Bem vindos ao 8º ano
Primeira semana
Habilidade 9° ano – Matéria e Energia
(EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de
transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas
tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a
mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato
de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou
impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
Objetos de Conhecimento
Diagnostico as revoluçõe indutriais
______________________________________________________
1° Bimestre Matéria e Energia
Habilidade
EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.
Trabalho do Bimestre:
Tema" Fontes de Energia"
- Quais são as fontes
- Como funcionam
- Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma.
- Escrito a mão, pode conter desenhos ou colagens de gravuras.
- Individual
- Mínimo de 6 paginas
- Resumo de 10 linhas no final
- Entregar no máximo ate 26 de Março.
__________________________________________
Habilidade
EF08CI03 Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).
EF08CI18* Investigar o processo de produção e o consumo de equipamento eletrônicos e argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis.
_______________________________________________
Habilidade
(EF07CI04) Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
EF08CI06B Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais. _____________________________________________^
2° Bimestre Vida e evolução
Habilidade
EF07CI07 Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
EF07CI08 Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.
________________________________________________
Habilidade
EF08CI0 7 Vida e evolução Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos
Link: Reprodução Assexuada e Sexuada
EF08CI08 A Identificar as transformações que Processos reprodutivos que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência
EF08CI08 B Identificar as interações que Processos reprodutivos. Sexualidade, sistemas nervoso e endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano, nos aspectos comportamentais, morfológicos e fisiológicos .
Estudos aprofundados: Sistemas do corpo, Orgãos, etc.
__________________________________________________
Trabalho do 2º Bimestre
Tema que abrange: Adolescência e Puberdade
Quando termina a infancia, e como enfrentar as novas fases?
O que são Adolescência e Puberdade?
Quais as principais características de cada uma dessas fases na vida?
Quais as mudanças que ocorrem no corpo masculino e feminino?
Quais as mudanças que ocorrem no comportamento?
Quais os desafios da Puberdade?
Quais os maiores problemas?
A gravidez indesejada na adolescência, e a falta de preparo social e psicológica?
Quais as estatísticas de mães adolescentes no Brasil?
Os sonhos desfeito de pais adolescentes?
- escrito a mão, mas pode conter imagens impressas;
- Individual, com capa, nome e série, tema do trabalho, nome do professor e matéria;
- Entregar até 29\ 05
- 06 paginas no mínimo, em folha de almaço.
- Vale de 0 a 2 pontos na média.
______________________________________________
Habilidade
EF07CI1 1 Vida e evoluçã o IDADES OBJETOS DE CONHECIM ENTO Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando e propondo soluções com base em indicadores ambientais e de qualidade de vida
EF07CI10 Vida e evoluçã o A Programas e indicadores de saúde públic a Identificar principais características de vírus e bactérias e as principais patologias que provocam no organismo humano .
EF08CI1 0 Vida e evoluçã o Identificar sintomas, modo s de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis Programas e indicadores de saúde públic a IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública
EF08CI19 Vida e evoluçã o * . Processos reprodutivos Sexualidad e Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro
_________________________________________________
Trabalho do 3º Bimestre
Tema: "IST" Infecções Sexualmente Transmissivéis"
- Pesquisar essas doenças, o historico delas, como você pega?
Quais os sintomas apresentados?
Quais os grupos de Risco?
Quai os riscos na gravidez?
Quais os tratamentos existentes?
- Minimo 6 paginas escrita a não, pode conter imagens feitas a mão ou impressas
Tipo I - Manuscrito para entrega - Individual
- Minimo 6 paginas escrita a não, pode conter imagens feitas a mão ou impressas
- Prazo: Entregar até 30 de agosto.
Tipo II - Apresentação em Midia - Grupo
(Apresentação em Power point, Videos gravados por voces) Pode ser feito" Em ate 3 pessoas", mas todos precisam trabalhar juntos. Serão apresentados Na Ultima semana de Agosto e a Primeira semana de Setembro.
Apresentação de 15 minutos.
Vale até 2 pontos na média Trabalho Tipo I, ou Tipo II, escolha do aluno.
Conteúdo do 3° bimestre, agentes causadores de doenças.
___________________________________________
Habilidade
EF07CI13 A Identificar e desc Composição do a r rever o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.
EF08CI14 Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica, bem como ao aquecimento desigual em decorrência da forma e dos movimentos da Terra.
EF08CI12 Construir modelos em diferentes meios, incluindo ferramentas digitais, com base na observação da Lua no céu, para explicar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, e nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
EF08CI16 Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilibrio ambiental a partir da identificação e análise de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário