2º Ano Medio - Biologia

 Bem Vindos ao 2º ano Médio




Escolas Sesbastião Walter Fusco 2025 LP

Trabalho do 3° bimestre 

Este trabalho, aborda o tema da clonagem, seus desafios e as reflexões bioéticas envolvidas.
Detalhes do Tema: Clonagem: Desafios e Reflexões Bioéticas
Requisitos do Trabalho
  • Formato: Escrito à mão, individualmente.
  • Extensão Mínima: Seis páginas.
  • Conteúdo: Pode conter desenhos ou figuras 
  • Entrega: Até o dia 

Trabalhos Complementares ou Recuperação








Trabalhos de compensação de ausências
 


-   Bioma
 


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Trabalho do 4° bimestre  

Seminario
Tema: Infecções Sexualmente Transmissíveis
- trabalho em grupos de até 5 alunos,
- apresentar até 10 de Novembro.
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Trabalho Individual
 

• Como está dividido, em três dimensões
• Celular 
• Organizacional,
• Anatômico 
• Quais funções o sistema nervoso 
desempenha.

Estruturas do Sistema Nervoso 
Central (SNC)

• Quais são e suas funções.

Sistema nervoso periférico 
(SNP)

• Quais são e suas funções.

Como as drogas podem impactar o sistema nervoso

• Drogas psicotrópicas (ou psicoativas)

Classificação das drogas de acordo com sua atuação no sistema 
nervoso

- Depressoras
- Estimulantes 
- Pertubadoras

• Neurotransmissores

• Sinapse

Ação das drogas no sistema nervoso
• Sistema de recompensa do 
cérebro,
• Dopamina,

Como as drogas atuam sobre os neurotransmissores 
no SNC

• Álcool - depressora do SNC
• Maconha, - Pertubadora do SNC
• Lança perfume - depressora do SNC
• Cocaina - Estimulante do SNC

Dependência de substâncias 

• Ação das drogas no sistema nervoso,
• Sistema de recompensa do 
   cérebro,


Ação das drogas de abuso 
no sistema nervoso

• As drogas psicotrópicas
• Como acontece a dependência química
• Comportamentos relacionados ao uso de drogas.

A dependência química se torna um problema para a vida de quem a desenvolve e para aqueles que convivem com o dependente.

Especificações do trabalho 

- Mínimo de 6 páginas de papel almaço ( ou 8 de caderno), escrito a mão, pode ter imagens pequenas.

- Fazer capa com nome do trabalho, nome do aluno, série, matéria e nome do professor.

- Conclusão na última página, em suas palavras sobre o conteúdo pesquisado.

- Entregar ate 20 de Novembro,

- Vale até de Zero a Dez.

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SARESP 2024

Exercícios 

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Mitose no lugar de meiose

Uma pesquisa brasileira, do Instituto Max Planck de Pesquisa em Melhoramento de Plantas, desenvolveu um sistema inovador de criação de gametas clonais denomi-nado MiMe (Mitosis instead of Meiosis). Tradicionalmente, a geração de gametas em plantas ocorre através da meiose, processo que mistura o material genético dos genitores promovendo variabilidade. O sistema MiMe, testado em tomateiros (plantas com 24 cromossomos), permite a pro-dução de gametas clonais a partir de mitose que, assim, passam a carregar 100% da carga genética da planta-mãe. 

A fecundação entre dois gametas clonais produzidos por essa técnica resulta em plantas com o conjunto genético completo de ambos os genitores, apresentando um total de 48 cromossomos. Esse método assegura a transmissão das características favoráveis de ambas as linhagens parentais, consolidando-as em uma única planta.

(https://revistacultivar.com.br. Acesso em: 10.08.2024. Adaptado)

Os tomates obtidos a partir da fecundação entre gametas produzidos pela técnica descrita no texto podem ser classificados como

(A) indivíduos transgênicos, porém não podem ser classificados como organismos geneticamente modificados.

(B) clones de apenas uma de suas plantas genitoras, porém não podem ser classificados como clones de ambas as plantas genitoras.

(C) clones de ambas as plantas genitoras, porém não podem ser classificados como sendo da mesma espécie que elas.

(D) defensivos agrícolas, porém não podem ser classificados como tomates biologicamente viáveis.

(E) indivíduos geneticamente modificados, porém não podem ser classificados como organismos transgênicos.

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Gel contraceptivo para homens pode estar 

mais próximo de virar realidade

Após décadas de estudos, cientistas apontam avanços 

no desenvolvimento de uma alternativa de contracepção 

de longa duração para homens. O produto experimental é 

um gel que os homens passam nos ombros uma vez por dia 

e, ao longo do tempo, bloqueia a produção de espermato-

zoides. Desde 2005 os pesquisadores vêm formulando e 

refinando a dosagem e a concentração do gel, que contém 

testosterona e uma versão sintética de progesterona. Em 

um teste recente, que contou com mais de 300 casais, 86% 

dos homens atingiram baixa contagem de espermatozoi-

des após 15 semanas de uso do gel. Para alguns, o efeito 

foi ainda mais rápido, suprimindo a produção do gameta 

em quatro a oito semanas. Depois que os homens param 

de usar o gel, a contagem de espermatozoides voltou aos 

níveis normais em dois ou três meses.

(https://www.cnnbrasil.com.br/. Acesso em: 10.08.2024. Adaptado)

Sobre o método descrito, é correto afirmar que

(A) não pode ser considerado um substituto para o preservativo por não proteger contra infecções sexualmente transmissíveis.

(B) pode ser considerado mais saudável do que métodos utilizados por mulheres por não envolver a administração de hormônios.

(C) pode ser útil em casos de relação desprotegida ou falha dos métodos contraceptivos utilizados, substituindo a pílula do dia seguinte.

(D) deve ser utilizado com cuidado, uma vez que seus efeitos não são reversíveis e, assim, podem interferir em um possível planejamento familiar futuro.

(E) protege contra infecções sexualmente transmissíveis por impedir o contato dos gametas masculinos com o corpo feminino.

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O uso de RNA mensageiro em tratamentos é um campo em expansão na ciênciaO uso de RNA mensageiro na ciência representou um dos maiores sinais de esperança contra a covid-19, uma vez que a tecnologia foi utilizada na produção de vacinas. 

Apesar de já ser alvo de estudo há décadas, a aplicação dessa tecnologia só teve repercussão mundial no cenário pandêmico, mas sua função na ciência vai muito além disso devido à sua versatilidade. Na oncologia, por exemplo, há diversos estudos sobre o uso de RNA mensageiro para codificar moléculas específicas das células mutadas 

— como os antígenos associados ao tumor — e induzir células do sistema imunológico a reconhecer e atacar tais 

células cancerosas. Assim, a terapia com RNAm teria potencial de inibir o crescimento tumoral ou induzir a eliminação das células cancerosas pelas células imunes.

(https://jornal.usp.br/. Acesso em: 11.08.2024. Adaptado)

Sobre o uso de RNAm, abordado na reportagem, é correto afirmar que a

(A) tradução da informação contida no RNA mensageiro garante a produção de moléculas de DNA.

(B) transcrição da informação contida no RNA mensageiro garante a produção de moléculas de RNA transportador.

(C) transcrição da informação contida no RNA mensageiro garante a produção de proteínas.

(D) tradução da informação contida no RNA mensageiro garante a produção de proteínas.

(E) replicação da informação contida no RNA mensageiro garante a produção de moléculas de DNA.

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Leia o texto.

Anúncio de recuperação da camada de 
ozônio foi prematuro, diz estudo
A recuperação da camada de ozônio foi celebrada como uma das maiores conquistas ambientais do mundo. 
Contudo, um estudo publicado em novembro de 2023 afirma que ela pode não estar se recuperando e que o buraco pode estar, na verdade, se expandindo. O buraco, que cresce sobre a Antártica durante a primavera antes de 
diminuir novamente no verão, atingiu tamanhos recordes entre 2020 e 2022.

(https://www.cnnbrasil.com.br/. Acesso em: 12.08.2024. Adaptado)
Sobre a camada de ozônio, citada no texto, é correto afirmar que:

(A) o aumento do buraco na camada de ozônio pode ser associado à formação de novas geleiras na Antártida e a uma nova era glacial.

(B) a camada de ozônio protege a superfície terrestre e os seres vivos de partículas alfa (α) e beta (β) provenientes do espaço sideral.

(C) pessoas que vivem em regiões menos protegidas pela camada de ozônio devem aumentar a proteção de seus corpos contra radiação ultravioleta.

(D) o aumento no buraco da camada de ozônio pode ser associado a doenças respiratórias por conta da associação do ozônio com a hemoglobina.

(E) o ozônio, um dos gases do efeito estufa, é produzido principalmente no tubo digestório de ruminantes e outros mamíferos herbívoros.

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Os esquemas de cadeias alimentares correspondem a formas de representar relações alimentares entre diferentes espécies que coexistem em um mesmo ambiente. Em um determinado ecossistema, a seguinte cadeia alimentar pode ser observada:

Espécie X Espécie Z Espécie W Espécie K
Considerando que as espécies X, Z, W e K não participam de outra cadeia alimentar nesse ecossistema, a análise do esquema permite afirmar que a espécie:

(A) X é decompositora.
(B) X é consumidora de primeira ordem.
(C) K é produtora.
(D) W é consumidora de primeira ordem.
(E) Z é herbívora.

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