Ovulação e Período Fértil
Ovulação ocorre quando há liberação do gameta feminino pelos folículos ovarianos, isso acontece na superfície do ovário e ele se encaminha para a tuba uterina.
Esse fenômeno marca o período fértil da mulher, ou seja, se houver relação sexual a mulher pode engravidar.
O Ovócito Secundário
Geralmente dizemos "óvulo" para nos referir à célula que é liberada da tuba uterina, mas na verdade durante a ovulação e todo momento antes da fecundação, o óvulo está no estágio de ovócito secundário. Isso porque a meiose foi interrompida na fase de metáfase II e só será completada se houver a fertilização.
Em outras palavras, o óvulo só será óvulo e estará pronto para ser fecundado quando encontra o espermatozoide. Caso isso não ocorra, o ovócito irá morrer cerca de 24 horas após ter sido liberado e eliminado na menstruação.
Folículos Ovarianos e Ovulação
Os folículos ovarianos são constituídos por um conjunto de células foliculares, que contém no seu interior um ovócito primário.
Estimulados pelo hormônio FSH os folículos se desenvolvem, e dentro deles o ovócito primário passa pela primeira divisão meiótica, originando o ovócito secundário.
Acontece a Ovulação
Durante o ciclo menstrual (cuja duração varia entre 28 e 30 dias de uma mulher para outra), alguns folículos ovarianos são estimulados a se desenvolver, entretanto somente um se tornará maduro e será liberado.
O folículo vai acumulando líquido e aumenta de tamanho (cresce cerca de 2mm por dia até atingir cerca de 25mm) formando uma saliência na superfície do ovário.
O hormônio LH age sobre o folículo maduro, estimulando o seu rompimento e a liberação do ovócito secundário, acontece a ovulação.
Formação do Corpo-Lúteo
O folículo, que se rompeu na superfície do ovário, forma o corpo-lúteo ou corpo-amarelo, que é como uma cicatriz. O corpo-lúteo tem cor amarelada devido ao acúmulo da luteína (um carotenoide) que possui essa cor.
Período Fértil
É o período do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar se tiver relação sexual. Corresponde ao período em que acontece a ovulação, considerando também o tempo de sobrevivência do espermatozoide e do óvulo.
O tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 24 horas depois de ser liberado do ovário, já o espermatozoide dura até 72 horas dentro do corpo da mulher.
Hormônios Sexuais
Todo o processo reprodutivo depende totalmente de hormônios sexuais para acontecer. O amadurecimento dos folículos ovarianos e a liberação do ovócito secundário, estão relacionados com os hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), que começam a agir durante a puberdade, marcando o início da vida fértil da mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário