possam apresentar as produções e realizar uma conversa de feedback coletiva. Aproveite esse momento para fazer suas considerações sobre o desenvolvimento socioemocional da turma, trazendo à consciência dos(as) estudantes as competências socioemocionais que foram intencionalmente trabalhadas. Mobilize os(as) estudantes para que contem sobre a experiência, refletindo sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Escreva no seu diário.
Parabéns você chegou até aqui....Continue buscando atingir suas Metas pessoais e superando seus próprios limites." Seja feliz, busque seus Sonhos".
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO
Se não apresentou as atividades do bimestre.
Escreva as atividades semanais no caderno. Cada atividade da semana sera compensadas 2 faltas.
Vou esperar ate Domingo 1/11 somente.
-----------------------
Competencia socioemocional: Assertividade.
O QUE É ASSERTIVIDADE?
Ser assertivo é você ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara, tranquila, objetiva e sem gerar conflitos. A pessoa assertiva é mais autoconfiante e não tem dificuldades de expressar a sua opinião.
Ou seja, ter um comportamento assertivo, ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver com acerto ou erro, mas sim com uma habilidade social e comunicativa com si próprio e com outras pessoas diante de uma situação de posicionamento de ponto de vista.
Um exemplo interessante que podemos dar é a postura que você pode expressar em uma reunião de trabalho, colocando em prática a sua inteligência emocional e sua capacidade de argumentação de maneira firme e confiante para defender suas ideias, fazendo que seus colegas de trabalho prestem atenção em suas palavras e considere sua posição.
Ser assertivo é você ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara, tranquila, objetiva e sem gerar conflitos. A pessoa assertiva é mais autoconfiante e não tem dificuldades de expressar a sua opinião.
Ou seja, ter um comportamento assertivo, ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver com acerto ou erro, mas sim com uma habilidade social e comunicativa com si próprio e com outras pessoas diante de uma situação de posicionamento de ponto de vista.
Um exemplo interessante que podemos dar é a postura que você pode expressar em uma reunião de trabalho, colocando em prática a sua inteligência emocional e sua capacidade de argumentação de maneira firme e confiante para defender suas ideias, fazendo que seus colegas de trabalho prestem atenção em suas palavras e considere sua posição.
QUANDO UMA PESSOA É ASSERTIVA?
Você pode reconhecer a assertividade em outras pessoas, quando elas apresentam os seguintes comportamentos:
- Pensa e analisa todo o contexto antes de se posicionar;
- Considera suas percepções e sentimentos;
- Possui boa expressão corporal;
- Conhece seus próprios direitos e deveres;
- Busca o seu autoconhecimento como ferramenta social;
- Em uma divergência não ofende os outros;
- Utiliza de elegância e educação para se posicionar;
- Pontua o que está errado e parabeniza o que é correto;
- Não mente ou omite informações;
- Assume responsabilidades sem carregar o sentimento de culpa.
Você pode reconhecer a assertividade em outras pessoas, quando elas apresentam os seguintes comportamentos:
- Pensa e analisa todo o contexto antes de se posicionar;
- Considera suas percepções e sentimentos;
- Possui boa expressão corporal;
- Conhece seus próprios direitos e deveres;
- Busca o seu autoconhecimento como ferramenta social;
- Em uma divergência não ofende os outros;
- Utiliza de elegância e educação para se posicionar;
- Pontua o que está errado e parabeniza o que é correto;
- Não mente ou omite informações;
- Assume responsabilidades sem carregar o sentimento de culpa.
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Um dos principais aspectos da assertividade está na comunicação e é essencial que você seja um bom comunicador para desempenhar melhor o seu tipo de comunicabilidade, ou seja, que você seja capaz de transmitir a sua mensagem.
Entre os principais aspectos pelos quais você deve investir em uma comunicação assertiva é:
- Melhora a sua capacidade de expressão;
- Reflete positivamente em sua imagem social;
- Desenvolve o respeito e inspiração das outras pessoas;
- Resolve conflitos;
- Aumenta a sua confiança;
- Reduz o estresse;
- Amplia sua capacidade de negociação
Um dos principais aspectos da assertividade está na comunicação e é essencial que você seja um bom comunicador para desempenhar melhor o seu tipo de comunicabilidade, ou seja, que você seja capaz de transmitir a sua mensagem.
Entre os principais aspectos pelos quais você deve investir em uma comunicação assertiva é:
- Melhora a sua capacidade de expressão;
- Reflete positivamente em sua imagem social;
- Desenvolve o respeito e inspiração das outras pessoas;
- Resolve conflitos;
- Aumenta a sua confiança;
- Reduz o estresse;
- Amplia sua capacidade de negociação
PSICOLOGIA E A ASSERTIVIDADE
Na psicologia, é definido quatro tipos de comportamentos relacionados ao que pode ser uma pessoa assertiva, mas vale ressaltar que todos nós podemos transitar por diversos comportamentos, dependendo da situação em que estamos enfrentando. Há quem saiba ser mais assertivo no trabalho, do que em casa ou com os amigos, e vice e versa.
Na psicologia, é definido quatro tipos de comportamentos relacionados ao que pode ser uma pessoa assertiva, mas vale ressaltar que todos nós podemos transitar por diversos comportamentos, dependendo da situação em que estamos enfrentando. Há quem saiba ser mais assertivo no trabalho, do que em casa ou com os amigos, e vice e versa.
Comportamento passivo
Quando você concorda com o que é dito ou com o que acontece ao seu redor, mesmo que no fundo não esteja de acordo, ou quando ainda não finalizou a sua opinião sobre a situação.
Em geral, esse é um comportamento presente em pessoas mais tímidas, que têm mais dificuldades para se abrir, perguntar, se expor, dizer não ou reclamar de algo que sente. Mesmo assim, esse acúmulo de sentimentos não ditos, podem levá-lo ao extremo da situação, transformando-o em agente de um conflito.
Quando você concorda com o que é dito ou com o que acontece ao seu redor, mesmo que no fundo não esteja de acordo, ou quando ainda não finalizou a sua opinião sobre a situação.
Em geral, esse é um comportamento presente em pessoas mais tímidas, que têm mais dificuldades para se abrir, perguntar, se expor, dizer não ou reclamar de algo que sente. Mesmo assim, esse acúmulo de sentimentos não ditos, podem levá-lo ao extremo da situação, transformando-o em agente de um conflito.
Comportamento agressivo
Quando o seu comportamento é baseado em considerar muito mais os seus próprios interesses, sem levar em conta as necessidades ou sentimentos das outras pessoas. Não necessariamente esse posicionamento deve ser medido como algo errado e sem fundamento, o perigo está na falta de consideração os demais.
Quando o seu comportamento é baseado em considerar muito mais os seus próprios interesses, sem levar em conta as necessidades ou sentimentos das outras pessoas. Não necessariamente esse posicionamento deve ser medido como algo errado e sem fundamento, o perigo está na falta de consideração os demais.
Comportamento passivo-agressivo
Quando você tem por prioridade omitir sua verdadeira posição e opinião diante das situações e costuma agir pelas costas, reclamando e utilizando de sarcasmo e ironia. Essas agressões são disfarçadas em brincadeiras, evitando conflitos explícitos, mas gerando agressividade por trás, o tão conhecido “duas caras” ou falsidade.
Quando você tem por prioridade omitir sua verdadeira posição e opinião diante das situações e costuma agir pelas costas, reclamando e utilizando de sarcasmo e ironia. Essas agressões são disfarçadas em brincadeiras, evitando conflitos explícitos, mas gerando agressividade por trás, o tão conhecido “duas caras” ou falsidade.
Comportamento assertivo
Quando você tem um comportamento assertivo, você tem também empatia, pois você é capaz de equilibrar as suas necessidades e vontades, considerando também os direitos ou desejos das outras pessoas.
É saber falar, mas também ouvir, é ser seguro de si e saber extrair essa habilidade para provocar confiança, justiça e sociabilidade. Não usa de artifícios na comunicação e sabe ir direto ao ponto sem enrolação ou agressividade.
Quando você tem um comportamento assertivo, você tem também empatia, pois você é capaz de equilibrar as suas necessidades e vontades, considerando também os direitos ou desejos das outras pessoas.
É saber falar, mas também ouvir, é ser seguro de si e saber extrair essa habilidade para provocar confiança, justiça e sociabilidade. Não usa de artifícios na comunicação e sabe ir direto ao ponto sem enrolação ou agressividade.
ENTÃO, COMO SER ASSERTIVO? VEJA AS DICAS!
Seja positivo
Ser uma pessoa positiva vai ajudar a controlar as suas emoções, sem guardá-las, mantendo uma expressão firme do que você é e o que acredita. A positividade é uma ferramenta chave para você superar seus obstáculos e dar voz às suas necessidades.
Entenda o outro
Se colocar no outro irá fazer você não só ouvir melhor suas considerações, como também fará você perceber que ele possui sentimentos e reações diferentes da sua, e que você não tem controle sobre isso. É um bom exercício de empatia e pode gerar muitos aprendizados sociais.
Saiba dizer não
Quantas vezes deixamos de fazer algo que queremos simplesmente porque não sabemos dizer não? Muitas vezes não é fácil e é preciso uma dose de equilíbrio emocional para que você saiba exatamente até que ponto pode ceder aos pedidos das outras pessoas ou se posicionar contrariamente.
Somos todos diferentes
Lembre-se disso sempre ao ser colocado frente a uma opinião diferente da sua: somos todos diferentes, tivemos criações diferentes e experiências distintas que nos colocam em determinadas posições que não somos obrigados a contrapor o tempo todo, muitas vezes precisamos abrir mão e deixar que as pessoas aprendam com suas novas experiências de vida.
Você não está certo sempre
Mesmo que você tenha autoconfiança e autoestima elevada para acreditar que está certo em tudo, é importante você lembrar que a sua vida também passa por transformações diariamente e que só as experiências provarão a realidade das coisas.
Feedbacks
Peça e dê feedbacks constantes para as pessoas com as quais você convive, seja no trabalho ou na vida pessoal. O feedback, oferecido com educação e pautado em uma avaliação coerente, vai ajudar a alinhar expectativas e estreitar relações de confiança.
Seja educado
Quando entramos em um conflito, por mais que pareça que estejamos certos, o mais importante é manter a educação e o respeito em sua fala e expressão corporal. Quando agredimos, seja com palavras ou com ações, perdemos a razão do nosso posicionamento
Evite o sarcasmo
Por mais divertido que possa parecer, ser irônico ou sarcástico não nos posiciona como pessoas assertivas e nem comunica fielmente as nossas proposições. Além disso, essa é uma atitude que pode ferir os sentimentos das outras pessoas.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 8 – TUDO DEPENDE DO QUE EU FAÇO: MINHAS AÇÕES.
Competências socioemocionais em foco: Responsabilidade e organização.
Nesta atividade, você vai refletir sobre as ações do seu Plano de Ação e o quanto elas são determinantes para o alcance das suas metas. É por meio das ações que você conseguirá criar cronogramas e acompanhar diariamente o andamento do seu Plano.
ATIVIDADE: TABULEIRO.
1. É provável que você esteja tão imerso(a) no seu Plano de Ação que seja difícil estabelecer algum distanciamento para julgar adequadamente as suas ações. É exatamente por isso que é importante fazer um plano: colocá-lo no papel ajuda em certo grau a criar um distanciamento e mobilizar as ferramentas necessárias para a sua execução. Quando você faz isso, os seus objetivos ganham realmente forma em um plano definido. Assim sendo, a essa altura das aulas, o Plano de Ação do seu Projeto de Vida já deve estar bastante adiantado, uma vez que você já conheceu grande parte da sua estrutura e aprendeu como tudo se articula nas etapas. Partindo disso, analise calmamente o jogo de tabuleiro que você elaborou numa das situações de aprendizagem anteriores (TENHO UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR?) e tome nota, no seu Diário de Práticas e Vivências, das suas conclusões a partir do seguinte questionamento:
a) No dia em que você criou o jogo de tabuleiro, qual era a ação mais imediata a se efetivar e em que estágio ela se encontra agora?
b) Em que ponto do tabuleiro você se encontra no momento? Quais ações concretas já estão em andamento para o próximo salto?
c) Relacione o jogo de tabuleiro ao seu sonho. É verdade que os objetivos definidos por você lhe levam a uma projeção de futuro a longo prazo. Correto? Assim sendo, considere:
• Com as ações já realizadas, quais metas estão próximas de serem ou já foram alcançadas, até este momento?
d) Ao final, olhando para o seu jogo de tabuleiro, comente com o seu professor e colegas a afirmação: “Tudo depende do que eu faço”.
EM CASA: PARA NÃO SABOTAR OS SONHOS.
1.) Cite três situações que podem lhe levar a esquecer ou ainda a negligenciar as ações necessárias ao cumprimento de seus objetivos. Quais são as estratégias necessárias e os apoios de que você dispõe para se livrar desses perigos?
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 9 – ACERTAR NO ALVO: IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS.
Competências socioemocionais em foco: Determinação.
É chegado o momento de aprender um caminho mais prático para o alcance de metas e objetivos do seu Plano de Ação. A princípio, você já deve ter ouvido falar das estratégias e deve saber em linhas gerais o que elas significam, devido à familiarização com o Plano de Ação.
Contudo, nesta atividade, você vai aprender a definir as estratégias do seu Plano Ação como forma de alcançar mais rápido a sua visão. Para isso, é importante reconhecer e tomar ainda mais posse do conhecimento que você tem sobre si mesmo(a), bem como das variáveis que impactam positiva e negativamente nos seus objetivos. É dessa forma que você conseguirá trilhar com mais segurança o caminho desejado e identificará muitas estratégias que o(a) levarão a novas ações, que podem dar ainda mais andamento ao seu Plano.
Você lembra da competência determinação? Uma pessoa que exercita essa competência se sente motivada e trabalha intensamente para alcançar seus objetivos. Reflita: Como você avalia sua determinação? Está disposto a se comprometer, dedicar tempo e esforço para atingir o que traçou?
ATIVIDADE: VANTAGENS FUTURAS.
1. Fala-se muito em estratégias na formulação do Plano de Ação como meio para alcançar a visão, construir alternativas e traçar caminhos. Contudo, isso só é possível para quem sonha e tem objetivos claros. Isso porque pensar estrategicamente aponta para onde se deseja chegar. Sobre isso, defina as estratégias do seu Plano de Ação no seu Diário de Práticas e Vivências, de acordo com o que se pede:
Plano Estratégico:
• Para os objetivos e as metas: Retome suas anotações neste Caderno e no seu Diário de Práticas;
• Para as estratégias: Pense naquilo que necessita executar para que seu Plano de Ação aconteça. As estratégias são ações iniciadas hoje que poderão levá-lo(a) a uma situação mais cômoda no futuro. Portanto, a essência da estratégia consiste em gerar vantagens para você no futuro, pois ela é um meio para obter seus objetivos. Para isso, além de saber aonde se quer chegar, é preciso saber os seus pontos fracos e fortes para empregá-los em seu objetivo. Toda formulação de estratégias é uma atividade de planejamento, pois todo o seu Plano de Ação precisa ser revisto antes de se alcançar os resultados esperados. É por isso que é necessário trabalhar prevendo e prospectando o futuro – Como? Trazendo para o presente elementos que levarão você a atingir o seu futuro imaginado.
2. Agora, antes de seguir para a próxima situação de aprendizagem, analise suas estratégias e veja se têm finalidades práticas, como: simplificar ou estabilizar certas dificuldades suas – pontos fracos - e/ou melhorar as habilidades em que é muito bom – pontos fortes. Caso isso aconteça, significa que as estratégias definidas são precisas e possibilitam exatamente o rompimento com as suas limitações (sejam internas ou externas), abrindo espaço para criar possibilidades. Para ajudá-lo(a) nesta identificação, faça a análise:
a) Das variáveis que impactam positivamente os seus objetivos – forças. Quais são?
b) Das variáveis que impactam negativamente os seus objetivos – fraquezas. Quais são?
ATIVIDADE: VISÃO GLOBALISTA.
1. Elaborar e formular estratégias é uma tarefa desafiadora. Porém, executá-las com sucesso, colocá-las em prática no momento certo, da maneira certa, com os recursos certos, ao ponto de traduzir objetivos e metas em resultados é algo mais desafiador ainda. Isso depende da sua capacidade e competência em fazer as coisas acontecerem, ou seja, é preciso disciplina na execução das estratégias. Assim, o desafio é transformar suas estratégias em ações. Pois, de nada adianta definir as estratégias se você não sabe como empregá-las. Assim, escreva no seu Diário de Práticas e Vivências o que se pede abaixo:
Plano Estratégico
Plano Estratégico
• Para cada estratégia, defina ações prioritárias. As ações prioritárias devem passar por um processo de escolhas – O que eu tenho que fazer?;
• Deixe a flexibilidade tomar “conta de você” para decidir qual é a melhor ação a ser executada. As ações devem ser adequadas ao momento certo, pois dependem da sua situação atual, mas devem ser comprometidas com o seu futuro;
• As ações devem gerar um “senso” de responsabilidade diário que promova integração, comprometimento e motivação com os seus objetivos;
• Para executar uma ação estratégica, você deve utilizar um conjunto de competências que domina. Assim como ser disciplinado(a) na execução de suas ações. Pois, além de saber fazer, a execução é essencial para o sucesso do seu Plano de Ação.
Projeto de Vida 1º anos A, B, C, e D Atividade de 07 a 11 Setembro.
Competências socioemocionais em foco: Organização, iniciativa social e empatia.
ATIVIDADE – TECENDO DIÁLOGOS.
1. Leia as afirmações abaixo e, comente com os seus colegas ou familiares próximos se possível, o seu ponto de vista sobre o que as afirmações defendem.
a) Cada um tem o seu tempo de despertar. Ninguém precisa saber, com certeza e já de saída, ao que quer se dedicar. Muitas vezes, parte-se de um esboço, de uma intuição inicial que vai ganhando forma e pode modificar-se completamente mais adiante;
b) Contar com estímulos é essencial para perceber que, na construção do Projeto de Vida, não se está sozinho;
c) As aulas para a construção do Projeto de Vida é tão importante quanto saber aonde se quer chegar;
d) Predispor-se aos desafios, à perseverança, à dedicação com afinco àquilo que se quer conquistar é fundamental, uma vez que a pessoa é responsável por seu próprio desenvolvimento pessoal e sua caminhada. Os resultados não são imediatos, e erros e acertos aparecerão pelo caminho;
e) Somente a pessoa pode decidir o caminho que quer percorrer. Contudo, o apoio da família, dos amigos e dos professores é fundamental;
f) O sonho é inegociável e não pode ser deixado de lado para realizar o que os outros querem no lugar do que a própria pessoa decidiu;
g) Nos momentos de adversidade, faz diferença buscar se concentrar no que faz a pessoa feliz e plena.
Escreva em seu diário.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – DO SONHO À REALIDADE:
A ARTE DO PLANEJAMENTO.
Competências socioemocionais em foco: Organização.
Nesta aula, você vai refletir sobre a importância da organização e do planejamento para a consecução do seu Projeto de Vida! Assim, você vai pensar como as suas ações, de fato, lhe levam aos resultados desejados. Isso deve ajudá-lo(a) a perceber as consequências da inexistência de um Plano de Ação, de um improviso ou até mesmo, de um planejamento mal elaborado. Planejar é fundamental para conseguir ter tempo de realizar tudo aquilo que você se propôs a fazer!
ATIVIDADE – O QUE PODERIA TER MUDADO NA HISTÓRIA?
1. Pense em algum fato histórico, ou da sua vida, no qual algo deu errado ou cujo resultado poderia ser melhor, se houvesse existido um planejamento das ações. Sobre isso, descreva:
a) O que eu queria que tivesse dado certo ou que poderia ter tido um resultado melhor?
b) O que aconteceu que fez com que algo desse errado ou não acontecesse totalmente como esperado?
c) O que acredito que faltou ou falhou para que tudo acontecesse como esperado?
2. A partir do que escreveu na questão anterior, responda quais são os principais ensinamentos e/ou experiências que você considera úteis para o seu planejamento ou que usaria para aconselhar uma pessoa, que, eventualmente, possa vir a passar por uma situação semelhante à sua ou à situação histórica sobre a qual refletiu na atividade anterior?
Meus ensinamentos e/ou experiências que me levam e podem levar qualquer pessoa a um planejamento mais eficiente são:
3. Agora, tendo em mente o seu sonho, que é o seu maior propósito de vida, o que você pontuaria como ações necessárias para realizá-lo? Escreva cada uma delas no seu Diário de Práticas e Vivências.
Você teve a oportunidade de pensar sobre o que significa, na prática, ser uma pessoa organizada. Não é mesmo? Que tal retomarmos essa discussão, pensando em ações necessárias para realizar seu(s) sonhos?
Reflita: Quais são as características de uma pessoa organizada? Você se considera uma pessoa organizada? Como a organização ajuda (ou pode vir a ajudar) na realização das suas atividades diárias?
Vale dizer que a organização vai desde o cuidado com os pertences pessoais e da escola, até o planejamento de horários, atividades e objetivos de longo prazo.
ATIVIDADE – PEQUENOS PLANEJAMENTOS.
1. Tudo seria maravilhoso se bastasse você imaginar ou sonhar e as coisas acontecessem, ou que tudo saísse do jeitinho que você planejou, não é mesmo? A vida seria muito mais fácil! Seria mesmo. Talvez perderia um pouco de graça, pois o inesperado pode trazer alegrias e coisas boas para a vida também. Contudo, planejar é importante não apenas para você ter o controle sobre aquilo que busca alcançar. Serve também para que se possa encarar melhor algo que venha a não dar certo ou que não dependa só de você para se realizar e, até mesmo, para que você saiba o melhor a fazer quando algo surge inesperadamente.
O planejamento também é um “sinaleiro” que traz ensinamentos sobre os seus erros e sobre quais lições você aprendeu com eles. Quem, por exemplo, nunca teve decepções por algo que não deu certo? O diferencial está em extrair ensinamentos sobre isso e aplicá-los na sua própria rotina. Assim sendo, para renovar as suas crenças no seu Projeto de Vida, o foco no seu sonho e no seu potencial, planejar se faz necessário! Pensando nisso tudo, realize o que se pede abaixo:
a) Desenhe no seu Diário de Práticas e Vivência quais seriam os seus principais passos para a realização do seu sonho. É importante que, antes de sair desenhando, você reflita sobre tudo o que se propõe a fazer, tentando organizar e pensar na viabilidade do que propôs.
b) Em grupo ou individual, escolha um dos textos abaixo e realize o que se pede:
Etapas do planejamento.
Planejar é o mesmo que preparar bem cada ação e, com isso, ter uma espécie de previsão sobre o que deve acontecer. Entretanto, não basta organizar bem as ações, é preciso acompanhar a realização dessa ação, pois assim é possível tomar decisões emergenciais para modificar o que pode estar ocorrendo diferente do planejado. Ou seja, é por meio do planejamento que se torna possível avaliar o resultado da ação. O seu grupo deve mencionar quatro etapas fundamentais a um planejamento, mencionadas no texto acima.
1ª etapa:
2ª etapa:
3ª etapa:
4ª etapa:
Receita de casquinhas de cidra.
Não se espante com a linguagem da receita a seguir! Ela faz parte do livro mais antigo de culinária em língua portuguesa: Um Tratado da Cozinha Portuguesa (século XV), de autor desconhecido, originalmente manuscrito. O livro todo, com escrita adaptada para o século XXI, pode ser baixado no portal da Biblioteca Nacional. “CASQUINHAS: Tomem cidras verdes, partam-nas em quatro ou oito partes e tirem-lhe todo o miolo, que fiquem bem fininhas, colocando-as em seguida numa vasilha com água fria. A seguir, deem uma pequena fervura nas cidras, com um pouco de sal na água, voltando-as em seguida para água fria.
Deixem as cascas de infusão durante três dias, trocando-lhes a água duas vezes ao dia. No fim desse tempo, levem as cidras a cozer, até que possam ser perfuradas facilmente com um alfinete. Façam uma calda e coloquem dentro as fatias de cidra, de maneira que estas fiquem bem cobertas. Durante nove dias, permanecem as fatias nessa calda, e cada dia levam uma fervura. No último, acrescentem algumas gotas de água-de-flor à calda, levando a compota mais uma vez ao fogo, para uma última fervura.”
Fonte: Autor desconhecido. Um Tratado da Cozinha Portuguesa. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/%20cozinhaportuguesa.pdf%3e.->. Acesso em: dia jan 2020.
A partir das informações fornecidas na receita acima, você deve descrever alguns itens que devem estar presentes na receita para que ela realmente facilite o planejamento de uma pessoa na preparação das casquinhas de cidra. Deve citar algum material necessário (ingredientes e utensílios) e um cronograma de ações. Assim como deve dizer se as informações das receitas são suficientes. Se não, quais são os riscos disso e quais etapas da receita exigiria detalhamento?
Rotina diária.
Você deve eleger alguém que você conheça ou da família, para descrever, passo-a-passo, a sua rotina diária, desde a hora que acorda até a hora em que vai dormir. A partir do registro da rotina da pessoa escolhida, busque identificar alguns valores que essa pessoa tem ou estão presentes na sua rotina.
Dicas de organização.
Você deve pensar na organização de uma mesa de estudo. Assim, precisa descrever um passo-a-passo, como se estivesse orientando uma pessoa na organização da sua mesa. Isso exige que você pense, antes, em explicar a essa pessoa sobre a importância de ter esse espaço organizado.
Sobre isso, escreva nos seu Diário de Práticas e Vivências. Depois, você precisa listar o que deverá ficar em cima da mesa, o que deve ir para o lixo e o que precisa estar à mão, por exemplo. Feito isso, o próximo passo é descrever quatro coisas que lhes parecem mais importantes, entre todas as indicadas, para a organização da mesa.
c) Ao final, compartilhe com os seus colegas de turma a sua atividade e o que conseguiu extrair dela sobre a importância de ter organização e um planejamento.
d) Retome o seu desenho, no Diário de Práticas e Vivência, sobre os seus principais passos para a realização do seu sonho e verifique se gostaria de ajustar algo ou inserir alguma observação ao que desenhou.
-------------------------------------------------------
3º Bimestre – Professor Edgar
Projeto de Vida 1º anos A, B, C, e D Atividade de 31/08 a 04 de Setembro.
Competências socioemocionais em foco: Organização, iniciativa social e empatia.
ATIVIDADE – NA PONTA DO LÁPIS.
1. Conhecer-se é tarefa para a vida inteira! O que é curioso é que você vai se conhecendo
à medida que se modifica. É por isso que ninguém consegue por completo conhecer a si
mesmo(a). Ao agir no mundo, da forma que você é ou deseja ser, revela-se muita coisa
sobre você. É por esse motivo que esta atividade não pretende fazer com que você dê
conta de todos os aspectos sobre si, nem que se perca no meio de infinitas perguntas
sobre quem é, mas que utilize como ponto de partida os dados básicos que sabe sobre
si mesmo(a), para a construção do Plano de Ação do seu Projeto de Vida. É certo que se
conhecer é um esforço que vale muito à pena, pois além de lhe permitir alcançar maior
consciência sobre si, ajuda a resolver problemas e a decidir com segurança o que precisa
ser feito. Partindo disso, dando continuidade a retomada dos seus registros feitos no
Diário de Práticas e Vivência, iniciados na atividade anterior, organize as seguintes
informações:
• Quem é você?
Sobre isso, você deve buscar suas anotações sobre si no seu Diário de Práticas e Vivências.
Não tem problema se você percebeu algumas lacunas no relato que fez, pois há tempo para
reescrever isso agora. Escreva em seu Diário de Práticas e Vivências.
Um pequeno relato é o suficiente sobre quem é você. Escreva no diário.
• Qual é o seu sonho?
Escreva no espaço abaixo o seu sonho, mesmo que para você ele pareça óbvio. Essa é uma
forma de se certificar que algo não mudou de um bimestre para outro. E, se mudou, lembre-se
que não tem problema algum, pois isso é esperado, haja vista que tudo se modifica à medida
que você vai se conhecendo. É preciso apenas atualizar os registros que você tem sobre isso.
Assim, escreva no seu Diário de Práticas e Vivências. Meu sonho é: Escreva no diário.
• Aonde você quer chegar?
Aqui é mais um pequeno passo adiante, passando do sonho à projeção de um lugar ao qual
o seu desejo lhe impulsiona chegar. É um pequeno movimento para passagem do seu sonho (que
ainda permanece no campo das ideias) para um plano concreto. É uma forma também de você
refletir sobre como a realidade põe à prova as suas aspirações. Portanto, detalhe no seu Diário de
Práticas e Vivências esse lugar onde você deseja tanto chegar ou estar no futuro:
Em quero chegar em: Escreva no diário.
Link:
Alice no País das Maravilhas e Matrix - Mario Sergio Cortella
https://www.youtube.com/watch?v=dpp3XFsTXnw
• Como você pretende realizar o seu sonho?
Sobre isso, você precisa descrever o que lhe parece necessário fazer para tornar possível o
seu sonho. Em linhas gerais, é preciso definir algumas etapas para alcançar objetivos. Ou seja,
aqui você é estimulado(a) a pensar como tirar do papel o que deseja por meio de suas conquistas.
Algumas metas também já podem ir sendo postas aqui, pois elas lhe ajudarão a superar alguns
desafios e mostrarão estratégias para facilitar a sua jornada. Sobre isso, não exija de si mesmo(a)
saber todos os detalhes sobre quais são exatamente os seus objetivos, suas metas e estratégias,
pois tudo isso será trabalhado nas aulas seguintes. Apenas permita-se escrever no seu Diário de
Práticas e Vivências o que você sabe sobre o que acredita ser necessário fazer para alcançar os
sonhos do seu PV.
Para tornar possível o meu sonho, preciso fazer isso: Escreva no diário.
Diante do que escreveu anteriormente, você consegue extrair os objetivos e metas para tornar
possível o seu sonho? Escreva no diário.
• Quais são os seus pontos fortes e quais são os pontos que precisa melhorar?
Identificar os seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar é um estímulo à reflexão
sobre os recursos próprios que deverão ser mobilizados ou adquiridos por você para atingir os
seus sonhos. Ou seja, imagine que você tem um sonho de estudar numa Universidade fora do
país e, agora, percebe que saber o idioma local para onde vai é requisito número um para
conseguir estudar nessa Universidade. Se você não sabe o idioma, isso é um problema que
precisa ser solucionado, pois deverá ser um dos seus pontos fortes para conseguir realizar o seu
sonho. Escreva no seu Diário de Práticas e Vivências.
Meus pontos fortes
O que preciso melhorar:
• Quais são os valores nos quais você se apoia e que irão orientá-lo(a) no caminho
para a realização do seu sonho?
Lembre-se que os valores são as suas convicções e crenças que nortearão as suas decisões.
Por isso, devem estar presentes em você. Exemplo: o respeito.
Todas as minhas decisões têm como base os seguintes valores:
2. Sobre todas as informações que você registrou anteriormente, comente o que gostaria
de compartilhar com a turma.
Ao compartilhar suas respostas, dúvidas ou percepções com a turma, você exercita a
competência iniciativa social. Quanto mais essa competência for desenvolvida, melhor será o
seu desempenho ao falar em público e realizar trabalhos em equipe. Após a realização da
atividade anterior, reflita: Você teve chance de falar no momento de compartilhamento das
respostas? Sentiu seguro e preparado para dialogar com a turma? Acredita que os colegas
conseguiram compreender suas ideias? As informações que você e os colegas trouxeram ajudou
o grupo a ficar mais próximo?
Ouvir atentamente os colegas e os ajudar a descobrir o que estão sentindo ou pensando é
uma forma de exercitar a competência, empatia e cultivar relacionamentos.
Pense nessas questões: como posso oferecer ajuda ao colega que tem vergonha de falar
em público? Consigo apoiar aqueles que estão com dificuldades de expressar seus pontos de
vistas? Sou capaz de entender o sentimento e o ponto de vista do outro, mesmo ele pensando
diferente de mim?
Para Refletir
“Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio”, disse, certa vez, um filósofo conterrâneo de Odisseu,
Heráclito de Éfeso, que viveu cerca de 500 anos antes de Cristo. Passados tantos séculos, ninguém
ousou dizer o contrário, posto que o rio e os homens se transformam continuamente. Um segundo
após entrar em um rio, nem um nem outro são mais os mesmos.
Em relação a você, o quanto você já se modificou desde sua primeira aula de Projeto de Vida?
É possível perceber as mudanças sobre quem você disse que era, com o que respondeu nesta aula?
A pergunta pode até ser ainda a mesma, mas você já é outra pessoa agora.
-------------------------------------------------------
Projeto de Vida 1º anos A, B, C, e D Atividade de 17 a 21 de Agosto.
Competências socioemocionais em foco: Organização, iniciativa social e empatia.
As informações que você vai registrar nestas atividades devem lhe ajudar a se familiarizar
com a elaboração do Plano de Ação do seu Projeto de Vida. Em linhas gerais, o que você precisa
saber sobre o Plano de Ação é que se trata de uma ferramenta que possibilitará a concretização
do seu sonho, por meio de ações a serem planejadas e executadas por você.
Uma outra coisa importante a saber é que, assim como o Projeto de Vida , o Plano de Ação
pode ser ajustado sempre que você achar necessário. Isso porque ele é o retrato de um momento
específico e construir um Projeto de Vida é uma tarefa tão duradoura quanto a própria vida.
Assim, cada vez que você mudar de opinião ou de interesses, não deixe de ajustar as rotas que
levam ao seu sonho e contemplá-las no seu Plano de Ação.
Os seus sonhos e desejos serão sempre o foco do seu Plano de Ação. Portanto, os objetivos
e as habilidades que irá mobilizar para alcançar a sua Ítaca*, os apoios necessários e o passo-a passo
da sua trajetória, tudo isso deverá ser registrado e buscado com afinco. Certamente, com
o passar do tempo, você se surpreenderá com alguns de seus registros – e não é para menos –
pois você terá se transformado e novas percepções devem compor a sua narrativa de vida.
Para Saber Mais!
*Ítaca, a terra natal de Odisseu.
Conta uma antiquíssima lenda grega que, após dez anos longe de casa, e tendo
vencido a famosa Guerra de Tróia, Odisseu se põe a caminho, em direção a Ítaca,
sua terra natal, onde o aguardam a mulher, Penélope, e Telêmaco, seu único filho.
Mas, já no início da longa jornada, o herói é vítima de um naufrágio e é resgatado
pela bela ninfa Calipso, que decide tomá-lo por esposo, aprisionando-o na ilha.
Porém, mesmo tratado como um rei e em companhia da mais bela criatura já vista,
durante os dez anos de convívio com a ninfa, Odisseu jamais foi feliz. Todos os dias,
chorava de saudade da terra natal e da família.
Decidida a convencê-lo a ficar, Calipso argumenta que as mais terríveis provações
aguardam Odisseu pelo caminho; além disso, vinte anos após ele ter saído de casa,
Penélope já não seria mais a mesma, tendo perdido grande parte da beleza,
enquanto ela, Calipso, seria eternamente bela, pois era uma criatura divina. Dito
isso, a ninfa oferece ao herói a suprema riqueza dos deuses: se ele concordasse em
permanecer ao lado dela, ela faria dele também um deus, eternamente jovem, eternamente bonito.
Odisseu retruca que o que ele quer é um destino humano:
quer envelhecer e morrer ao lado da esposa e do filho, sendo rei em sua terra, Ítaca.
Vencida, Calipso deixa-o partir.
Ao escolher o destino humano, consciente das tribulações que encontraria pelo
caminho, é que Odisseu se torna de fato Odisseu. Perseguido pelo Deus Poseidon
(Netuno); perdendo amigos devorados por gigantes; enfrentando a maga Circe,
que transforma homens em porcos; combatendo o perverso ciclope Polifemo;
resistindo ao canto de sereias terríveis... Só assim ele podia se tornar de fato quem
ele era: o único mortal a ir ao inferno e retornar, pleno de sabedoria. Odisseu sabia
que, enfrentando o destino humano, o homem se enriquece de histórias. E, pleno
de histórias, mesmo sendo mortal, vive eternamente na memória dos outros
homens. É por esse formidável movimento de vencer a morte mesmo sendo mortais,
que os deuses (que nunca morrem) invejam os homens.
Se tivesse se rendido às propostas de Calipso, Odisseu estaria até hoje ao lado da
ninfa. E jamais teria existido a Odisseia, o conjunto de versos que narram suas
façanhas e inspiram a todos (uma obra fascinante que certamente você lerá um dia).
Escreva no seu diario, suas impressões sobre Ítaca
----------------------------------------------------------------------
Projeto de Vida 1º anos A, B, C, e D Atividade de 10 a 14 de Setembro.
Link da Apostila do 3ºBimestre
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
– A VIDA É UM PROJETO.
Competências socioemocionais em foco: Determinação e organização.
Bem-vindo(a) ao 3º Bimestre das aulas de Projeto de Vida! Espera-se que, chegado até aqui, você já tenha atribuído importância à construção do seu Projeto de Vida. Agora, é o momento de buscar todas as informações que você sabe a respeito de si mesmo(a) para a construção de um Plano de Ação que o(a) ajudará a tirar do papel as suas ideias e sonho. Assim, busque no seu Diário de Práticas e Vivências os seus registros sobre: quem é você, qual é a sua história pessoal, quais são os seus sonhos e as suas perspectivas de futuro, pois isso lhe ajudará a definir os caminhos e etapas para a construção do Plano Ação do seu Projeto de Vida. Para iniciar essa atividade, é importante que você discuta o que pensa sobre os textos que seguem abaixo, pois eles devem ajudá-lo(a) a se posicionar diante das decisões que precisará tomar nas próximas aulas sobre o seu Projeto de Vida.
ATIVIDADE: TODO CAMINHO É DIFERENTE. 1.
1 - Realize uma leitura (nos grupos de chats ou ate mesmo com outros) compartilhada com os seus colegas de turma sobre os textos que serão apresentados pelo(a) seu(sua) professor(a) . Definir os próprios caminhos é importante. Não é mesmo?
E quando desenvolvemos a competência determinação estabelecemos objetivos desafiadores para que possamos superar nossos limites. E por falar em determinação, reflita: Você costuma estabelecer metas no seu dia-dia?
Existe algum objetivo que você traçou para conseguir melhores resultados nos seus estudos, nos esportes, ou em alguma outra atividade que realiza?
Geralmente, essas metas são desafiadoras ou fáceis de realizar?
Você precisa dedicar esforço para atingi-las? Estabalecer metas e objetivos nos motiva a trabalhar com foco no que queremos.
ATIVIDADE: É PRECISO TRAÇAR O CAMINHO. 2.
2 - Você já realizou algo ou conhece alguém que alcançou um grande feito por meio de um projeto traçado? Qual foi essa conquista? Como ela foi planejada?
3 - Quais competências foram importantes para realizar este feito?
4 - Você concorda que sua vida poderá ser mais proveitosa se você tiver um Projeto de Vida? Por quê?
ATIVIDADE – COM FOCO E FORÇA DE VONTADE.
1 - Pensando nos caminhos que você pode escolher para a realização do seu sonho, o que você diria sobre:
a) O seu compromisso consigo mesmo(a) para o alcance do que você deseja.
b) A sua participação e aproveitamento das aulas de Projeto de Vida
Para Refletir
Você pilotaria um carro sem saber dirigir?
Você se jogaria em alto-mar sem saber nadar?
Você pilotaria um avião sem ter um certificado que atestasse sua capacidade para pilotar?
Você comandaria um navio sem bússola para guiá-lo?
Escreva no seu Diário.
----------------------------------------------------------------------
Inicio do 3º Bimestre – Professor Edgar
Projeto de Vida
1º anos A, B, C, e D Atividade de 03 a 07 de Setembro.
Assista o Vídeo do link e faça uma reflexão do conteúdo.
- Quais são os 5 hábitos ruins para o seu sucesso?
- Tem algum ou alguns desses mau/s hábitos que você precisa superar? Quais?
- Como você tem se esforçado para superar esses maus hábitos?
- Quais as diferenças dos vencedores, diante desses 5 maus hábitos?
- se você é do tipo que pensa grande, como consegue se animar diante das dificuldades??
Escreva no seu diário de Vivências.
Escrevam as atividades realizadas no seu Diário de Vivências
Assistam o filme "O Homem sem Face" do link abaixo e façam algumas considerações e escrevam no diário de Vivências, sobre qual a mensagem do filme, o que tem a ver com seu projeto de vida pessoal, e o que mais te chamou atenção ou você gostou.
Obs.: Não se esqueça de enviar fotos das atividades.
Atividade projeto de vida 1º anos de 20 a 25 de Julho
atividade gamificada de avaliação formativa de competências socioemocionais.
Competências socioemocionais em foco: Competências socioemocionais escolhidas pela turma.
“SUPERPODERES” no 2º bimestre
Para cumprir a missão 5, os estudantes:
● Realizarão uma individual por meio da criação de um desenho que simbolize a
relação do estudante com as duas competências socioemocionais escolhidas
por sua turma.
Assim, vou evitar perder mais tempo preocupado(a) sobre o que tenho que fazer, do que realmente fazendo a tarefa.
Nesse exemplo o foco está em como a pessoa agiu quando teve pouco tempo para terminar uma atividade.
Ao dar o feedback você não deve dizer: “Nossa, você é muito estressado!”, mas sim perguntar “Como você agiu nas últimas vezes que teve pouco tempo para realizar uma tarefa?”
• Ofereça sugestões que possam ajudar seu(sua) colega a se desenvolver. Não julgue. Quando
você indicar algum ponto que precisa ser melhorado, faça uma sugestão de como seu ou sua
colega pode agir para desenvolver melhor determinada competência.
Continuando o exemplo anterior sobre como desenvolver tolerância ao estresse, não fale “você
continua sem paciência nenhuma”, faça uma sugestão: “Quando você perder a paciência nessa
situação, que tal você respirar fundo e acreditar que você é capaz de fazer a tarefa?”
• Tenha atenção durante a conversa, busque ouvir com cuidado o que seu colega está falando.
Evite qualquer distração, não fuja do tema da conversa.
Esse não é o momento para conversar sobre o resultado do jogo de futebol ou qualquer outra coisa.
Esse é o momento de olhar nos olhos dos colegas do seu trio ou perceber pela conversa online, falar e escutar com cuidado.
• Use exemplos concretos. Peça e ofereça exemplos de como você agiu em alguma situação
Conte passo a passo o que você fez em uma situação relacionada ao desenvolvimento da competência
escolhida. Descreva com detalhes.
Atividade projeto de vida 1º anos de 13 a 18 de Julho
AS MARCAS QUE RECEBO E DEIXO
Assistam o filme "O Homem sem Face" do link abaixo e façam algumas considerações e escrevam no diário de Vivências, sobre qual a mensagem do filme, o que tem a ver com seu projeto de vida pessoal, e o que mais te chamou atenção ou você gostou.
Competências socioemocionais em foco: Organização e Imaginação criativa
Com as produções ja realizadas, reúnam-se em pequenos grupos pelo chat ou Whatsapp escolham um(a) colega para ser o(a) mediador(a) da atividade. A tarefa deste(a) estudante será:
Professor de Projeto de vida: Edgar Dutra
















Nenhum comentário:
Postar um comentário