8º Ano Fundamental

Bem vindos ao 8º ano




Primeira semana

Habilidade 9° ano – Matéria e Energia

(EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

Objetos de Conhecimento - Transformações químicas

Propriedades da materia

Nikola Tesla

Diagnostico as revoluçõe indutriais

______________________________________________________

1° Bimestre Matéria e Energia

Habilidade  

EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica. 

Trabalho do Bimestre:

Tema" Fontes de Energia"

- Quais são as fontes

- Como funcionam

- Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma.

- Escrito a mão, pode conter desenhos ou colagens de gravuras.

- Individual

- Mínimo de 6 paginas

- Resumo de 10 linhas no final

- Entregar no máximo ate 26 de Março.

Temperatura e Calor

Propagação termica

Sensação térmica

Avaliação do 1º bimestre 

__________________________________________

Habilidade

EF08CI03 Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).

EF08CI18* Investigar o processo de produção e o consumo de equipamento eletrônicos e argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis. 

Fontes de energia Renovável

Acidentes nucleares em usinas

_______________________________________________

Habilidade

(EF07CI04) Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. 

Equilibrio termodinãmico

EF08CI06B Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais. _____________________________________________^

2° Bimestre Vida  e  evolução

Habilidade

EF07CI07 Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

EF07CI08 Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras. 

Ecossistemas brasileios

________________________________________________

Habilidade

EF08CI0 7 Vida  e  evolução Identificar  e  comparar  diferentes  processos reprodutivos  em  vegetais  e  animais  em  relação  aos mecanismos adaptativos e  evolutivos

Link: Reprodução Assexuada e Sexuada

EF08CI08  A Identificar  as  transformações  que Processos reprodutivos que ocorrem na  puberdade  como  fenômeno  biológico  e comportamental,  que  caracteriza  um  período  de transição  da  infância  para a  adolescência

EF08CI08 B Identificar as  interações  que Processos reprodutivos. Sexualidade,  sistemas  nervoso  e  endócrino,  bem como  a  manifestação  no  desenvolvimento  do  organismo humano,  nos  aspectos  comportamentais,  morfológicos  e fisiológicos .


Gametas e gametogenese

Estudos aprofundados: Sistemas do corpo, Orgãos, etc.

Sistema nervoso central

Sistema sensorial

Sistema endócrino

O corpo masculino

O corpo feminino

Corpo feminino por dentro.

Corpo Esqueletico

Fisiologia humana

__________________________________________________

Trabalho do 2º Bimestre

Tema que abrange: Adolescência e Puberdade

Quando termina a infancia, e como enfrentar as novas fases?

O que são Adolescência e Puberdade?

Quais as principais características de cada uma dessas fases na vida?

Quais as mudanças que ocorrem no corpo masculino e feminino?

Quais as mudanças que ocorrem no comportamento?

Quais os desafios da Puberdade?

Quais os maiores problemas?

A gravidez indesejada na adolescência, e a falta de preparo social e psicológica?

Quais as estatísticas de mães adolescentes no Brasil?

Os sonhos desfeito de pais adolescentes?

- escrito a mão, mas pode conter imagens impressas;

- Individual, com capa, nome e série, tema do trabalho, nome do professor e matéria;

- Entregar até 29\ 05

- 06 paginas no mínimo, em folha de almaço.

- Vale de 0 a 2 pontos na média.

______________________________________________

Habilidade

EF07CI1 1 Vida  e  evoluçã o IDADES OBJETOS  DE CONHECIM ENTO Analisar  historicamente  o  uso  da  tecnologia, incluindo  a  digital,  nas  diferentes  dimensões  da  vida humana,  considerando  e  propondo  soluções  com  base em  indicadores  ambientais e  de  qualidade  de  vida

EF07CI10 Vida  e  evoluçã o A Programas e indicadores de saúde públic a Identificar  principais  características  de  vírus e  bactérias  e  as  principais  patologias  que  provocam  no organismo  humano .

EF08CI1 0 Vida  e  evoluçã o Identificar  sintomas,  modo s  de  transmissão, tratamento  das  principais  Infecções  Sexualmente Transmissíveis Programas e indicadores de  saúde públic a IST,  incluindo  HIV/Aids  e  discutir  e argumentar  sobre  a  importância  das  estratégias  e métodos  de  prevenção  como  promoção  do  autocuidado  e como  uma questão  de  saúde  pública

EF08CI19 Vida  e  evoluçã o * . Processos reprodutivos Sexualidad e Reconhecer  a  importância  da  prevenção  no contexto  da  saúde  sexual  e  reprodutiva  para  identificar  e propor  atitudes de  autocuidado  e  respeito  a  si e  ao  outro

_________________________________________________

Trabalho do 3º Bimestre

Tema: "IST" Infecções Sexualmente Transmissivéis"

- Pesquisar essas doenças, o historico delas, como você pega? 

Quais os sintomas apresentados? 

Quais os grupos de Risco? 

Quai os riscos na gravidez? 

Quais os tratamentos existentes?

- Minimo 6 paginas escrita a não, pode conter imagens feitas a mão ou impressas

Tipo I - Manuscrito para entrega - Individual 

- Minimo 6 paginas escrita a não, pode conter imagens feitas a mão ou impressas

- Prazo: Entregar até 30 de agosto.

Tipo II - Apresentação em Midia - Grupo

(Apresentação em Power point, Videos gravados por voces) Pode ser feito" Em ate 3 pessoas", mas todos precisam trabalhar juntos. Serão apresentados Na Ultima semana de Agosto e a Primeira semana de Setembro.

Apresentação de 15 minutos.

Vale até 2 pontos na média Trabalho Tipo I, ou Tipo II, escolha do aluno.


Conteúdo do 3° bimestre,  agentes causadores de doenças.


___________________________________________

4°  Bimestre Terra e Universo


Habilidade

EF07CI13 A Identificar  e  desc Composição  do  a r rever  o  mecanismo  natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. 

EF08CI14 Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica, bem como ao aquecimento desigual em decorrência da forma e dos movimentos da Terra. 

EF08CI12 Construir modelos em diferentes meios, incluindo ferramentas digitais, com base na observação da Lua no céu, para explicar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, e nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. 

EF08CI16 Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilibrio ambiental a partir da identificação e análise de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. 



































Nenhum comentário:

Postar um comentário