SISTEMA NERVOSO CENTRAL

  

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

mi


O sistema nervoso é a parte do organismo que coordena todas as funções do corpo humano, armazena todas as informações e permite ao corpo reagir as variações e mudanças dos ambientes do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema.




NEURÔNIOS

Os neurônios são unidades estruturais e funcionais do sistema nervoso, são células nervosas especializadas que desempenham o papel de conduzir a transmissão de impulsos nervosos e nas funções, como o pensamento, o controle da atividade muscular e a regulação das glândulas. Portanto os neurônios são as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano, o neurônio é composto de um corpo celulardendritos e axônio.



CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DOS NEURÔNIOS

Os neurônios são formados por prolongamentos e um corpo celular constitui a parte ampliada do neurônio, soma conhecido também como pericário. É no corpo celular que estão localizadas as informações genéticas em um grande núcleo e de onde partem os prolongamentos. No SNC (Sistema Nervoso Central), essa parte do neurônio é localizada na substância cinzenta, enquanto no SNP (Sistema Nervoso Periférico), está localizado nos gânglios e em órgãos dos sentidos, os prolongamentos podem ser de dois tipos: dendritos e o axônio.

Os dendritos são ramificações citoplasmáticas, prolongamentos mais curtos quando comparados ao axônio, e apresentam-se bastantes ramificados e numerosos. Eles estão relacionados com a função de receber e conduzir os impulsos em direção ao corpo celular (terminação aferente).
Já os axônios normalmente são únicos, com ramificações geralmente em sua extremidade. Esse prolongamento pode atingir até 1 metro de comprimento e está relacionado com a transmissão do impulso nervoso (prolongamento eferente). Na maior parte dos casos, essa estrutura está envolta por uma bainha de mielina, que é formada por oligodendrócitos ou células de Schwann. Essa estrutura não é contínua por todo o axônio, ocorrendo áreas sem mielina, que são denominadas de nódulo de Ranvier. 

SINAPSE

A sinapse é o local de contato (comunicação) entre dois neurônios. A transferência do impulso nervoso nas sinapses ocorre graças aos neurotransmissores. Estes são biomoléculas (substâncias químicas), produzidas pelos neurônios e armazenados nas vesículas sinápticas (bolsas presentes nas extremidades dos axônios).




DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO

SNC (Sistema Nervoso Central), é composto pelo encéfalo e medula espinal e o SNP (Sistema Nervoso Periférico), é composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central.

Divisão do Sistema Nervoso com base em critérios anatômicos e funcionais


SNC recebe, analisa e integra informações, é o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens.  Constituído pelo encéfalo e pela medula espinal.

SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Parte do SN de recepção de estímulo, de comando e formador de respostas. As principais funções do SNC são: integrar e coordenar a entrada e saída dos sinais neurais e executar funções, como pensar, aprender e memorizar.

O Sistema Nervoso Central, é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal, no SNC é composto por duas substâncias chamadas substâncias cinzenta e branca. A substância cinzenta é formada pelos corpos dos neurônios e neuroglias, e a substância branca é formada por seus prolongamentos (dendritos, axônios e neuroglias) que são vias de transmissão do impulso nervoso. Com exceção do bulbo e da medula, a substância cinzenta ocorre mais externamente e a substância branca, mais internamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário