Sistema Digestório - Digestão
Entenda como ocorre o processo de digestão, conheça os órgãos que formam o Sistema Digestório, sua importância na absorção de nutrientes para o organismo, etc.
Introdução
É através da ingestão de alimentos que nosso organismo retira os nutrientes necessários para a construção de novos tecidos e também faz a manutenção dos tecidos danificados.
Funções
Este processo somente é possível graças ao sistema digestório, que é o responsável por transformar os alimentos que ingerimos em moléculas suficientemente pequenas para penetrarem em nossas células.
Órgãos do sistema digestório humano
Este sistema responsável tanto pela digestão quanto pela absorção dos alimentos é formado pela boca, esôfago, fígado, visícula biliar, estômago, intestinos (grosso e delgado) reto e glândulas anexas.
Processo de digestão
A digestão tem seu início na boca onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva. O sabor dos alimentos é determinado pelas papilas gustativas (localizadas na língua), é através delas que identificamos quando determinado alimento é doce, salgado, azedo ou amargo.
Em seguida o bolo alimentar segue pela faringe que o empurra para o esôfago, este, através de seus movimentos peristálticos, empurra o alimento para o estômago.
No estômago o alimento é dissolvido pelo suco gástrico, que é produzido por fatores estimulantes como a visão, paladar, odor, mastigação, fome, etc. Apenas 5% da digestão ocorre no estômago.
Do estômago, o bolo segue para o intestino delgado, onde os nutrientes serão reduzidos a moléculas muito pequenas através do processo de digestão.
A água na digestão
Para realizar todo este processo, o corpo utiliza em média dez litros de água. É através do intestino grosso que a maior parte desta água é reabsorvida, apenas uma pequena parte dela é utilizada para ajudar no deslizamento do bolo fecal.
Principais doenças e distúrbios que afetam o sistema digestório humano:
- Úlcera péptica, câncer de estômago, câncer de intestino, pancreatite, gastrite, gastroenterites e estomatite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário