Terceira Revolução Industrial

 

Terceira Revolução Industrial



Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria.

Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.

Resumo

Para alguns estudiosos, a terceira Revolução Industrial teve início nos Estados Unidos e em alguns países europeus, quando a ciência descobriu a possibilidade de utilizar a energia nuclear do átomo.

Para outros, seu início foi por volta de 1970, com o descobrimento da robótica, empregada na linha de montagem de automóveis. Para outro grupo, iniciou-se a partir dos anos 1990, com o uso do computador pessoal e a internet.

Os robôs de fabricação de automóveis oferecem às empresas automotivas algumas vantagens competitivas, como melhora na qualidade, aumento na capacidade produtiva e redução de custos. As montadoras de automóveis usam robôs na grande maioria para soldagem a ponto e pintura, mas existem muitas outras oportunidades de usar robôs em toda a cadeia de abastecimento.

Os fabricantes recorrem aos robôs por vários motivos. Na indústria automotiva, três dos maiores impulsionadores são qualidade, capacidade e segurança.

Na montagem de carros, os robôs evitam a exposição dos trabalhadores aos gases de soldagem e pintura, bem como ao flash de solda e ao ruído das prensas de estampar. A robótica automotiva elimina as reclamações de acidentes e lesões, removendo os trabalhadores dessas tarefas e ambientes sujos e perigosos.

A Terceira Revolução Industrial ganhou destaque a partir dos avanços tecnológicos e científicos na indústria, mas também abrange progressos na agricultura, na pecuária, no comércio e na prestação de serviços.

Enfim, todos os setores da economia se beneficiaram com as novas conquistas produzidas através de grandes investimentos empregados nos centros de pesquisas dos países desenvolvidos.

A globalização foi um fator importante para auxiliar na produção e nas relações comerciais entre diversos países do mundo. Além disso, ela proporcionou a massificação dos produtos, sobretudo na área da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário