ORGANISMOS MULTICELULARES EXISTENTES EM TODO ECOSSISTEMA
O reino animal, também chamado de reino animália, é composto por seres multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Essa última característica consiste em o animal não produzir seu próprio alimento. Eles conseguem se nutrir de alimentos do meio em que convivem. O reino animal é dividido em dois grupos principais: os vertebrados, que são os seres vivos que possuem vértebras, coluna dorsal e crânio, já os seres invertebrados, aqueles que não possuem vértebras, que são os animais também pluricelulares, mas que não possuem parede celular.
REPRODUÇÃO DO REINO ANIMAL
DO REINO ANIMAL
No reino animal dos vertebrados a reprodução pode ocorrer de forma sexuada, com o encontro do gameta masculino (espermatozoide) com o gameta feminino (óvulo) para formar um zigoto. Em animais hermafroditas a reprodução se dá pela autofecundação. Os invertebrados também se reproduzem de forma sexuada, ou seja, uma célula ou mais se solta do corpo do animal e se desenvolve, formando um novo ser vivo. Em algumas espécies a reprodução acontece de forma assexuada como é o caso das esponjas e anêmonas.
CARACTERÍSTICAS DO REINO ANIMAL
As principais características do reino animal consistem na presença de membrana nuclear, por isso chamados de seres eucariontes, são multicelulares, ou seja, seu organismo é formado por muitas células com funções distintas. Além disso, são animais heterotróficos, isto é, não produzem seu próprio alimento. Eles se nutrem de outros seres vivos, mas sem sempre são outros animais.
A respiração desses animais acontece de forma aeróbica, ou seja, precisam do oxigênio obtido através do ar ou da água para sua sobrevivência. Possuem uma estrutura chamada de blástula, que surge no estádio embrionário depois da formação do zigoto. Além de apresentarem celoma, que é uma cavidade embrionária presente nos seres vertebrados e na qual se localizam as vísceras.
REINO ANIMAL: VERTEBRADOS
Essa categoria faz parte do grupo de animais que praticamente vivem em todo ecossistema, cerca de 50.000 espécies compõem esse reino. Sua principal característica é a presença de coluna vertebral e medula óssea. Eles pertencem ao filo dos chodartas, também chamados de cordados. São, portanto, divididos em cinco classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
REINO ANIMAL: INVERTEBRADOS
O reino animal dos invertebrados é maior que o grupos dos vertebrados, cerca de 94% dos animais do mundo são invertebrados. Diferente dos vertebrados, não possuem coluna vertebral e a maioria não possui cérebro. São animais pluricelulares, ou seja, seu organismo é composto por várias células, cada uma com uma função específica.
Os cinco reinos dos seres vivos é uma classificação até hoje apresentada em uma grande quantidade de livros didáticos. Entretanto, observa-se uma tendência a aceitar, atualmente, a classificação dos seres vivos em seis reinos. Várias classificações surgiram ao longo do tempo e, ainda hoje, surgem de modo a tentar organizar melhor esses agrupamentos de seres vivos. À medida que novos conhecimentos e tecnologias surgem, as relações entre os seres vivos ficam mais fáceis de serem demonstradas.
Os cinco reinos dos seres vivos propostos por Whittaker
Reino Monera;
Reino Protista;
Reino Fungi;
Reino Plantae;
Reino Animalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário